Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > ENGENHARIA NAVAL | FACULDADES E SALARIO

ENGENHARIA NAVAL | FACULDADES E SALARIO

ENGENHARIA NAVAL

É chamado engenheiro naval, o profissional que atua no desenvolvimento de projetos de construção para todo o ambiente que envolve o sistema naval, desde os espaços nos portos até os navios de diversos portes. Todo esse processo envolve uma série de etapas que compreendem a função de quem atua na área de Engenharia Naval tendo início pela pesquisa de localização, de matéria, de orçamento, de condições oferecidas, de localização da construção, do meio ambiente envolvido e da utilização de recursos naturais de forma adequada. Para as construções que fazem parte de instalações dentro de um sistema ma naval, o engenheiro atua em conjunto com profissionais da engenharia civil e para o projeto de embarcações, todas as atribuições ficam por conta da Engenharia Naval, desde o projeto, o estudo de materiais, de orçamento, do início da construção, desenvolvimento e finalização. O engenheiro naval também desenvolve trabalhos na manutenção de navios e embarcações comerciais ou civis, o que possibilita que o campo de atuação deste profissional seja bastante ampliado. O trabalho do engenheiro neste segmento é sempre desenvolvido em conjunto, ou seja, sempre existe uma equipe de outros profissionais, especialmente no setor de produção e toda a parte de coordenação desta equipe é pertinente ao engenheiro naval. O fato de muitas das embarcações construídas percorrerem diversos continentes faz, também, com que o profissional da Engenharia Civil desenvolva o projeto destes navios de acordo com leis e convenções internacionais, isto significa que um engenheiro naval deve conhecer os princípios básicos da Lei e todas as regulamentações específicas para a construção de embarcações. Não apenas a boa formação é um requisito indispensável para este profissional, mas, em primeiro lugar, um grande senso de responsabilidade, bem como a capacidade de trabalhar em grandes equipes e assumir de forma correta a função de gestor destas equipes, sempre demonstrando comprometimento, responsabilidade e muita concentração. Entre as atribuições da formação técnica e acadêmica do engenheiro naval estão também o domínio de outros idiomas – sendo o inglês obrigatório, assim como as funções de informática. É considerado um importante diferencial, a realização de cursos de especialização em áreas específicas da Engenharia Naval.

FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

O curso de graduação em Engenharia Civil tem a duração total de 5 (cinco) anos, entretanto é possível realizar cursos de extensão de acordo com o interesse do aluno, bem como sua necessidade a partir do campo de atuação pretendido. Durante o curso superior, o aluno terá, inicialmente, um contato com disciplinas básicas, porém, quando se inicia o terceiro ano de curso, as disciplinas apresentadas têm um caráter mais específico de acordo com a formação para Engenharia Naval; o aluno inicia o estudo de projetos de construção de navios, assim como a utilização de materiais e recursos hídricos e os tipos de tecnologias que fazem parte do universo da profissão em questão. Quando o aluno encerra sua graduação e ingressa no mercado de trabalho já como profissional, ele deve estar apto a realizar funções tais como a correta gestão de projetos que envolvam a construção naval; a apresentação de corretas soluções de engenharia para diversas situações; as  boas práticas para a utilização de recursos naturais e matérias-primas de construção; a correta manutenção de todos os equipamentos existentes em um sistema de  embarcações projetado. Estas são algumas das atribuições pertinentes ao profissional engenheiro naval, entretanto, e especialmente de acordo com o grau de qualificação deste profissional, o campo de atuação pode ser bastante expandido. As empresas que oferecem oportunidades para profissionais da área de Engenharia Naval aparecem não apenas no setor de construção de embarcações, mas na indústria naval de forma mais generalizada, como em companhias de navegação comercial ou civil, empresas que atuam no setor de controle qualidade de segurança das embarcações, empresas que oferecem serviços de gestão de orçamentos e materiais, assim como as empresas, instituições e organizações que desenvolvem atividades no setor de pesquisa marítima para diversos segmentos. A remuneração aproximada que é oferecida para o profissional engenheiro naval pode partir dos R$ 5 mil (cinco mil reais), entretanto, este número pode ser bastante variado para mais ou para menos, sempre de acordo, primeiramente, com o grau de formação e qualificação deste profissional, que pode determinar sua permanência em uma empresa que lhe ofereça um plane de carreira adequado, ou o ingresso em alguma outra oportunidade no mercado de trabalho que seja adequada ao seu grau de qualificação e campo de atuação.

 

ONDE ENCONTRAR GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NAVAL

 

Algumas das instituições citadas oferecem cursos de Graduação, Pós- Graduação e especializações específicas para Engenharia Naval.

 

Instituição: UFRJ

Cidade: Rio de Janeiro

Link para o curso: www.oceanica.ufrj.br/

 

Instituição: ITEC – UFPA

Cidade: Belém – Pará

Link para o curso: www.itec.ufpa.br/

 

Instituição: UFPE

Cidade: Recife – Pernambuco

Link para o curso: www.ufpe.br/

 

Instituição: POLI – USP

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.pnv.poli.usp.br/

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *