Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > ENGENHARIA DE SISTEMAS | FACULDADE, CURSO E SALARIO

ENGENHARIA DE SISTEMAS | FACULDADE, CURSO E SALARIO

ENGENHARIA DE SISTEMAS

O profissional da área de Engenharia de Sistemas tem um campo de atuação de pode oferecer diversas oportunidades no mercado de trabalho. Suas atribuições são bastante diversificadas, pois cabe a este profissional a função de pesquisar, projetar e desenvolver sistemas de alta complexidade para que sejam executados sob o aspecto tecnológico em empresas de diversos segmentos da economia. É possível que o profissional atue também em empresas multinacionais que utilizam serviços fora do território nacional em todos os campos nos quais desenvolvem atividades. Os sistemas que são a base para o trabalho deste ramo da engenharia são utilizados em diferentes atividades desenvolvidas por empresas de muitos segmentos, sempre partindo da abordagem tecnológica, logo, a Engenharia de Sistemas integra um conjunto de funções em todas as questões que fazem parte do desenvolvimento de recursos de tecnologia. As atividades do profissional engenheiro de sistemas consistem basicamente na utilização de recursos tecnológicos específicos para todo o processo que envolve um sistema de alta complexidade. Uma delas é a pesquisa, que possibilita ao profissional identificar cada uma das possibilidades das quais dispõe para trabalhar em um projeto. Outro ponto – sendo um dos principais é o desenvolvimento de um sistema, pois é neste momento que o engenheiro aplica todas as informações coletadas neste sentido durante a fase de pesquisa. Após a implantação de um sistema é necessário que exista uma equipe para manutenção deste sistema, bem como, para adequar seu funcionamento à todas as necessidades de seus usuários. Nesta etapa cabe ao engenheiro a função de ser o gestor desta equipe, sempre acompanhando todas medidas adotadas para o bom funcionamento de um sistema específico. Ainda, como parte das atribuições de um profissional engenheiro de sistemas está o conhecimento sobre o aspecto financeiro que está presente no processo de pesquisa, projeto, desenvolvimento e manutenção de um sistema. Isto significa que o engenheiro deve apresentar à empresa que utiliza um determinados sistema, as melhores soluções para atividades realizadas dentro de um parâmetro adequado quanto o orçamento do qual a empresa dispõe para realizar suas atividades. De forma geral, a maior das funcionalidades da Engenharia de Sistemas é criar soluções para os sistemas desenvolvidos atendam a todos os seus usuários da forma mais adequada, ao mesmo tempo em que oferece à empresa que o utiliza, um funcionamento dentro de padrões de qualidade, dentro do orçamento proposto.

 

FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

O profissional que realiza sua graduação para atuar na área de Engenharia de Sistemas possui uma grande oferta quanto ao campo de trabalho, pois empresas de diversos segmentos utilizam sistemas de alta complexidade em suas atividades e cada um deles deve ser desenvolvido por um engenheiro.  Desta forma, o profissional pode atuar em empresas tanto nacionais, quanto multinacionais, que realizam atividades em muitos campos da economia. Um dos principais exemplos que podem ser identificados é o setor bancário, pois esta atividade faz uso de sistemas com base tecnológica em todas as suas atividades. Algumas outras empresas são as que fazem parte da indústria automotiva e indústria de fabricação de equipamentos de grande porte, ou mesmo, fabricação de aviões, por exemplo, pois, todas elas dependem de sistemas bastante complexos, não apenas para seu perfeito funcionamento, como para acompanhamento, manutenção de todo tipo de reparo do qual um equipamento produzido pode necessitar. O próprio setor tecnológico é um dos que mais demanda profissional da Engenharia de Sistemas e esta oferta torna-se cada vez mais efetiva, por conta especialmente, da constante evolução das tecnologias de comunicação, tais como internet, telefonia celular e sistemas de informática. A manutenção de cada um dos sistemas implantados também é parte das atribuições de um profissional desta área, pois as empresas que se utilizam de sistemas de alta complexidade dependem, muitas vezes, de seu perfeito funcionamento, como o setor bancário, por exemplo. O curso de formação para o profissional da área de Engenharia de Sistemas tem a duração média de 5 (cinco) anos, pois este período pode variar de acordo com alguns fatores, como a proposta pedagógica da instituição escolhida para graduação, o desempenho do aluno durante o curso, assim como sua opção por realizar determinados programas de extensão, ou qualificação. Como em todas as profissões, a realização de cursos de especialização é bastante indicada para quem deseja possuir um diferencial na hora de encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho. Para este segmento da engenharia é fundamental que o aluno ou o profissioal tenha o domínio de um outro idioma, se possível, ainda além do inglês, ou seja, que apresente habilidades de comunicação em dois idiomas além de sua língua materna. A média salarial deste profissional parte dos R$ 5 mil reais, entretanto, este número aparece como uma estimativa.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS

 

Instituição: UFMG

Cidade: Belo Horizonte – Minas Gerais

Link para o curso: www.sistemas.eng.ufmg.br/

 

Instituição: UFRJ

Cidade: Rio de Janeiro

Link para o curso: www.cos.ufrj.br/

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “ENGENHARIA DE SISTEMAS | FACULDADE, CURSO E SALARIO

  1. Boa tarde.
    Gostaria de informar que há 5 anos já existe o curso de engenharia de sistemas na Unimontes – Universidade Estatual de Montes Claros, e ele não consta nas informações de instituições onde o curso é oferecido. Deveriam acrescentá-lo à lista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *