Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > Engenharia Hidrica | curso e faculdade

Engenharia Hidrica | curso e faculdade

CURSO DE ENGENHARIA HÍDRICA

O campo de atuação que compreende a engenharia é dividido em alguns segmentos; o que mantém as atividades desenvolvidas por profissionais de todas essas áreas sempre ligadas. Desta forma, o engenheiro hídrico tem suas atribuições ligadas também a atuação de outros profissionais engenheiros. Porém, sua responsabilidade está ligada a todos os aspectos que envolvem o uso da água e de recursos hídricos para qualquer finalidade, em grande escala, ou, durante alguma atividade que possa representar. Todas as empresas que estão ligadas a utilização da água em qualquer nível conta com a atuação de um profissional da engenharia hídrica e as atividades desse profissional tem início com base na preservação e nas ações de boa utilização desses recursos. Com a constante preocupação por conta do aquecimento global e frente as diversas medidas tomadas por empresas de todo o mundo para preservação do meio ambiente, o volume de atribuições, bem como a oferta de trabalho para o profissional engenheiro hídrico aumentou de forma muito significativa. Algumas das principais atividades que são desenvolvidas por este profissional são o planejamento e o desenvolvimento de projetos para a melhoria nas práticas realizadas por meio de recursos hídricos; o reconhecimento pleno dos locais e das possibilidades existentes para determinadas ações; atuação junto a empresas agrícolas, companhias de abastecimento e construtoras, bem como, diversos outros pontos que devem ser acompanhados por um uma equipe que atua sob a responsabilidade de um engenheiro hídrico. Entre todos os segmentos da engenharia, este é um dos mais representativos, exatamente por conta do caráter de preservação que possuem suas atividades.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES E ÁREA DE ATUAÇÃO

O profissional engenheiro hídrico é responsável por monitorar todas as atividades que são realizadas por meio da utilização de recursos provenientes da água, em cada uma das etapas que compreendem todos os projetos de empresas de diferentes segmentos. A primeira dessas etapas é a pesquisa para reconhecimento das necessidades de cada empresa e  a identificação das possibilidades sobre as quais determinados projetos serão executados. Após esta etapa tem início o processo de desenvolvimento de projetos com o objetivo de diminuir os eventuais impactos que uma ação pode ocasionar de forma negativa para o meio ambiente local. Desta forma, o engenheiro hídrico pode coordenar atividades que compreendem a pesquisa, o reconhecimento local, o transporte, os métodos utilizados para extração de recursos, bem como, a atividade realizada por construtoras e empresas de engenharia civil. De modo especial para o segmento que está ligado a construção civil, a atuação do engenheiro hídrico é fundamental, pois a realização de projetos ou obras, geralmente apresenta impactos sobre a utilização correta dos recursos locais e a principal função do engenheiro hídrico e sua equipe é cuidar da máxima redução dos efeitos negativos decorrentes desses impactos. Além destas atribuições, este profissional também pode atuar em parceria com engenheiros civis para construção de vias de acesso para utilização, tratamento, reutilização e diversos outros pontos a partir de recursos hídricos, tais como redes de esgotos, sistemas de irrigação para empresas e indústrias agrícolas, companhias de tratamento e abastecimento de água e estações que realiza processos de reutilização da água. O contato com novas tecnologias e a constante atualização do profissional sobre as práticas ambientais desenvolvidas são atributos necessários para a realização adequada de todas as atividades que fazem parte da rotina de um profissional da área de engenharia hídrica.

 

A FORMAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

A engenharia é uma das poucas formações que oferecem as mesmas condições acadêmicas para os alunos de todos os seus segmentos, ou seja, assim como para os outros campos de atuação desta profissão, o curso para a formação de um engenheiro hídrico tem a duração média de 5 (cinco) anos. Durante os primeiros anos de curso, as disciplinas desenvolvidas tem a base nas ciências exatas, como a matemática e os cálculos de forma geral, assim como sobre a geografia e biologia. A partir do terceiro ano, o estudo é direcionado para o compreensão sobre os recursos hídricos e das ciências da terra, assim como para disposições específicas para a formação. O mercado de trabalho para este profissional oferece melhores oportunidades de acordo com o grau de qualificação de cada indivíduo. O domínio de outros idiomas é valorizado, pois pode facilitar a realização de atividades junto a outros profissionais. As possibilidades de atuação para o engenheiro hídrico podem sem encontradas em usinas hidrelétricas; cooperativas e empresas ligadas aos setores agrícola e agropecuário; empresas que desenvolvem projetos de utilização de recursos hídricos; empresas de engenharia civil; organizações que atuam para a recuperação de recursos naturais; companhias de abastecimento de água e diversos outros setores.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE ENGENHARIA HÍDRICA

 

Instituição: UFPEL

Cidade: Pelotas – Rio Grande do Sul

Link para o curso: www.hidrica.ufpel.edu.br/content/home/

 

Instituição: UFVJM

Cidade: Diamantina e Teófilo Otoni – Minas Gerais

Link para o curso: www.ufvjm.edu.br/cursos/engenharia-hidrica

 

Instituição: UNIFEI

Cidade: Itajubá e Itabira – Minas Gerais

Link para o curso: www.unifei.edu.br/

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “Engenharia Hidrica | curso e faculdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *