Você está em: Cursos Gratuitos > Dicas > Faculdade / universidade > Dicas para escolher uma boa Faculdade

Dicas para escolher uma boa Faculdade

Como escolher uma boa faculdade

No mundo atual quase todos os empregos exigem faculdade ou curso na área, além de também exigirem experiência. Mas quanto pesa no currículo a instituição onde se estudou? E o que conta mais? O histórico, a instituição ou a experiência?

 

Escolhendo a carreira a seguir

Normalmente, a decisão começa pela escolha da carreira a ser seguida. Quando um estudante inicia o ensino médio, os colégios já começam a prepará-lo para os exames de admissão nas universidades, mas cabe ao aluno escolher o curso. Existem cursos que não são disponibilizados em todas as faculdades. São raras as faculdades particulares que tem o curso de Letras, assim como são raras as públicas que tem o curso de Design de Interiores.

Cada faculdade tem sua vantagem e desvantagem, e é interessante que, quando você for escolher a carreira que quer seguir, já saiba a área que quer atuar, pois certos aspectos diferenciam de instituição para instituição.

Dicas para escolher uma boa Faculdade

 

Vantagens de faculdades particulares

Nos cursos de design, por exemplo (Design de Moda, Design de Interiores, entre outros), é preferível uma faculdade particular pois os laboratórios da mesma é melhor equipado do que os de uma faculdade pública. Muitas faculdades públicas possuem laboratórios precários, quando estes existem, fazendo que o aluno escolha uma faculdade particular por esta poder lhe oferecer uma infra- estrutura melhor.

 

Vantagens de faculdades públicas

Cursos teóricos, quando tem em faculdade particular, tem uma qualidade inferior aos de uma faculdade pública. Isso se deve ao fato de que a maioria dos professores públicos investe em mestrados e doutorados, sendo uma ótima opção para cursos teóricos. Cursos de História, Geografia, Letras são mais fáceis e mais elaborados em faculdades públicas por conta de seus grandes professores.

Algumas pessoas também escolhem a faculdade por sua localização. A faculdade mais próxima, a que lhe amparar melhor em termos de meio de transporte e locomoção. Há também aquelas pessoas que escolhem a faculdade (neste caso, a faculdade privada) pelo preço. A instituição que der o maior desconto ou a maior bolsa “leva” o aluno.

O importante é você escolher a faculdade que lhe oferecer os melhores recursos, sendo pública, particular, perto de sua casa ou longe, cara ou barata. Lembre-se que é sua formação e futuro profissional em jogo.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *