Você está em: Cursos Gratuitos > Química > Estequiometria – Cálculo Estequiométrico

Estequiometria – Cálculo Estequiométrico

Cálculos Químicos

calculo estequiometricoEste nome pode parecer assustador para a maioria das pessoas que não estão tão familiarizadas com o termo. Mas a matéria pode ser mais fácil do que se imagina. Mas com certeza, esta é uma matéria certa para cair na maioria das provas de vestibular e também de concursos que tenham questões de química. Quando químico está no laboratório ele nada mais está fazendo do que manipulando matérias, como se fossem ingredientes de uma receita culinária.

E ele deve manter as quantidades exatas para atingir determinado resultado. Quando esta quantidade de algum item é alterada, todos os outros itens também devem ser alterados, para manter aquilo que chamamos de proporção.

A comparação com as receitas de uma cozinha e um laboratório químico pode ser expressa nas equações químicas, que funciona como a descrição de uma receita.  Quando o químico precisa calcular estas quantidades para manter as proporções de uma determinada substância, é chamada de estequiometria.

Em definição, a estequiometria determina a quantidade de reagente consumido e a quantidade de produto formado. Assim, sempre que houver algum tipo de calculo de substância para que se chegue a uma determinada outra substância, esse calculo será estequiométrico, e o objetivo sempre será encontrar um balanço, ou a tão citada proporção.

Autor no Youtube: http://www.youtube.com/user/gusalberto8

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *