Você está em: Cursos Gratuitos > Dicas Curriculum > Dicas para Entrevista de Emprego, saiba como se dar bem!

Dicas para Entrevista de Emprego, saiba como se dar bem!

Se dando bem na sua entrevista de emprego

Você enviou o seu currículo e foi selecionado para entrevista de emprego? Saiba como causar uma boa impressão e conquistar a vaga de emprego. Preparamos uma seleção de dicas dadas por especialistas e explicamos passo a passo como se dar bem na entrevista.

 

1. Pesquise dados sobre a empresa antes da entrevista

Não chegue na entrevista despreparado. Pesquise tudo que puder sobre a empresa, a marca, os produtos e os serviços oferecidos. Visite o site deles na internet ou faça uma visita ao local antes da data da entrevista e certifique-se de compreender o que eles fazem e como fazem.

 

2. Procure informações sobre pessoas que já trabalharam nesta empresa

Pergunte aos seus amigos e familiares se eles conhecem alguém que já trabalhou nesta empresa. Entre em contato com a pessoa e peça informações.

 

3. Tenha na ponta da língua respostas para qualquer tipo de pergunta que o entrevistador possa fazer

Não há nada pior do que ser pego de surpresa em uma entrevista. Ensaie em casa as respostas para as perguntas mais recorrentes neste caso de situação. Responda a cada uma das perguntas abaixo:

 

I-            Quais são seus objetivos a curto e longo prazo?

II-         Por que decidiu enviar o seu currículo a esta empresa?

III-       O que espera de um emprego?

IV-        Por que eu deveria escolher você e não os outros candidatos?

V-          Quais foram as experiências mais satisfatórias que você já teve no emprego anterior ou atual?

dicas para entrevista de emprego

4. Tenha uma boa aparência

Cuidado com decotes, maquiagens extravagantes ou acessórios grandes. Se vista como se fosse trabalhar! Se os funcionários da empresa se vestem formalmente, vá da mesma forma. Observe como os funcionários estão se vestindo para não errar.

 

6. Seja moderado ao falar

Não fale pouco ou muito, mas fale o suficiente. Quando você fala pouco, o entrevistar pressupõe que você não sabe a resposta ou é muito tímido. E se falar exageradamente, ele pode entender como uma falta de respeito ou que você está tentando enganá-lo.

Uma média ideal é responder a cada pergunta utilizando de 1 à 2 minutos em média.

 

7. Nunca fale mal dos seus ex chefe

Uma grande parte dos entrevistados falam mal dos seus ex patrões ou empregos anteriores. Evite fazer isso! Se você fala mal do seu ex chefe ou emprego, o que garante ao entrevistador que não vai fazer o mesmo agora?

 

8. Tenha cuidado com a sua linguagem corporal

Nosso corpo fala por si só. Cuidados com seus gestos e expressões faciais, elas podem dizer muito sobre você, veja alguns exemplos que você evitar na hora da entrevista:

 

  1. Braços cruzados
  2. Gestos repetitivos
  3. Sobrancelhas franzidas

 

9. Mostre interesse pela vaga e pela empresa

Aproveite a entrevista, quando lhe for dada alguma oportunidade para falar, e pergunte mais sobre a vaga que está concorrendo ou sobre a empresa.

 

10. Utilize termos positivos

Escolha palavras ou expressões que demonstrem seu entusiasmo e interesse pelo emprego, tais como: “Sim, posso! Sim, gostaria! Sim, me interesso e muito! Não, não tem problema!”.

 

11. Seja ponderado na pretensão salarial

Pesquise na internet ou com conhecidos quanto um profissional no mesmo cargo que você ganha. Não diga valores abaixo do mercado, ou você passará a impressão de amadorismo e despreparo profissional. Mas isso não significa que você deve exagerar e cobrar muito acima do que os outros candidatos provavelmente dirão.

 

12.  Leve seu currículo impresso

Mesmo que já tenha enviado seu currículo a empresa, leve seu currículo impresso para evitar surpresas. Se o entrevistador não tiver seu currículo em mãos na hora da entrevista, ofereça seu currículo a ele.

 

13. Seja o mais profissional possível

Não tenha uma atitude de amadorismo. Responder perguntas com um “estou aqui para aprender” pode acabar com sua entrevista. Lugar para a se aprender é na escola. Mostre competência e habilidade para o cargo pretendido.

Cuidado também com as gírias e expressões muito coloquiais. Jovens costumam se expressar de forma mais informal, mas na hora de entrevista evite esse tipo de coisa.

 

14. Não demonstre desequilíbrio emocional

Certamente você ficará ansioso ou nervoso, mas não demonstre isso ao entrevistador. Não demonstre esses sentimentos levando um acompanhante para esperá-lo, este é um clássico exemplo já conhecido pelos entrevistadores.

Não se coloque na posição de vítima e acuse o mundo e seus últimos empregos por alguma coisa não ter dado certo. Seja seguro de si mesmo.

 

15. Analise o entrevistador

Não pense que o entrevistador foi com a sua cara ou já é o seu amigo só porque ele te tratou muito bem. Eles fazem isso para testar os candidatos. Cuidado com a abertura e a intimidade que você dá durante a entrevista. Releia os tópicos anteriores e certifique-se de cumprir todos.

Esperamos que você aproveite nossas dicas e se saia muito bem. E não se esqueça de voltar aqui para nos contar como você se saiu na entrevista.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “Dicas para Entrevista de Emprego, saiba como se dar bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *