Você está em: Cursos Gratuitos > Curso de Direito > Dicas para estudar para OAB

Dicas para estudar para OAB

Dicas para passar na primeira e segunda fase

Antes mesmo de ingressar na faculdade de Direito, o estudante já sabe o que o aguarda, depois da graduação. A prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) funciona como, por exemplo, o Conselho Regional de Medicina (CRM) ou Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), pois garante ao profissional o exercício das atividades como advogado.

Diferente das entidades citadas, a OAB submete os seus candidatos a uma prova que envolve diversas áreas do Direito, bem como um trabalho de petição, uma espécie de dissertação, como se fosse uma teste de redação, no qual o participante precisa apresentar uma base sólida de conhecimentos relacionados ao que deverá ser feito.

Quem não consegue a aprovação não pode atuar como advogado, entretanto, está liberado para fazer pós-graduação na sua área de interesse, quer seja, stricto sensu ou lato sensu. Alguns concursos também liberam a participação do bacharel em direito, sem a carteira da OAB. Outros já são mais rigorosos quanto a isso, como na defensoria pública, promotoria, etc.

 

Cursos online de Direito

 

Dicas de estudo

Logo no início da faculdade, o estudante deve se preocupar com esse tipo de preparação, por isso a participação em simulados é de extrema dicas para estudar e passar na OABimportância. Há faculdades que oferecem cursos preparatórios, mesmo para aqueles estudantes que estão no começo da habilitação. Ou seja, o aluno tem a possibilidade de testar os seus conhecimentos, no molde fornecido pela OAB.

Buscar por provas anteriores é uma das formas de se manter a atenção, no que tange aos assuntos mencionados, uma vez que as mudanças não chegam a ser exorbitantes de uma prova para outro. O participante precisa optar pela modalidade pretendida, com isso resolverá questões referentes aquele assunto. Por exemplo: Direito Civil, Direito Tributário, etc.

Na internet existem diversas plataformas que ajudam o candidato a se preparar. Algumas são pagas e outras não. O aluno que não puder, mas desejar manter o foco pode optar por assistir vídeos do Youtube e realizar as provas de edições passadas. Os vídeos são de grande importância, principalmente, os de algumas aulas realizadas com essa finalidade. A média de duração costuma ser de 20 a 90 minutos.

O canal Saber Direito, também na internet, é uma fonte significativa na obtenção de conteúdos, pois a cada programa uma autoridade do ramo é chamada para ministrar atividades da sua área de atuação. Assim, o interessado assiste os vídeos sempre que pintar uma dúvida.

 

Alguns blogs e site interessantes

 

Leitura diária

O estudante precisa manter uma rotina de estudos constante, durante a semana, ainda que seja meia hora, todos os dias. Separar os conteúdos é uma das formas de fixar o assunto e estudar. Nesse caso, a disciplina precisa andar de mãos dadas com aquele que deseja realizar uma faculdade consistente e almeja sucesso na prova da OAB.

Criar grupos de estudos presenciais ou virtuais pode ser uma saída e tanto, sobretudo, para os que não dispõe de muito tempo para estudar, assim, durante os encontros terá a possibilidade de tirar as suas dúvidas. O teste da Ordem ocorre todo ano, com isso, aqueles que não conquistaram a aprovação, podem, seguramente, tentar no exame seguinte.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *