Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Técnicos > Institutos Federais / CEFET > Escolas Técnicas Federais do RJ

Escolas Técnicas Federais do RJ

Escolas Federais Rio de Janeiro

O projeto que sanciona a lei para a existência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, foi aprovado em 2008, Com isso, a instituição pode formar alunos em educação básica profissional e tecnológica, em diferentes cursos, com ampla seguimentação, proporcionando mais opções aos alunos.

No Rio de Janeiro são nove campus que proporcionam oportunidades para centenas; de estudantes no estado. Cada campus oferece uma lista de opções de cursos, confira:

 

  • Campus Arraial do Cabo – Três cursos a disposição dos estudantes;
  • Campus Duque de Caxias – Oferece sete cursos tecnológicos;
  • Campus Engenheiro Paulo de Frontin – Oferece o Curso Técnico em Informática para Internet – Concomitante;
  • Campus Maracanã – Oferece sete cursos tecnológicos, com destaque para farmácia e química;
  • Campus Nilo Peçanha – Pinheiral – Disponibiliza aos estudantes dez opções de cursos em áreas tecnológicas, mais o estudo do ensino médio;
  • Campus Nilópolis – Oferece três opções de cursos;
  • Campus Paracambi – Oferece dois cursos, são eles: Curso Técnico em Eletrotécnica – Integrado e Curso Técnico em Mecânica – Integrado;
  • Campus São Gonçalo – Oferece dois cursos, são eles: Curso Técnico em Química – Integrado e Curso Técnico em Segurança do Trabalho – Concomitante;
  • Campus Volta Redonda – Disponibiliza três opções de cursos em diferentes áreas.

    Confira todos os cursos por campus no link da instituição – http://www.ifrj.edu.br/node/140

 

Ainda na cidade do Rio de Janeiro, os alunos podem contar com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), que é uma instituição federal e oferece aos alunos cursos no nível médio, profissionalizante e técnico. A instituição é vinculada com o MEC, Ministério da Educação.

O Campus I fica situado no bairro do Maracanã, no estado do Rio de Janeiro. A instituição conta com um canal de televisão, veiculado pela internet,a TV Cefet/RJ.

A instituição de ensino oferece o ensino médico ligado a cursos técnicos.

Os estudantes de nível médio podem escolher por diversas opções, onde podemos destacar os cursos de edificações, meteorologia, administração, estradas, eletromecânica, informática, enfermagem, telecomunicações, segurança do trabalho, entre outros.

No campus central, situado no Maracanã, os alunos podem contar com 442 docentes.  A estrutura ocupa uma área de 34.382m2, que abriga 72 salas de aula, além de auditórios, laboratórios, bibliotecas, além de quadras, piscinas e espaços que possibilitam a educação da natureza e preservação do meio ambiente.

Além da unidade no Macaranã, existem mais sete campus, nas cidades de Nova Iguaçu, Maria da Graça, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí, Valença e Angra dos Reis

Conheça um pouco sobre cada campus:

 

Nova Iguaçu

Em atividade desde 2003, é o campus que atende a região da Baixada Fluminense. A unidade é composta por 20 salas de aula, além de 27 laboratórios e oficinas. Ainda no complexo educacional inclui-se um auditório, um anfiteatro, duas quadras poliesportivas, um campo de futebol e também uma biblioteca.

São 84 docentes que se dividem para educar e profissionalizar alunos todos os anos.

 

Maria da Graça

Em atividade desde 1997, a escola incluiu no ano 2000 o curso de Automobilística. Cerca de 700 alunos por ano passam a estudar na instituição.

A escola fica bem localizada, o que facilita o acesso aos estudantes. Perto de diversas linhas de ônibus, alunos também contam com a facilidade do acesso a linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.

 

Petrópolis

Inaugurada em 2008, é uma das escolas referências na região de Petrópolis.  A instituição fica localizada no Centro Histórico da cidade e ocupa um antigo prédio usado como Fórum na cidade.

Entre os principais cursos ministrados nesse campus, destacam-se a área de humanas, cientifica e tecnológica.

 

Nova Friburgo

Em atividade desde 2008 a escola fica perto do centro da cidade, em apenas 5 km de distância. A unidade está inclusa no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal.

A escola proporciona educação profissional técnica de nível médio, proporcionando aos alunos a inserção no mercado de trabalho.

 

Itaguaí

A unidade foi inaugurada em 210. Fica à margem da Rodovia Rio-Santos e neste campus permanecem os projetos de estudos que foram iniciados em 2008, em um espaço que foi cedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Quando iniciada as atividades neste campus e escola não oferecia curso de mecânica industrial, que hoje já está disponível aos estudantes.

 

Valença

Também com inauguração em 2010, a unidade oferece o curso de agroindústria.

O recurso para construção dessa unidade é proveniente do Programa de Expansão da Educação Profissional – PROEP;

Angra dos Reis

Inaugurada na presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010 a instituição conta com 14 salas de aula, 15 laboratórios, uma biblioteca e um espaçoso auditório em sua estrutura física.

A intenção nessa unidade é preparar os alunos para que atendam a demanda de serviços de acordo com a necessidade da região, que está ligada a indústria naval, petrolífera e nuclear

Conheça a instituição – http://portal.cefet-rj.br/

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

3 comentários em “Escolas Técnicas Federais do RJ

  1. Boa Noite
    isso é muito bom
    Procuro um Mestrado para Carreira, estou há tanto tempo fora da Escola que só de pensar em estudar novamente
    me da medo, será que consigo.
    Houve uma mudança na nossa carreira, por isso preciso fazer no minimo um Mestrado para aposentar com um salário melhor.
    Estou na Instituíção há 25 anos, faltam apenas 6,5 par eu aposentar. Não somente eu procuro tenho vários colegas tbém à procura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *