Você está em: Cursos Gratuitos > Dicas > Dicas de como pedir Demissão

Dicas de como pedir Demissão

Linha fina: Algumas dicas podem facilitar o processo

Quando estamos em um emprego que não nos traz mais satisfação, seja por motivos financeiros ou profissionais pode ser a hora de procurar um novo desafio e pedir demissão. É preciso se planejar e avaliar bem a situação antes de pedir as contas, assim na hora de fazer o pedido a empresa terá certeza de que é essa a sua última posição.

Conversar e definir bem a situação são uma maneira de deixar as portas abertas, principalmente quando já se encontrou outro emprego e não se sabe quais serão os desafios do futuro. Pedir demissão é fácil, agora fazê-lo de forma graciosa e correta pode ser mais complicado.

 

Dicas de como pedir demissão

Algumas dicas podem facilitar nesta hora que pode ser constrangedora. Esta é uma decisão importante na vida, por isso não deve ser algo feito de forma precipitada. Antes de tudo deve se fazer uma autoavaliação, se fazendo perguntas como exemplo se você fez tudo que podia para melhor ou se adaptar ao seu atual trabalho, e se está perdendo ou ganhando com esta decisão. Tendo de forma clara as respostas para estas perguntas, é mais fácil tomar uma decisão. É preciso avaliar a realidade e as suas expectativas com precisão.

Depois entenda as reais motivações para esta decisão, se são válidas e justificáveis. Chegar ao seu chefe e pedir as contas por estar de “saco cheio” não é cabível e ainda pode te prejudicar futuramente, principalmente por motivos financeiros. Uma estagnação diante do seu potencial, ausência de perspectivas e salário abaixo do que gostaria são as principais causas das demissões. Muitas vezes os profissionais sentem que precisam ser desafiados pela empresa, quando sente que a empresa não lhe dá esta oportunidade o profissional acaba sentindo vontade de sair.como pedir demissão

Depois de avaliar se fez tudo que era possível e não encontrar remediação para nenhum de seus problemas profissionais e encontrar as justificativas é importante se perguntar o que pretende fazer em seguida. A avaliação financeira deve ser feita neste momento, ela deve casar com a sua futura ação seja encontrar um novo emprego ou viajar por um tempo e estudar. Está é uma avaliação totalmente pessoal. Se o interesse é encontrar outro emprego, deve-se começar a se candidatar a vagas em outras empresas antes de pedir demissão. É mais fácil encontrar emprego estando empregado.

 

Hora da demissão

Chegada a hora de pedir as contas é importante que a primeira pessoa, a saber, da sua decisão seja o seu chefe. Este é um grande sinal de respeito e profissionalismo. Quando se conta aos colegas antes do chefe pode acabar tornando o ambiente constrangedor caso o seu superior venha saber antes de você informa-lo. Na hora de conversar com ele seja direto e não use o momento para “lavar a roupa suja”. Seja honesto e deixe claro que está saindo não por causa da empresa mais porque avaliou a própria carreira este é o melhor a fazer. Reconheça resultados que a empresa lhe deu e agradeça pelos aprendizados, esta é uma prova de maturidade e pode deixar uma porta aberta. Neste momento combine como será o processo de desligamento, se coloque a disposição para treinar outra pessoa e passar o seu trabalho.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *