Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > FACULDADE DE ESTÉTICA E COSMETICA

FACULDADE DE ESTÉTICA E COSMETICA

FACULDADE DE ESTÉTICA

Com a crescente disseminação da cultura de cuidados com o corpo, a procura pro profissionais para a área da estética é cresce no mesmo sentido. É cada vez maior a demanda não apenas por profissionais devidamente qualificados, como por instituições que concedam essas formações específicas, uma vez que o segmento da estética possui várias vertentes para atuação. O esteticista é o responsável pelo cuidado com a saúde da pele e do corpo, sempre mantendo em primeiro lugar o bem estar do paciente, tanto no aspecto físico, quando psicológico do paciente que procura o profissional. Portanto, quando um  profissional opta por atuar no campo da estética, ele deve saber que a preocupação com o bem estar dos homens e das mulheres a quem vai atender deve estar em primeiro lugar, bem como, os limites que o corpo de cada indivíduo apresenta. Assim, a importância na qualificação de um profissional esteticista é bastante efetiva e ele deve possuir uma série de características para a boa realização de seu trabalho. Antes de iniciar o processo de estudo das disciplinas de formação acadêmica, o indivíduo deve apresentar como característica pessoal a paciência, a boa comunicação e a gentileza no relacionamento. Entre outras atribuições, o profissional que pretende realizar atividades na área estética deve possuir um grande senso de responsabilidade, boa coordenação motora, boa visão, autocontrole, desenvolver a capacidade de concentração, apresentar boa disposição física, excelente postura profissional e apresentação, bem como ter uma grande visão das atividades desenvolvidas com disciplina. Ainda é necessário que o gosto pelo atendimento e prestação de serviços para o bem estar do indivíduo seja constante, assim como a flexibilidade e a habilidade de comunicação para lidar com diversas situações, pois o profissional esteticista é diretamente responsável pelo bem estar de quem atende e este ponto apresenta efetiva influência no aspecto emocional de um indivíduo. A apresentação sempre impecável também deve ser uma das principais características do esteticista, pois desta forma, o paciente recebe a sensação de que será tratado por um profissional a quem poderá confiar sua própria estética.

 

COMO ACONTECE A FORMAÇÃO

Os cursos existentes para formação destes profissionais acontecem em nível técnico, tecnólogo ou cursos superiores oferecido em universidade. Para o nível que compreende o Ensino Superior é necessário que o candidato procure uma instituição que possua o devido reconhecimento por parte do MEC. O curso de graduação tem a duração média de 2 anos, porém, este período pode variar de acordo com a instituição escolhida para realizar a formação. Durante o programa educacional, as disciplinas com as quais o aluno terá contato em seu conteúdo acadêmico envolvem todo o segmento da estética, desde a cosmetologia, que é o estudo da composição química dos cosméticos e sua produção, até a administração de um empreendimento deste ramo. Ainda, o aluno entenderá como conteúdo programático os assuntos relacionados à anatomia, biologia, química, nutrição, marketing e psicologia. Todos esses aspectos são de grande importância para a formação do profissional esteticista, não apenas para que ele desempenhe corretamente suas funções estéticas, como para que seja um bom administrador das atividades desenvolvidas.

 

ATIVIDADES E MERCADO DE TRABALHO

Uma vez formado e qualificado da forma correta, o profissional esteticista tem condições de atuar em diferentes locais, como em centros de estética, salões de beleza, clínicas ou empresas do segmento, bem como, realizar atividades que sejam pertinentes à formação vigente. De forma geral, o esteticista tem uma fonte de oportunidades, como a crescente disseminação da cultura de cuidados com o corpo, bem como, com a evolução da medicina estética, que laçou ao mercado uma série de novos tratamentos e procedimentos estéticos. E a tendência neste sentido é de constante expansão dessas atividades, especialmente por conta da resposta na procura por esses serviços. As atribuições pertinentes a um profissional do ramo estético compreende uma série de pontos que podem variar de acordo com o segmento em que atua, porém é possível destacar as seguintes atividades: desenvolvimento de tratamento específico para cada paciente; seleção de cosméticos a serem administrados durante o tratamento; aplicação de produtos e procedimentos estéticos, tais como peeling, limpeza de pele, depilação, terapias capilares e diversos outros processos de rejuvenescimento estético. O profissional também deve atuar em conjunto com outros do mesmo segmento ou do mesmo local onde trabalha, na elaboração e no desenvolvimento de planos de ação visando o bem estar dos indivíduos atendidos; conhecer profundamente a ação de todos os produtos e medicamentos com os quais trabalha e administra em seus pacientes; cuidar das eventuais enfermidades dermatológicas leves, sempre encaminhando o paciente para um profissional dermatologista quando necessário; ter pleno conhecimento sobre todos os utensílios que fazem parte de sua rotina de trabalho. Essas são algumas das principais atribuições do profissional que atua no segmento da estética – área que deve ser entendida como um campo muito importante, por tratar diretamente da saúde física e psicológica de mulheres e homens.

 

Algumas instituições:

http://www.unip.br/ensino/graduacao/tecnologicos/estetica_cosmetica.aspx

http://www.fatecpb.edu.br/fatecpb/graduacao/estetica.aspx

http://www.faser.edu.br/cursos/estetica.php

http://www.cesumar.br/graduacao/estetica_cosmectologia.php?curso=CST_COSM

http://www.escolaestetica.com.br/

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>