Você está em: Cursos Gratuitos > Biologia > Enzimas Proteicas

Enzimas Proteicas

Geralmente quando vemos a palavra Enzimas nos livros de biologia ou em qualquer outra publicação, elas quase sempre aparecem no plural e quase nunca no singular. Isso acontece porque as enzimas nada mais são do que um grupo de substâncias orgânicas, ou seja, é um composto, e não um único elemento. Geralmente as enzimas são proteicas. Apesar de serem a maioria dos casos encontrados na natureza, existem também as enzimas que constituídas de RNA.

As atividades das enzimas acontecem fora das células, e não dentro das mesmas, se caracterizando como atividades extra celulares. Geralmente as atividades das enzimas são catalisadoras. Ou seja, elas servem para gerar outros tipos de reações que acontecem no corpo da pessoa. A maioria das reações químicas que acontecem dentro de um corpo de um ser vivo diz respeito a vias metabólicas, sendo que a enzima, neste caso tem a função muito importante nestas situações.

As enzimas podem ser encontradas em praticamente todas as estruturas celulares e também em fluidos corporais. O tamanho de uma enzima pode variar, sendo que existem enzimas de até 2.500 resíduos, que é o caso dos ácidos graxos.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *