Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > FACULDADE DE ENFERMAGEM – SAIBA AONDE FAZER

FACULDADE DE ENFERMAGEM – SAIBA AONDE FAZER

Enfermagem, porque cursar

Naquela época de indecisões de o que cursar e porque cursar, pesquisar detalhadamente cada opção é a dica ideal para qualquer estudante pré-vestibular, por isso esse post vai abordar todos os detalhes sobre o curso de enfermagem, e principalmente, caracterizar o que você vai precisar para ter sucesso nessa profissão.

O enfermeiro

Enfermagem é o curso de quem se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. Em hospitais, ele está presente em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Sua função é fundamental, pois cabe a ele coletar dados sobre como se encontra o paciente por meio de exames físicos e conversas, cabe a ele fazer o diagnóstico para encaminhar o paciente a área correta. É responsável por detalhes importantes que influenciam na recuperação ou não do paciente, como a higiene e a alimentação, mas principalmente a administração de remédios e a prescrição de curativos. A enfermagem não termina no hospital, ela é muito mais ampla e aborda todo tipo de clinica. Curiosamente uma das áreas mais conhecidas da enfermagem é a popular, pois o enfermeiro tem competência e formação para auxiliar comunidades carentes,  hoje em dia a maioria dos projetos de prevenção a saúde são coordenados e muitas vezes criados por enfermeiros. A sua primeira vacina foi dado por um, lembra?

O enfermeiro deve possuir também um bom preparo físico, pois a profissão trabalha em diferentes turnos, muitas vezes passando noite ou outra sem dormir.

 

O mercado de trabalho

Os dados para quem tem interesse são animadores, no Brasil possuímos 6.750 hospitais, 4.612 são privados, segundo o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde. Diante desse quadro, os principais empregadores dos enfermeiros nas metrópoles são os hospitais particulares, que na maioria dos casos, oferecem maiores salários. “As instituições privadas têm aberto novas unidades e investido em atendimento e procedimentos especializados, como transplantes de órgãos”, afirma Marco Antônio Gomes Brandão, coordenador da graduação da UFRJ. Algumas áreas mais aquecidas são geriatria, dermatologia e oncologia. Há também a possibilidade de o egresso atuar em home care, seja via planos de saúde, seja por conta própria, prestando atendimento a idoso e pessoas com necessidades especiais. A expansão do Programa Saúde da Família (PSF), do governo federal, também favorece o mercado de trabalho para os enfermeiros, pois cada equipe do programa tem de contar com, no mínimo, um profissional da área. Aumentam as possibilidades para esse profissional atuar em gestão, como gerente de novos projetos, tais como abertura de alas hospitalares, implantação de novos protocolos dentro de clínicas e hospitais ou até treinamento de equipes para manuseio de equipamentos. Sul e Sudeste concentram a maior parte dos hospitais – e a maioria das vagas. As demais regiões do país têm carência desse profissional, tanto para atuar no setor público quanto no privado. A auditoria é outro setor que vem crescendo e necessitando de profissionais de enfermagem que saibam relacionar custos e benefícios de medicamentos e equipamentos hospitalares. Nesta área muitas vezes é exigido que o profissional passe a trabalhar no interior, onde há maior carência de profissionais, sendo em alguns lugares, o enfermeiro, o único profissional de saúde local.

 

O curso

O Curso aborda diversas áreas, pois o filtro de para quem indicar é feito pelo enfermeiro, desde a área física até a área psicológica, afinal muitas doenças derivam de problemas causados por estresse,  o curso exige o desenvolvimento do aluno em áreas como biologia, química, língua portuguêsa, e lida com o convívio social, pois a comunicação entre enfermeiro e paciente é essencial para o tratamento.  Assim como na medicina, é necessário estudar muito para se tornar um bom profissional, a área técnica é muito detalhada, pois qualquer falha do enfermeiro pode causar graves conseqüências, durante o exercício da profissão o enfermeiro pode escolher diversas especializações,  Na área médico-cirúrgica, em reabilitação, em saúde comunitária, em saúde materna e obstetrícia, em saúde infantil e pediátrica ou em saúde mental e psiquiátrica, enfermagem do trabalho e de emergência. Podem ainda seguir a via da docência.

Para quem tem interesse em cursar, vamos indicar as melhores faculdades do Brasil na área:

UFTM – UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
UNIFAL-MG – UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
UNIOESTE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
UFMG – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
UEL – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
UNESP – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO
UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FAMERP – FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
UFRGS – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
UESC – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
UFRN – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
UFMS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
FAMEMA – FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
UFG – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
UECE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
UFPR – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
UNIRIO – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
UEM – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
UNIMONTES – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Assim como o médico, o enfermeiro salva vidas, é uma grande responsabilidade, e não é fácil alcançar status na área, porém, é extremamente recompensador, e vale a cada dia que você poderá ajudar alguém a se aliviar.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *