Você está em: Cursos Gratuitos > MEC > FIES | SISFIES | FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

FIES | SISFIES | FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

FIES – financiamento estudantil

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa mantido pelo Ministério da Educação e que tem como objetivo auxiliar o cidadão a concluir seu curso de nível superior, através do financiamento do valor da faculdade, cobrando juros de 3,4% ao ano.

O candidato tem a opção de escolher a porcentagem que deseja financiar – 25, 50 ou 100% da mensalidade, por exemplo. Outra vantagem é que o aluno não precisa financiar a faculdade inteira, podendo financiar apenas por um período em que esteja passando dificuldades financeiras, por exemplo.

Para concorrer ao financiamento o aluno deve estar matriculado em cursos de graduação pagos, e que tenham sido bem avaliados (conceito igual ou maior que 3 em instituições que passaram pela avaliação, ou instituições cujo curso esteja autorizado pelo MEC, caso não tenha passado pela avaliação) pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e oferecidos por instituições vinculadas ao programa.

Estudantes com as seguintes características não podem se candidatar: com matrícula trancada (para todas as disciplinas), que já tenham usufruído do FIES anteriormente, que estejam inadimplentes com o PCE/CREDUC (Programa de Crédito Educativo) ou estudantes cujo percentual de renda não atinja o mínimo exigido (20% da renda familiar comprometida).

 

Como se inscrever

Para solicitar o FIES estudantes que terminaram o Ensino Médio a partir de 2010 deverão prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Estudantes que concluíram o ensino médio antes de 2010 não precisarão prestar o ENEM.

Professores da rede pública que estejam exercendo a função estão isentos de prestar o Exame, desde que matriculados em curso de licenciatura, pedagogia e normal superior.

Outra novidade é que o FIES agora é contínuo, ou seja, poderá ser solicitado a qualquer período do ano que o aluno deseje. A inscrição pode ser realizada através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível na página oficial do FIES que pode ser acessada através do endereço http://sisfiesaluno.mec.gov.br.

Para solicitar o financiamento é preciso seguir alguns passos, prestando atenção aos prazos de entrega e documentação exigida em cada etapa:

 

Inscrição no SisFIES: o estudante deve acessar o site e realizar um pré-cadastro, informando seu CPF e sua Data de Nascimento, além de um e-mail válido. Um email de confirmação será enviado para este email para que o candidato valide seu cadastro informando senha de acesso ao sistema.

 

Site de FIES: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Uma vez confirmado o cadastro, o candidato deverá informar os dados pessoais solicitados, informando também dados sobre a instituição em que deseja realizar o curso e dados sobre o financiamento desejado.

 

Validação: Depois de concluir a inscrição o candidato deve validar as informações fornecidas na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) na própria instituição de ensino em que deseja realizar o curso, em um período máximo de 10 dias (contado a partir do dia seguinte ao do término da inscrição).

 

Contratação: Se as informações forem corretamente validadas, o candidato deve procurar um agente financeiro do FIES em um prazo de até 10 dias a contar do terceiro dia útil depois da realização da validação feita pelo CPSA.

O estudando pode escolher a instituição bancária e agencia desejada, sendo que atualmente as instituições cadastradas como Agentes Financeiros do Programa são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Através do FIES muitas pessoas podem terminar sua graduação mesmo sem ter dinheiro no momento, e começar a pagar apenas após o término da faculdade.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>