Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Técnicos > Faculdade / universidade > DESENHO INDUSTRIAL | CURSO, FACULDADE E TÉCNICO

DESENHO INDUSTRIAL | CURSO, FACULDADE E TÉCNICO

CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL

O profissional do desenho industrial atua na criação de conceitos para objetos, desenvolvidos a partir da proposta contida em uma determinada informação. Esta criação acontece com objetivo final de atender determinado público inserido em um grupo para o qual o objeto em questão está direcionado. Estas atividades podem ser desenvolvidas de forma física, por meio do projeto de objetos com diferentes finalidades, ou, por meio de dispositivos digitais, que são fundamentais na criação de conceitos para desenvolvimento a partir de recursos digitais. Para o primeiro caso, as atribuições do profissional estão basicamente ligadas a transformação de informações em objetos funcionais que representem sua proposta. Já para o segundo caso existe uma formação específica para o profissional do desenho industrial, que é chamada programação visual. Nesta atividade, o profissional se utiliza de recursos gráficos e ferramentas digitais para a criação ou desenvolvimento de conceitos ou objetos para apresentação somente visual, ou para a criação física. Basicamente, o trabalho do profissional da área de desenho industrial tem início a partir da pesquisa de informações, de acordo com a proposta de quem oferece determinado produto. Para que qualquer criação tenha início é necessário que o profissional compreenda da forma mais ampla possível, o público para o qual determinado conceito se destina, assim como o possível impacto que este produto pode gerar em seu público. A partir deste ponto, tem início o processo de pesquisa de matérias-primas e diferentes tipos de materiais – para o caso de objetos físicos – com o objetivo de estabelecer a perfeita relação entre o conceito proposto e a funcionalidade de um objeto para o consumidor final. Todo o processo que compreende essas atividades faz parte da rotina de trabalho de um profissional do desenho industrial. Desta forma é possível que sejam desenvolvidas novas tecnologias para a criação de objetivos, assim como o aperfeiçoamento de recursos gráficos para profissionais deste segmento. Estes pontos são importantes para as empresas que utilizam serviços a partir de profissionais do desenho industrial, uma vez que a pesquisa adequada e o desenvolvimento de melhores ferramentas de trabalho podem representar a melhoria no orçamento destas empresas; refletindo, por conseguinte, em sua geração de renda.

DIVISÕES DO DESENHO TÉCNICO

Existem diferentes cursos para formação em desenho industrial, sendo muitas vezes oferecidos desde o Ensino Médio, quando é possível realizar um curso técnico na área, paralelo à formação acadêmica básica. Além de cursos livres e específicos para cada uma das diferentes áreas de interesse, também são oferecidos cursos de graduação, Pós-Graduação e especializações. Para quem deseja ingressar no campo do desenho industrial é bastante recomendado possuir o domínio de outros idiomas, de forma mais efetiva para língua inglesa, uma vez que muitos dos recursos utilizados, bem como a grande quantidade de informações – especialmente para a arte gráfica – são compartilhados em idioma inglês. Este ponto pode representar melhores oportunidades de atuação no mercado, além das competências desenvolvidas pelo estudante ou pelo profissional. Esta área também valoriza o profissional que demonstra interesse por diferentes segmentos de cultura, pois suas atividades muitas vezes acontecem de forma conjunta com profissionais de outras áreas, ou por meio da utilização de recursos de ouros segmentos, como a música, a pintura e a arquitetura.

 

FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Os cursos para formação de uma profissional do desenho industrial apresentam diferentes períodos de duração, uma vez que acontecem em diversos níveis, desde o Ensino Médio até diferentes segmentos e níveis de especialização. Para os cursos superiores de graduação, o tempo de formação é de 4 (quatro) anos e as disciplinas que compreendem a rotina de estudo do aluno são as apresentadas na base de estudos das ciências exatas e humanas. Somente no decorrer do curso, o aluno passa a ter contato com um conteúdo mais específico, como a utilização de ferramentas e recursos da área gráfica, assim como elementos que compõem as artes visuais, tais como a fotografia e o desenho. Em determinado momento durante sua formação, o aluno deverá optar por um dos segmentos do desenho industrial; programação visual, design da embalagem ou projeto do produto. Finalizada a formação – e de acordo com o segmento de atuação escolhido – o profissional poderá desenvolver atividades em agências de propaganda e publicidade, empresas do segmento de comunicação, indústrias de embalagens, laboratórios de pesquisa de matérias-primas e produção de materiais, indústrias automobilísticas, empresas de desenvolvimento de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, empresas de pesquisa de mercado, indústrias do segmento alimentício e diversas outras áreas de atuação. Com a efetiva oferta de trabalho para a o profissional desenho industrial, o domínio de diferentes idiomas e a realização de cursos de especialização são diferenciais no mercado de trabalho.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL

 

Instituição: UNIP

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.unip.br/ensino/graduacao/tradicionais/exatas_des_industrial.aspx

 

Instituição: FADIM

Cidade: Mauá – São Paulo

Link para o curso: www.fadim.edu.br/

 

Instituição: UNB

Cidade: Brasília – Distrito Federal

Link para o curso: www.unb.br/aluno_de_graduacao/cursos/desenho_industrial

 

Instituição: UFES

Cidade: Vitória – Espírito Santo

Link para o curso: www.car.ufes.br/ddi

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “DESENHO INDUSTRIAL | CURSO, FACULDADE E TÉCNICO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *