Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > FACULDADE DE AGRONOMIA | INFORMAÇÕES E UNIVERSIDADES

FACULDADE DE AGRONOMIA | INFORMAÇÕES E UNIVERSIDADES

FACULDADE DE AGRONOMIA

O profissional que realiza sua graduação neste segmento é chamado agrônomo ou engenheiro agrônomo e suas atribuições se referem a diversos aspectos dentro da questão agropecuária. Sendo o Brasil um país que possui atividades agrárias e rurais muito efetivas, as atividades que são desenvolvidas para um profissional que possui Graduação em Agronomia são bastante variadas, assim como as regiões onde poderá atuar. O trabalho do agrônomo compreende os campos existentes desde a pesquisa científica, até a produção obtida por meio de recursos animais ou vegetais passando pela conservação do meio ambiente onde realiza suas atividades. A combinação de todas essas atribuições resulta na boa produção agropecuária, que depende da boa gestão para a geração de lucros mantendo o bem-estar animal e a preservação do meio ambiente. Todo o processo de produção de qualquer um dos recursos em questão também deve ser acompanhado pelo agrônomo, como o objetivo de garantir a boa qualidade em cada um dos procedimentos realizados. A questão financeira também deve fazer parte das atribuições de um profissional da agronomia, uma vez que os custos para a produção agropecuária devem ser estudados pelo agrônomo. Todo o meio profissional que está envolvido neste processo também deve estar sob a responsabilidade de um profissional agrônomo, com o objetivo de orientar corretamente todos os indivíduos presentes neste ambiente. Para tornar-se um profissional da agronomia é necessário que o indivíduo possua um perfil voltado para as atividades rurais, no sentido de demonstrar interesse em lidar com animais e com o meio ambiente, pois sua atuação sempre estará ligada a este espaço. Algumas das características do profissional da agronomia são: o interesse pela realização de pesquisas científicas; interesse por geografia; facilidade no trato com os animais; interesse no desenvolvimento de atividades ao ar livre, em meio ambiente rural; boa comunicação para gerenciar uma equipe; concentração; paciência; desenvolver a capacidade de tomar decisões de maneira rápida; interesse em trabalhar com números, para a gestão financeira de uma produção e capacidade de lidar de forma adequada com as novas situações na rotina de trabalho, uma vez que seu ambiente é determinado por seres vivos; animais e natureza.

 

FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

O curso de Graduação para este segmento é a Agronomia ou a Engenharia Agrônoma. Ao final do curso, o aluno deverá providenciar o devido registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia que é necessário para o exercício de sua profissão. Além do conhecimento obtido durante a formação acadêmica, um diferencial para o mercado de trabalho neste segmento é a constante especialização por parte do profissional, por conta da constante evolução das tecnologias e das pesquisas científicas em seu campo de atuação; desta forma, o profissional deve demonstrar interesse em acompanhar todas essas evoluções. Por ser um segmento que compreende a produção em grande escala em muitos casos, até mesmo chegando a exportação, o domínio de outros idiomas também é um diferencial para boas oportunidades no mercado de trabalho. A atuação do profissional da agronomia está dividida em diferentes campos, que podem ser classificados como: Agrobusiness – que trata da produção de fertilizantes de todos os tipos; Agroecologia – trata da conservação do meio ambiente; Zootecnia – trata da saúde dos animais presentes em um determinado local; Engenharia Rural – trata das condições físicas para exercício das atividades pertinentes; Fitotecnia – controla o uso de suprimentos e a proliferação de pragas; Defesa Sanitária – trata da prevenção de doenças do solo. Ainda, é possível que o profissional realize especializações em diferentes sentidos em seu campo de atuação. O mercado de trabalho para estes profissionais possui efetiva demanda de vagas em cidades com grande produção rural, com atuação de empresas de diversos segmentos da agropecuária, tais como o trato dos animais, os cuidados com o solo e o meio ambiente, a produção de material utilizado; como tratores e máquinas, gestão e acompanhamento financeiro, entre outros.
 

ONDE ENCONTRAR FACULDADE DE AGRONOMIA

UFRGS – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: O campus da faculdade de Agronomia está localizado na cidade de Porto Alegre e todas as informações, bem como o conteúdo programático completo estão no endereço eletrônico a seguir: UFRGS .

 

FAZU – FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA: A instituição mineira oferece o curso de graduação em Agronomia que tem a duração total de 4 anos. Todas as informações para os interessados estão no endereço eletrônico da faculdade, neste link FAZU .

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL: A universidade oferece o programa educacional com duração total de 5 anos. O processo seletivo para ingresso acontece em todos os semestres. Todas as informações estão no endereço eletrônico na instituição, no link a seguir: UFPEL .

 

UNESP – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA: Em seu campus localizado na cidade de Jaboticabal, no interior do estado, a universidade oferece o curso de graduação em Agronomia e o processo seletivo para ingresso acontece anualmente. Todas as informações para os interessados estão no endereço eletrônico da instituição, neste link: UNESP .

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *