Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > Faculdade de Gastroenterologia em SP, MG e RS

Faculdade de Gastroenterologia em SP, MG e RS

FACULDADES DE GASTROENTEROLOGIA

faculdade de gastroDe todas as profissões existentes e dentre elas, todas as opções de cursos oferecidas pelas milhares de instituições de Ensino Superior existentes no país, sem dúvida, a mais delicada escolha para o aluno que deseja tornar-se um profissional da área da saúde, é a definição da faculdade onde vai estudar. Para os futuros médicos que vão se especializar em Gastroenterologia – que é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo – existem diversas Universidades públicas e privadas que podem fazer parte desta escolha. É muito importante que o aluno pesquise de forma detalhada sobre as instituições que têm como opção, bem como procure conhecer novas universidades de modo a aumentar suas chances de melhor escolha para sua graduação ou pós-graduação.

 

UNIVERSIDADES QUE OFERECEM A ESPECIALIZAÇÃO

Entre as principais instituições de ensino estão:

Faculdade de Medicina da USP: http://www.fm.usp.br/gastro/ São Paulo; O Serviço de Gastroenterologia participa do ensino de graduação da Faculdade de Medicina da USP, oferecendo cursos regulares, obrigatórios e disciplinas optativas da grade curricular para alunos do segundo, quarto e quinto ano. Participa ainda do curso de graduação em nutrição, ministrando aulas sobre a fisiopatologia das doenças do aparelho digestivo.

Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP: http://www.fcm.unicamp.br/fcm/ensino/graduacao/medicina Campinas; Instalado em 1963, o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP é o mais antigo da Universidade. Seus programas de assistência médica, docência e pesquisa se desenvolvem em um complexo docente-assistencial que inclui o Hospital de Clínicas, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), o Hemocentro, o Gastrocentro, o Centro de Reabilitação “Gabriel Porto”, Hospital Estadual de Sumaré vários Centros de Saúde da rede pública do Município de Campinas.

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG: www.ufmg.br/cursos/ Minas Gerais; Formação de professores e de material humano e o desenvolvimento das aptidões para a pesquisa científica pura e aplicada na área de Gastroenterologia;

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL: www.medicina.ufpel.edu.br Rio Grande do Sul; Na sede Faculdade de Medicina situada no bairro Fragata, funciona a parte administrativa (Direção) e a parte pedagógica (Colegiado de Curso) além das demais atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência. Conta neste local com vários serviços, entre eles, Gastroenterologia.

Fundação Rio-Grandense Universitária de Gastroenterologia – FUGAST: http://www.fugast.com.br/empresa.php Rio Grande do Sul instituída em 27 de fevereiro de 1975, conjugando pesquisa, ensino e assistência médica em nível ambulatorial, é hoje reconhecida como CENTRO DE REFERÊNCIA no país, na especialidade de Gastroenterologia.

 

SOBRE O CURSO

É muito importante lembrar que a especialidade Gastroenterologia compreende o curso de Medicina de todas as Universidades citadas, desta forma, o aluno faz sua opção por especializar-se neste segmento. Algumas universidades oferecem cursos de graduação e pós-graduação e outras, somente extensão para alunos já graduados, por exemplo, para pós-graduação ou mestrado. Os alunos que desejam direcionar sua formação médica para esta especialidade, contam também com o portal da Federação Brasileira de Gastroenterologia: www.fbg.org.br/, que oferece uma infinidade de informações também para os já profissionais Gastroenterologistas. A FBG, fundada em 1949 é uma sociedade sem fins lucrativos, que promove e representa a especialidade no Brasil. Congrega 4.300 associados e participa, juntamente com 64 especialidades reconhecidas, do Conselho Científico da Associação Médica Brasileira – AMB.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *