Você está em: Cursos Gratuitos > Oportunidade > FIES 2012 – Inscrições, taxas e informações

FIES 2012 – Inscrições, taxas e informações

FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES é um programa do Ministério da Educação, que foi criado com o objetivo de financiar a graduação para estudantes do Ensino Superior e que estiverem matriculados em instituições que não são gratuitas. Para utilizar o benefício, o estudante deve estar regularmente matriculado em qualquer curso superior que tenha recebido uma avaliação positiva nos processos que o Ministério da Educação realiza para avaliar os cursos e as instituições. Desde 2010, o FIES passou a ser administrado pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e por conta desta ação, o valor praticado no programa foi reduzido e o benefício passou a ser concedido em qualquer período do ano letivo.

 

COMO FUNCIONA O FIES

Após a inscrição validada pelo programa o aluno recebe o benefício de financiamento do curso e este valor é pago de acordo com as fases estabelecidas e a porcentagem de juros para cada uma delas, porém, o objetivo é facilitar este pagamento, de modo a conceder ao aluno de baixa renda, a possibilidade de finalizar sua graduação em uma instituição privada com facilidades no pagamento das mensalidades. As etapas do programa consistem da Fase de Utilização; quando o estudante pagará o valor de R$50,00 (cinqüenta reais) trimestralmente, referentes aos juros sobre o financiamento. Posteriormente, na Fase de Carência, o estudante recebe 18 meses após a conclusão de seu curso para que as finanças sejam estabilizadas e neste período, o valor a ser pago será igualmente de R$50,00 (cinqüenta reais). Por fim, na Fase de Amortização, o saldo devedor poderá ser parcelado em até 3 vezes o período em que o curso foi financiado com o acréscimo de 12 meses. Esta última fase acontece já após o término do período de carência.

 

COMO REALIZAR A INSCRIÇÃO

Desde 2010, o aluno interessado em obter os benefícios do programa de financiamento pode solicitar a inclusão em qualquer período do ano, de acordo com sua necessidade. A inscrição é feita somente pelo site do FIES, por meio de seu endereço eletrônico, neste link: www.sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal. O aluno deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior participante do programa e as informações fornecidas no ato da inscrição serão posteriormente verificadas junto à instituição, para que então tenha início o processo de contratação do benefício, mediante a confirmação e todas as informações e dados necessários. Ainda na página do FIES, o interessado pode verificar a lista completa de instituições que fazem parte do programa, efetuar a simulação de financiamento de acordo com o os valores vigentes, solicitar informações sobre benefícios em andamento e sanar outras dúvidas.O endereço eletrônico para acesso a todas essas informações está neste link: www.sisfiesportal.mec.gov.br/index.html .

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “FIES 2012 – Inscrições, taxas e informações

  1. gostaria de saber como faço para ter o curso de eletrotécnica urgente pois trabalho na área 22 anos e necessito do CREA, voces podem me ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *