ENGENHARIA MECANICA | FACULDADE | SALARIO | MERCADO

ENGENHARIA MECÂNICA

A Engenharia Mecânica tem como profissional o engenheiro mecânico ou, também chamado engenheiro mecanicista e sua função diz respeito a todo o processo que envolve a vida útil de uma máquina ou um equipamento elétrico industrial. O engenheiro é responsável por planejar, projetar, acompanhar a produção, a manutenção, garantir o bom funcionamento, reparar eventuais defeitos e demais atribuições relacionadas. Todo esse processo tem como o objetivo o correto funcionamento de uma máquina ou de um equipamento que tem sua função relacionada a transmissão ou utilização de energia elétrica. Além deste ponto, o engenheiro mecânico também deve estar ciente quanto ao processo financeiro quem envolve este tipo de maquinário, desde seu projeto inicial até o orçamento necessário para garantir sua manutenção e seu perfeito funcionamento; isto também envolve a produção de documentação técnica específica para que cada um dos componentes possa ser utilizado. A segurança aparece como um dos principais fatores durante todo o desenvolvimento, pois, também cabe ao engenheiro responsável e sua equipe, a função de realizar um processo de testes para que seja garantida a segurança durante o funcionamento de qualquer dispositivo produzido. A engenharia mecânica pode ter seu campo de atuação relacionado a outros segmentos, como a engenharia de materiais, por exemplo e outras, pois, durante o processo de planejamento e fabricação de um equipamento, a parte que trata da matéria-prima que será utilizada em sua construção, assim como diversos aspectos envolvidos são pertinentes a outros segmentos. Deste modo, a atuação do profissional está também relacionada a outros profissionais da engenharia. Alguns dos segmentos de produção que têm suas atividades ligadas a um profissional da engenharia mecânica são: a produção de veículos, todo o maquinário necessário para a automação industrial, a produção de eletrodomésticos, tais como refrigeradores e fogões, áreas relacionadas às estações de geração de energia elétrica e produção de máquinas para atividades industriais em geral.

 

O MERCDADO DE TRABALHO

O campo de atuação de um profissional que realiza sua graduação em engenharia mecânica é bastante diversificado. A demanda pro profissionais desta área é bastante efetiva e as mudanças no mercado de trabalho são constantes; isto quer dizer que novas posições de trabalho são criadas de forma constante, especialmente por conta da permanente mudança e evolução das tecnologias industriais para a produção de maquinário e de equipamentos. O engenheiro mecânico pode atuar no planejamento análise de projetos na produção industrial; atuar na pesquisa de soluções para melhorar o desempenho das máquinas criadas; atuar na coordenação da equipe que trata da área de orçamentos para a construção de maquinário; acompanhar a linha de produção dos equipamentos; gerenciar o funcionamento e o bom desempenho de máquinas em produção industrial e ainda atuar em diversos segmentos que possuem atividades correlatas. Desta forma, o profissional da engenharia mecânica pode desenvolver suas funções em diversos campos da economia; indústria civil, naval, automotiva, indústria de transportes, empresas de distribuição de energia elétrica, empresas que tratam da questão financeira pertinente a produção e manutenção, companhias aéreas, concessionárias de serviços prestados que se utilizam de recursos elétricos, tais como telefonia celular, internet, transmissão via satélite e emissores de radio e televisão, assim como em grandes indústrias que fabricam componentes eletrônicos ou equipamentos que são utilizados para a mídia digital em geral, como computadores e telefones celular. Uma especialização que pode significar um diferencial para a carreira deste profissional aparece quanto a utilização de recursos de energia renovável, por conta da preocupação com a questão ambiental em todos os setores. Diversas instituições de ensino superior oferecem o curso de graduação em Engenharia Mecânica e cabe ao aluno interessado, a pesquisa com o objetivo de avaliar a faculdade que oferece um conteúdo programático que atenda seus objetivos. De forma geral, durante o curso, o aluo terá contato com matérias relacionadas às ciências exatas, como matemática, física e geometria, porém, cada instituição oferece um projeto pedagógico diferente. O curso de graduação em Engenharia Mecânica tem a duração mínima de 5 (cinco) anos e este período pode varias de acordo com a instituição e o desempenho do aluno. A média salarial para o profissional deste segmento está entre R$ 3 mil (três mil) e R$ 5 mil (cinco mil) reais, entretanto, este dado pode variar de acordo com o segmento de atuação do profissional.

 

ONDE ENCONTRAR CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

 

Instituição: UNICAMP – FEM

Cidade: Campinas – São Paulo

Link para o curso: www.fem.unicamp.br .

 

Instituição: FEI

Cidade: São Paulo

Link para o curso www.portal.fei.edu.br .

 

Instituição: UNESP

Cidade: Bauru – São Paulo

Link para o curso: www.feb.unesp.br .

 

Instituição: FAAP

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.faap.br .

 

Instituição: UFPR

Cidade: Curitiba – Paraná

Link para o curso: www.demec.ufpr.br .

 

Instituição: UFSC

Cidade: Florianópolis – Santa Catarina

Link para o curso: www.emc.ufsc.br .

 

Instituição: UFRJ

Cidade: Rio de Janeiro:

Link para o curso www.mecanica.ufrj.br .

 

Instituição: PUC

Cidade: Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Link para curso: www3.pucrs.br .

2 comments

  1. Adão Ferreira dos Santos disse:

    gostaria de saber a partir de quando posso começar o estágio, e se há chances de ser contratado logo após o estágio

  2. Adão Ferreira dos Santos disse:

    gostaria de receber mais informações sobre a carreira do engenheiro mecânico, salário, quais as empresas que pagam mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *