Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > Faculdade de Serviço Social em SP e RJ

Faculdade de Serviço Social em SP e RJ

FACULDADADES DE SERVIÇO SOCIAL EM SP E RJ

Por definição, o Serviço Social é uma atividade que pode ser exercida somente por profissionais diplomados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC, e devidamente registrados no Conselho Regional de Serviço Social – CRESS. A partir deste ponto, o profissional é habilitado a desenvolver atividades pertinentes à causa social. De acordo com a Lei que regulamenta a profissão, o assistente social desenvolve uma série de atividades, tendo como alguma de suas principais atribuições: tratar de questões que envolvam projetos relacionados à sociologia, psicologia, economia, ciência política, antropologia e ética; desenvolver competências de interesse social com caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas questões sociais, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. O Assistente Social é o profissional que visa à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Como campos de atuação profissional podem ser citados os equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política. O profissional do Serviço Social tem um papel determinante da defesa dos interesses sociais permeados pela justiça.

 

 

INSTITUIÇÕES QUE OFERECEM O CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

 

SÃO PAULO

FAPSS – Faculdade Paulista de Serviço Social: www.fapss.br/site; Atua desde 1940  e oferece o curso de Graduação em Serviço Social, com duração de 4 (quatro) anos e forma Assistentes Sociais. Também oferece Pós-Graduação Lato Sensu e muitos cursos de Capacitação Profissional.

PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: www.pucsp.br ; O principal diferencial do Curso da PUC-SP é, ao entender que o Serviço Social atua na realidade e sobre ela, combater a inércia de um currículo fixo, atento às determinações e dinâmicas sócio-históricas.

UNICASTELO – Universidade Camilo Castelo Branco: www.unicastelo.br; O curso oferecido pela instituição tem duração de 4 (quatro) anos e consiste em aprendizagem de modo a favorecer a construção teórica do aluno, através de discussões críticas, vivencias práticas, objetivando conhecer propostas de intervenção na realidade social.

UNINOVE – Universidade Nove de Julho: www.uninove.br; A UNINOVE possibilita ao aluno participar de mais de 70 projetos e ações sociais desenvolvidos pela instituição, fornecendo ao futuro profissional de Serviço Social forte embasamento prático do cotidiano da carreira. O aluno também é envolvido na gestão pública, por meio de pesquisa e de levantamento de dados para a implantação de projetos que desenvolvam o bem-estar social, além de elaborar atividades de comunicação institucional e de marketing pessoal.

UNIP – Universidade Paulista: www.unip.br O curso tem duração de três anos e meio e sua finalidade é formar assistentes sociais competentes e compromissados com o planejamento, a implementação, a coordenação e a avaliação de políticas e projetos sociais junto a indivíduos, grupos, comunidades e instituições. Como profissional indispensável ao atendimento dos grandes desafios da atualidade brasileira, a formação do assistente social implica a compreensão crítica dos problemas sociais e suas relações com movimentos e demandas populares.

FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas: www.portal.fmu.br; O curso tem duração de três anos e meio e à partir do 1º semestre, o estudante realiza atividades complementares, como: iniciação à pesquisa, oficinas pedagógicas, palestras, seminários, visitas monitoradas, trabalhos na comunidade, trabalhos e projetos envolvendo mais de uma disciplina. A partir do 3º semestre, ele poderá iniciar pesquisas e atividades de iniciação científica.

UNIFEB – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos: www.unifeb.edu.br; O Curso de Serviço Social do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos visa a formação de Assistentes Sociais críticos, competentes e comprometidos com o enfrentamento da Questão Social e as demandas postas pela sociedade, contribuindo para a efetivação de direitos garantindo a justiça social.

 

 

RIO DE JANEIRO

UNIGRANRIO – Universidade do Grande Rio: www.unigranrio.br; O curso tem duração de 4 (quatro) anos e forma o profissional com competência para intervir sobre as várias expressões pelas quais a questão social se apresenta na contemporaneidade, combatendo as desigualdades e defendendo o estabelecimento de uma sociedade justa com garantia do exercício dos direitos de cidadania. O profissional atuará no planejamento, execução, gestão e avaliação de políticas sociais.

PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: www.puc-rio.br; O curso tem duração mínia de 4 (quatro) anos e máxima de 7 (sete) anos. Através dos núcleos de formação Básica e de formação Geral e Cultural, os estudantes têm, também, a oportunidade de interagir com alunos de outros departamentos da PUC, como os de Psicologia, Sociologia, Geografia, Economia e História, o que permite o intercâmbio de experiências e promove a elaboração de um conhecimento interdisciplinar.

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro: www.ess.ufrj.br; A Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ) é composta por três departamentos de ensino: Departamento de Fundamentos do Serviço Social, Departamento de Métodos e Técnicas do Serviço Social e Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado. Neles estão alocados o corpo docente e as disciplinas da graduação em Serviço Social.

UVA – Universidade Veiga de Almeida: www.uva.br; O curso tem duração de 4 anos e possui um caráter interativo, com um conjunto de conhecimentos particulares e especializados, à partir dos quais são oferecidas respostas concretas às demandas sociais, buscando assegurar os direitos do cidadão, a equidade e a justiça social.

IBMR – Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação: www.ibmr.br; O curso tem duração de 4 (quatro) anos e forma profissionais para atuarem nas expressões das questões sociais, formulando e implementando propostas para os enfrentamentos, seja por meio de políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais.

Universidade Estácio de Sá: www.portal.estcio.br; Com um programa de educação multidisciplinar, oferece um curso com duração de 4 (quatro) anos para graduação de profissional do Serviço Social.

UCB – Universidade Castelo Branco: www.vestibular.castelobranco.br; Na UCB o curso tem duração de 4 (quatro) anos e, por meio do Núcleo de Gestão de Programas Sociais, desenvolve-se ações na área de gestão de empreendimentos e iniciativas sociais com a participação efetiva dos alunos e professores.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *