Faculdade de Produção Cultural em SP e RJ onde fazer

FACULDADE DE PRODUÇÃO CULTURAL EM SP E RJ

faculdade produção cultural sp e rjO profissional da produção cultural tem efetiva atuação no processo de disseminação da cultura para o grande público, em todos os segmentos. O produtor cultural cria e organiza projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos. Ele cuida de todas as etapas, da captação de recursos à realização final. Pode trabalhar com artistas ou com organizações e empresas voltadas para a área cultural. Como produtor executivo, faz o orçamento do projeto, define cronogramas e busca recursos para a montagem da obra. Também é esse bacharel que delineia a política de investimentos no setor, analisa as propostas de patrocínio cultural e verifica se são adequadas ao perfil da instituição ou empresa. Atua no gerenciamento de órgãos públicos culturais e instituições, com o propósito de elaborar políticas para a arte e a cultura.

 

 

FACULDADES OFERECEM CURSOS DE PRODUÇÃO CULTURAL

 

SÃO PAULO

FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado: www.faap.br; O Curso de Produção Cultural, com duração de 4 (quatro) semestres tem por objetivo capacitar e qualificar profissionais para atuar no mercado cultural. Concebido para formar profissionais aptos para compreender o significado do que é cultura e, também, a dimensão do mercado cultural, o curso se propõe a ampliar as formas de atuação do profissional de forma independente, ou vinculado à instituições e empresas, para desenvolver ações e projetos nos diversos segmentos da área, tais como: música, dança, artes visuais, artes cênicas, cinema, literatura, patrimônio, entre outros.

SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial: www.sp.senac.br; O participante aprende a atuar na produção, comercialização e divulgação de projetos artístico-culturais. Aborda temas como: elaboração de projetos, captação de recursos, viabilidade, plano de marketing, público-alvo, motivação, finanças, e outros assuntos, imprescindíveis à qualidade do trabalho. Alia questões teóricas ao estímulo da criatividade do aluno.

FMU – faculdades Metropolitanas Unidas: www.portal.fmu.br; O curso tem por objetivos formar profissionais aptos para atuarem – de forma crítica e consciente – nas mais diversas áreas da produção cultural, atendendo às demandas da sociedade e da indústria cultural do País, estimular a percepção da dinâmica manifestada em vários campos da cultura e proporcionar todo o conhecimento necessário para a pesquisa, a promoção, a captação de recursos e a difusão de qualquer tipo de evento ou de produto de interesse cultural.

FGV – Fundação Getúlio Vargas: www.cpdoc.fgv.br; Oferece curso de MBA e tem como objetivo geral preparar profissionais para atuar no campo da cultura, tanto no âmbito público quanto privado. Ao final do curso, este profissional deverá estar mais bem preparado para conduzir de forma sustentável projetos complexos, posicionando-os de forma a explorar as melhores oportunidades em cada área de atuação no setor.

GLOBE – Centro de Produção Cultural: www.globe-sp.com/; Partindo do conceito da transformação de idéias e sonhos em projetos, o participante poderá melhor compreender o universo da gestão de produção artístico-cultural, que envolve: pré-produção, produção, divulgação, comercialização, distribuição do produto cultural, formalização de propostas, captação de recursos, planejamento, elaboração de orçamento, execução, encerramento e prestação de contas.

UNICID – Universidade Cidade de São Paulo: www.unicid.br; O curso oferece uma formação totalmente alinhada às tendências e exigências do mercado, tornando-os aptos a atuar como produtores e/ou coordenadores de eventos, bem como a planejar, desenvolver e organizar eventos e projetos ligados aos mais diversos segmentos.

UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba: www.unimep.br; O curso de Produção Cultural da UNIMEP busca fornecer ao aluno uma visão multidisciplinar da cultura, a partir de uma abordagem artística que o prepare para produções de diversas naturezas.

 

RIO DE JANEIRO

UFF – Universidade Federal Fluminense:  www.uff.br; O currículo foi construído de modo a oferecer uma perspectiva interdisciplinar da Cultura e da Arte, oferecendo conhecimentos básicos dos vários meios de expressão artísticos com os quais o produtor cultural irá lidar, além de instrumentalizá-lo em planejamento e administração cultural.

SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial: www.rj.senac.br; O participante aprende a atuar na produção, comercialização e divulgação de projetos artístico-culturais. Aborda temas como: elaboração de projetos, captação de recursos, viabilidade, plano de marketing, público-alvo, motivação, finanças, e outros assuntos, imprescindíveis à qualidade do trabalho. Alia questões teóricas ao estímulo da criatividade do aluno.

FGV – Fundação Getúlio Vargas: www.cpdoc.fgv.br; Oferece curso de MBA e tem como  objetivo geral preparar profissionais para atuar no campo da cultura, tanto no âmbito público quanto privado. Ao final do curso, este profissional deverá estar mais bem preparado para conduzir de forma sustentável projetos complexos, posicionando-os de forma a explorar as melhores oportunidades em cada área de atuação no setor.

UCAM – Universidade Candido Mendes: www.candidomendes.br; Oferece curso de pós-graduação de modo a formar profissionais para atuar reflexivamente no universo da produção de cultura no Brasil, qualificando-os para exercer funções múltiplas nos âmbitos da elaboração, captação, e realização de programas e ações culturais, nas diversas áreas dos meios de expressão.

IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro: www.ifrj.edu.br; O Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural tem como objetivo formar profissionais de nível superior, aptos a pensar, planejar e executar programas, projetos e eventos sociais, culturais e de lazer nas áreas de artes, ciências e esportes. O Produtor Cultural atua nas áreas de lazer e desenvolvimento social de empresas privadas, de órgãos públicos, de ONGs e, também, como consultor autônomo.

IATEC – Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação: www.iatec.com.br; O curso traça um panorama geral do cenário brasileiro da produção cultural. Através dele, o produtor aprende, por exemplo, a lidar com as áreas de transporte, segurança, energia, som, luz, equipamentos, infra-estrutura operacional e liberações junto aos órgãos competentes para cada área.

One comment

  1. micheli disse:

    quero saber os valores do curso de produçao cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *