Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA | INFORMAÇÕES E DICAS

FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA | INFORMAÇÕES E DICAS

O profissional de Biblioteconomia tem a função básica de intermediar o conhecimento. Ele é o responsável pelo acervo de livros em um determinado local, em todos os seus aspectos; desde os documentos que são produzidos como registros das obras presentes em um espaço físico, até a entrega e responsabilidade por conta da preservação de cada um dos volumes de sua biblioteca. O profissional deste segmento é chamado bibliotecário e todas as suas funções têm o objetivo principal de garantir o acesso ao conhecimento e assegurar a preservação das obras pelas quais é responsável. A biblioteca, ou o espaço físico destinado aos livros, ainda é o principal local de trabalho de um bibliotecário, porém, a tecnologia já permite que o profissional desenvolva suas atividades por meio de computadores e outros dispositivos digitais que permitam o monitoramento remoto. Entretanto, mesmo quando um profissional realiza suas funções a distância, sua presença ainda será necessária em algum momento, pois as atividades exercidas podem variar de acordo com o tamanho da biblioteca em questão. Geralmente, as atribuições de um profissional bibliotecário compreendem a organização, ordenação e classificação dos livros presentes em um determinado local; o cuidado para assegurar que os livros estejam dispostos de maneira favorável a sua conservação; garantir que o livro seja direcionado de forma correta para quem o solicita. Para que todas essas atividades sejam desenvolvidas de acordo com sua proposta é fundamental que o bibliotecário seja um profundo conhecedor da biblioteca pela qual é responsável, pois, apenas desta forma é possível manter a ordem que este ambiente precisa para que seu principal fundamento esteja garantido: a disseminação da informação e do conhecimento.

 

CONTEÚDO DESENVOLVIDO DURANTE O CURSO

A principal ferramenta de trabalho do profissional bibliotecário é a informação, portanto, o curso de graduação em Biblioteconomia faz parte do conteúdo das ciências humanas, que é integrando as Ciências da Informação. Porém, cada universidade possui seu programa específico em relação ao conteúdo programático, de forma que este pode variar de acordo com a instituição de ensino, dentro de uma única proposta educacional. De forma geral o conteúdo que é apresentado durante o curso está dividido entre o estudo das disciplinas que são ministradas exclusivamente de forma teórica; os exercícios que compreendem a prática do estudante como um profissional; os trabalhos voltados para o campo da pesquisa e todas as demais atividades das quais o grupo pode dispor para acrescentar co conteúdo disposto, dentro do sistema educacional de cada instituição. Algumas das disciplinas com as quais o aluno terá contato durante sua formação são quanto aos fundamentos teóricos dispostos na biblioteconomia; as diferentes formas de organização das informações; a correta utilização dos recursos e serviços disponíveis para a informação; a gestão dos serviços e suas diferentes aplicações em um ambiente de trabalho; contato com os fundamentos teóricos do ambiente cultural no qual está inserido.

 

O MERCADO DE TRABALHO

Entre os diversos locais onde o profissional bibliotecário pode atuar estão os espaços presentes nas universidades e instituições de ensino em geral, por conta da grande demanda para utilização de livros e registros destes materiais; empresas de comunicação que mantém grandes acervos de documentos e mídias; empresas que tratam de registros físicos ou digitais de informações, empresas privadas nos mais diversos segmentos, que possuam bibliotecas ou bancos de dados sobre quaisquer informações; empresas públicas que precisem de gerenciamento de suas informações e outros setores. Além destes segmentos, o profissional bibliotecário pode atuar em diferentes atividades também relacionadas ao registro de informações, pois deve possuir pleno conhecimento em organização física e digital de dados.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UFPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: Em sua divisão específica, chamada FABIB – Faculdade de Biblioteconomia, a instituição oferece o curso desde a década de 1960. Todas as informações estão no endereço eletrônico da universidade, neste link: UFPA .

 

UFRGS – UINIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: Na faculdade Ciências da Informação da universidade são oferecidas 70 (setenta) vagas todos os anos, para os interessados em ingressar na formação para biblioteconomia. Todas as informações estão no endereço eletrônico a seguir: UFRGS-FABICO .

 

UFG – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA: A instituição que está localizada na cidade de Goiânia oferece o curso de Graduação e Pós-Graduação em Biblioteconomia. Mais informações sobre o programa educacional estão no endereço eletrônico da universidade, neste link: UFG-FACOMB .

 

UFRJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: A universidade oferece o curso de Graduação em Biblioteconomia e todas as informações para os interessados estão no endereço eletrônico da instituição, neste link: UFRJ .

 

FAINC – FACULDADES INTEGRADAS CORAÇÃO DE JESUS: Localizada na cidade de Santo André, região metropolitana de São Paulo, a instituição oferece o curso de Graduação em Biblioteconomia que é ministrado em 7 (sete) semestres. Todo o conteúdo programático, bem como todas as informações para os interessados estão no endereço eletrônico da faculdade, no link a seguir: FAINC-SP .

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

4 comentários em “FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA | INFORMAÇÕES E DICAS

  1. Boa tarde!
    Por favor avise-me quando abrir nova turma para o curso de Biblioteconomia.
    Trabalho na área sou técnica em biblioteconomia e gostaria de fazer a graduação .
    Elis
    Teresina-P

  2. VCS. ESQUECERAM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO, QUE FOI A 1ª A OFERECER O CURSO NO BRASIL. SUA ORIGEM FOI NAS DEPENDÊNCIAS DA BIBLIOTECA NACIONAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *