Você está em: Cursos Gratuitos > Dicas Curriculum > Colocar ou não Foto no Curriculo Vitae

Colocar ou não Foto no Curriculo Vitae

POR QUE COLOCAR OU NÃO FOTO NO CV

Se você já escreveu todo o seu Currículo Vitae e está em dúvida se coloca ou não a foto, não se desespere! Esta é uma das dúvidas mais recorrentes de quem está montando um currículo. Por isso, selecionamos para você os prós e contras de cada opção, quando esta atitude se torna necessária e dicas para fazê-la da melhor forma.

Eu acho que um currículo com foto chama mais a atenção

Mito! Um Currículo Vitae não é uma rede social, onde sua foto é o que mais chama a atenção para as outras pessoas. Ao contrário, neste caso se prioriza a trajetória acadêmica e profissional do candidato, seu conteúdo é o mais importante.

Algumas outras medidas podem te ajudar a ter um currículo que chame a atenção, tais como: não se estenda por mais de 2 folhas, opte por uma formatação limpa e siga todas as outras dicas dadas no nosso site.

foto no curriculumNa descrição da vaga não pede que envie foto

Se nas exigências para os candidatos efetuarem a inscrição para as vagas abertas da empresa não há qualquer menção ao envio de currículo com fotos, não se precipite. As maiorias dos empregadores não querem saber como você é, qual a cor do seu cabelo, da sua pele, sua altura, suas medidas, etc. Eles estão mais interessados no seu currículo efetivamente, em qual universidade estudou, suas experiências profissionais, quais suas melhores habilidades e aptidões para o cargo, entre outras coisas. Neste caso, evite colocar uma foto porque você pode atrapalhar a chance de ser contratado.

Eles não pediram foto, mas o emprego que eu quero exige uma boa aparência

Alguns cargos, que trabalham diretamente com o público, exigem uma boa aparência por parte dos candidatos. Um exemplo clássico são os atendentes de bancos, todos seguem um padrão de beleza para reforçar a imagem que a empresa quer passar. Neste caso, antes de escolher sua foto, responda a cada uma destas perguntas com sinceridade para você mesmo:

a)   Meu emprego exige mesmo boa aparência?

b)   Eu tenho uma aparência compatível ao cargo desejado?

c)   Eu tenho uma foto de boa qualidade, em que esteja bem nela?

d)   Minha foto passa uma imagem profissional de mim?

 

Caso você respondeu negativamente a uma destas questões, não coloque a foto, porque você corre um grande risco de perder a vaga. Mas, se você respondeu a todas as perguntas com um sim, leia o próximo passo.

Qual foto eu escolho?

Os recrutadores são treinados para buscarem pessoas que passem uma boa imagem para o público e que tenha uma postura profissional. Sua foto dirá muito de você, então cuidado com a escolha. Uma foto não profissional é o fim da caminhada para conquistar seu emprego dos sonhos!

Eis algumas dicas para escolher a melhor foto:

  • Não use decotes ou roupa muito justa. Nenhuma empresa séria contratará uma funcionária que se veste vulgarmente, mesmo que ela tenha o melhor currículo. Procure uma foto em que você não esteja de decote ou com uma blusa transparente ou muito justa marcando seu corpo. Os homens não devem deixar algum botão da camisa aberta.
  • Não use roupas ou acessórios extravagantes. Isto não é um carnaval, por favor nada de cores fortes com muitas estampas e cores, esqueça o tema oncinha. Guarde aquele seu brinco de bijuteria enorme para a próxima festa! E no caso dos homens, não preciso dizer que aquelas correntes de ouro que se destacam, te deixarão com um ar de gigolô barato.
  • Maquiagem natural. Sim! Mulheres adoram inventar makes, cada estação é uma paleta de cores, mas para o seu currículo invista em um make mais natural. Escolha cores claras, como o bege ou marrom claro com pouco brilho e lápis para os olhos, não exagere no rímel. Para a boca, um batom rosa claro ou acobreado, é uma ótima opção. Se desejar pode usar um gloss, apenas evite o exagero, tenha bom senso.
  • O cabelo não deve ser do tipo moicano ou show de rock dos anos 80. Se seu cabelo é sem volume deixe-o solto ou prenda no modelo rabo de cavalo. E para quem tem cabelo mais rebelde, prenda para trás como rabo de cavalo. Há ainda outras opções como uma tranca ou um coque.
  • Sorrir é bom, você passa uma imagem de bom humor e fácil convivência, mas nada de mostrar todos os dentes ou destacar o sorriso com um aparelho cor de rosa purpurina! Dê um sorriso mais comedido, mostrando poucos dentes, com aquele ar de empresário de sucesso. Caso não consiga sorrir ou não tenha um belo sorriso, não há problemas em ficar sério!
  • Não entorte a cabeça para o lado, como você faz nas suas fotos do Facebook. Faça como nas fotos do seu RG, tenha uma postura reta e olhe para a frente.

 

Boa sorte e no caso de dúvidas use sempre o bom senso!

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *