Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > FACULDADE DE TEOLOGIA

FACULDADE DE TEOLOGIA

FACULDADE DE TEOLOGIA

Em torno da formação no campo da teologia, ainda existem muitas dúvidas por parte não somente da sociedade como dos próprios indivíduos que possuem o interessem nesta formação. O estudo das religiões em um contexto histórico não tem de apresentar uma relação necessária com a formação de sacerdotes em diferentes segmentos espirituais. A Teologia estuda as religiões sob um aspecto histórico, porém trata também da sua influência nos processos decorrentes da antropologia e da filosofia. O curso concede o título de bacharelado e o indivíduo que realiza esta formação desenvolve efetivas atividades no campo da pesquisa e da história dos fatos de das tradições religiosas, por meio de textos e documentos de diferentes doutrinas. Desta forma é possível que ele entenda e avalie a influência que determinada religião pode ter sobre a organização que acontece dentro dos grupos sociais e das sociedades em diversas partes do mundo. A associação dessas informações junto aos conhecimentos obtidos em outras áreas, especialmente no campo que diz respeito às ciências humanas pode representar boa parte das atividades desenvolvidas por quem realiza a formação em Teologia.

 

COMO FUNCIONA O MERCADO DE TRABALHO

O indivíduo que realiza esta formação pode atuar em diversos segmentos, tanto em empresas, organizações, privadas, associações religiosas, organizações não governamentais, ou ainda, desenvolver projetos de cunho social, como ações direcionadas a comunidades carentes, ou instituições educacionais. As atividades compreendem o campo da pesquisa, a assessoria a grupos ecumênicos e religiosos, a atuação em ONGs ou em instituições que prestam apoio em comunidades carentes ou em grupos que trabalha na reabilitação de dependentes químicos, por exemplo. O profissional também tem a opção de tornar-se um educador, pois é possível exercer as funções de professor de disciplinas religiosas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio de instituições educacionais particulares ligadas a ordens religiosas, uma vez que a disciplina não é obrigatória no Brasil. Entretanto, algumas escolas pertencentes ao sistema público de ensino também possuem aulas de ensino religioso em sua grade curricular e portanto contratam teólogos por meio da realização de concursos públicos. Algumas empresas de grande porte no mercado nacional também contratam profissionais formados em Teologia, como é o caso da Petrobrás, que emprega o teólogo para dar apoio às equipes que trabalham em plataformas marítimas e permanecem por longos períodos longe de suas casas e de suas famílias. É possível que o indivíduo formado em Teologia exerça funções de gestão de pesquisas em entidades religiosas, um instituições de ensino tais como universidades, ou atue ainda no processo de assistência social desenvolvidos em diferentes comunidades. No campo literário, também há espaço para a atuação de profissionais formados em Teologia, pois muitas editoras possuem uma demanda para a colaboração com a produção e publicação de livros e revistas relacionados a assuntos ligados à religião. Como em todas as profissões, a média salarial é relativa e varia de acordo com a posição ocupada pelo profissional, bem como, de acordo com o campo onde atua, especialmente para o campo da Teologia, que oferece oportunidades em diversos segmentos.

 

SOBRE O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

Este aspecto pode variar de acordo com a instituição escolhida para curso sendo que algumas delas apresentam em sua grade curricular um trabalho efetivo no estudo da análise sociológica e antropológica das religiões levantando um debate sobre seus fundamentos e sua história. Quando o curso segue por este segmento, a abordagem é feita com maior destaque para as disciplinas como religião, educação, sociedade e antropologia cultural e da religião. Já em outras instituições, o enfoque se apresenta no estudo de textos sagrados, como toda a Bíblia, em Novo e o Velho Testamento, de forma a questionar no aluno, a visão que é obtida referente à figura de um ser superior que define a existência humana, assim como o funcionamento de todos os elementos vivos existentes no universo. De qualquer forma, em qualquer que seja o curso, bem como de forma independente sobre as variações que podem ocorrer nas grades curriculares, todos os alunos que ingressam no curso de formação em Teologia terá efetivo contato com todas as tradições religiosas existentes dentro de um mesmo patrimônio cultural. O curso tem a duração média de 4 (quatro) anos e assim como em outros cursos de formação superior é necessário que o aluno realize um período de estágio como parte do programa de atividades complementares que as instituições exigem, mesmo que possuam conteúdos programáticos diferentes, mas este tipo de exigência é feita em todo os cursos oferecidos. Além do estágio, é necessário que o aluno desenvolva um projeto de conclusão de curso para apresentação ao final das atividades previstas na grade curricular. O curso superior que oferece formação em Teologia também pode receber outras denominações, tais como Ciências da Religião, Ciências Teológicas, Teologia Espírita, porém, todas as diferentes nomenclaturas compreendem o curso para formação teológica.

 

Instituições:

www.faculdadeteologica.com.br

www.teologica.br/

www.itemol.com.br/

www.teologia-assuncao.br

ibetel.com.br

www.teologia.org.br/

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

3 comentários em “FACULDADE DE TEOLOGIA

  1. Boa noite, graça e paz,

    Gostaria de saber se o curso é gratuito, quando vai haver vaga, de que dia será realizado, onde será realizada as aulas.

    Sendo gratuito, o curso de Teologia é completo?

    Aguardo retorno dos Senhores

    Atenciosamente
    Marcelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *