Você está em: Cursos Gratuitos > Doutorado > Faculdade / universidade > DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

O programa de formação que é oferecido para o título de doutorado em educação é parte integrante da Pós-Graduação chamada stricto sensu e possui um conteúdo bastante específico, com grande grau de complexidade. Uma das características que determinam esta condição é a exigência da atividade para a conclusão do curso, quando o profissional em formação deverá apresentar uma tese completa de sua autoria demonstrando de forma bastante detalhada a competência desenvolvida não apenas durante o período de sua formação, mas no desenvolvimento de suas atribuições profissionais.

O curso para conceder o título de doutro em educação exige que o profissional dedique, em média, 4 (quatro) anos aos estudos para esta formação. Contudo, este período pode ser variado, de acordo com a instituição de ensino superior onde vai estudar – uma vez que cada uma possui diferentes conteúdos programáticos e propostas pedagógicas, e também, de acordo com o desempenho do aluno e o desenvolvimento de sua atividade de defesa de tese. Os programas educacionais para doutorado em educação são direcionados para profissionais da área de docência, em diferentes níveis, o que permite atuação em diferentes campos de ensino. Estes programas podem acontecer tanto em instituições de ensino superior que oferecem atividades gratuitas, quanto em universidades particulares, que, de forma geral apresentam valores bastante diferenciados quanto aos níveis anteriores de graduação; sendo mais onerosos.

O CONTEÚDO DESENVOLVIDO

doutorado em educaçãoO principal objetivo dos cursos de formação em doutorado em educação é a formação de docentes com plenas competências para exercício de suas funções, de acordo com sua área de atuação, bem como, de acordo com o nível de graduação onde realiza suas atividades. De forma geral são formados professores doutores que se dedicam à pesquisa, às atividades que desenvolvimento científico e todo o processo que envolve a excelência na área do conhecimento para docência e aplicação em atividades de projetos educacionais. Entretanto, cada instituição de ensino superior possui diferentes conteúdos programáticos que são aplicados de acordo com a especialidade da universidade em determinada área e também, de acordo com as políticas internas presentes em cada universidade. O curso de doutorado em educação é um dos níveis de graduação que permitem ao profissional a atuação em diversas atividades de docência, com expressiva representatividade para o campo educacional. Desta forma, o pleno conhecimento quanto às políticas educacionais praticadas, assim como todos os acontecimentos significativos para o contexto educacional são apresentados durante a formação. Ainda, as possibilidades para a realização de atividades de docência, que respeitem a parte teórica desenvolvida, assim como todos os processos de pedagogia reconhecidos integram o conteúdo proposto.

Os melhores cursos em educação do Brasil:

UNIMEP: http://www.unimep.br/gdc_cursos_conteudo.php?cod=151

UFPR: http://www.ppge.ufpr.br/

UFPEL: http://www.ufpel.edu.br/fae/ppge/

UFG: http://www.fe.ufg.br/ppge/

UNB: http://www.fe.unb.br/

UEPG: http://www.pitangui.uepg.br/propesp/ppge/

UNISC: http://www.unisc.br/portal/pt/cursos/mestrado/mestrado-em-educacao/apresentacao.html

DEFESA DE TESE PARA CONCLUSÃO

Uma vez aprovado o tema do profissional para sua defesa de tese, ele deve desenvolver seu projeto de acordo com as informações de seu orientador, bem como, de acordo com o projeto pedagógico no qual está inserido. A produção de uma tese autoral em sua totalidade é a atividade obrigatória para a conclusão do curso e para a realização da formação adequada. Esta atividade exige a plena compreensão do conteúdo por parte do aluno e seu objetivo é demonstrar de forma prática esta competência para a os professores doutores que farão a avaliação desta tese, que deve ser apresentada pelo próprio aluno. Quando a formação se aproxima, o profissional já deve possuir a qualificação adequada para oferecer aos avaliadores, da melhor forma, todas as informações visando seu bom desempenho em seu trabalho final. Este processo compreende a competência de demonstrar seu perfeito entendimento quanto à parte teórica da atividade de docência, com destaque para a aplicação destas teorias no contexto abordado em sua tese. Além deste ponto, o projeto desenvolvido pelo aluno deve cumprir as disposições adequadas quanto à história da educação e sua relação com a rotina de atividades de um profissional educador, em diferentes níveis.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Com a crescente demanda por cursos de formação em Pós-Graduação para diferentes níveis, a oferta de programas educacionais também aumenta de forma bastante significativa. Deste modo, para o profissional que possui a intenção de ingressar em um curso deste nível acadêmico é indicada a realização de uma pesquisa, com o objetivo de avaliar a instituição pretendida para ingresso, bem como a validade e conceito do curso oferecido. Estas atividades de avaliação sobre a qualidade do ensino oferecido são desenvolvidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e as instituições de ensino superior, assim como os cursos passam por uma rigorosa avaliação periódica, por meio da qual é atribuído um conceito de avaliação para determinado curso. Assim, o aluno tem a condição adequada para optar pela instituição e por seu programa educacional oferecido, de acordo com sua necessidade e interesse.  Quando o profissional se dedica a uma atividade de formação para doutorado em educação, uma característica que pode representar um auxílio bastante importante é o domínio de outro idioma, especialmente para a língua inglesa. Isto pode auxiliar não somente no desenvolvimento de curso e na produção de sua defesa de tese, mas, nas atividades realizadas durante sua rotina de trabalho como professor doutor em educação.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

2 comentários em “DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

  1. Gostaria de alguma referência em doutorado (à distância) em educação ou educação matemática aqui no Brasil.

  2. gostaria de de estae cursando um mestrado ou doutorado,pois já sou pós graduada em psicopedagogia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *