Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Química > Entropia – Termodinâmica – Termoquímica

Entropia – Termodinâmica – Termoquímica

O que é entropia?

Algumas pessoas entendem a entropia como sendo a agente do caos. Isso porque as leis da entropia dizem respeito a uma grandeza termodinâmica, ou seja, esta associada com o calor e também com a energia, mas diz respeito em um determinado grau de desordem em um determinado sistema termodinâmico.

A entropia diz que o trabalho pode ser completamente convertido em energia, ou em calor, mas que o contrário não é verdadeiro. Ou seja, a energia térmica, quando transformada em trabalho, não é completamente convertida.

A entropia tenta entender mais ou menos como estes fenômenos acontecem. Ou seja, qual parcela de energia termodinâmica poderá efetivamente ser convertida em trabalho. Um exemplo muito comum que costuma ser dado e que também ajuda bastante a quem não consegue visualizar os fenômenos físicos e que ajuda a entender um pouco melhor a entropia é um gelo derretendo e se transformando em água. Visto pela química o fenômeno é bastante simples de ser entendido. Mas quando visto como física, o gelo esta com suas moléculas todas arrumadinhas, o que forma o bloco de gelo consistente, isso significa que o gelo tem baixa entropia.

Quando o gelo derrete, a entropia aumenta, as partículas se desorganizam e formam a água.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *