Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Técnicos > CURSOS TÉCNICOS | SUA IMPORTÂNCIA

CURSOS TÉCNICOS | SUA IMPORTÂNCIA

A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TÉCNICOS

Para os estudantes que estão em tempo de iniciar os estudos do segundo grau, bem como, para quem já completou esta fase e procura uma qualificação específica, antes de iniciar o período de curso superior, os cursos técnicos são uma opção bastante indicada. Quando realizada de forma concomitante ao Ensino Médio, a formação técnica pode oferecer, desde o início da vida profissional, uma prévia qualificação que é bastante valorizada para diversas áreas. Da mesma forma, para quem busca recolocação no mercado de trabalho, ou pretende ingressar em uma nova área sem a formação em curso superior, estes cursos podem oferecer a qualificação adequada, de acordo com o interesse do profissional. Entre outras indicações, um dos pontos mais interessantes para quem opta por realizar qualquer curso técnico é a oportunidade de freqüentar programas oferecidos de forma gratuita e que acontecem, especialmente, em instituições de ensino com reconhecida tradição por conta da qualidade em seus projetos educacionais. Existem cursos técnicos para todos os segmentos da economia e o mercado de trabalho reconhece, desde o início de qualquer um destes programas, a capacidade do aluno em desenvolver seu conteúdo na prática, por meio de estágios onde o contato com a futura profissão é efetivo. É possível destacar alguns dos cursos que mais oferecem vagas em instituições particulares e gratuitas:
Leia também: Cursos profissionalizantes gratuitos

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Este curso é direcionado para a formação de quem deseja ingressar no setor industrial, especialmente no contato com a construção civil; tanto na parte operacional, como na pesquisa sobre produtos para a área. Durante o curso são desenvolvidas as disciplinas relacionadas às ciências exatas e o aluno poderá realizar um estágio supervisionado. O mercado de trabalho oferece vagas para construtoras, incorporadoras, gestão de equipe no desenvolvimento de projetos para obras, pesquisas sobre novas tecnologias, atuação em fábricas de materiais, em empresas de controle qualidade e diversos outros setores relacionados. A duração média do curso é de 2 (dois) a 3 (três) anos.

# Curso técnico em edificações

 

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Para quem deseja ingressar no desenvolvimento de atividades para a área da saúde, o campo de atuação e as ofertas existentes no mercado de trabalho são positivos. Este é um dos segmentos que possui maior rotatividade profissional e não faltam ofertas de vagas para profissionais bem qualificados. A realização de um curso técnico em enfermagem oferece ao profissional a oportunidade de atuar em hospitais, em clínicas médicas, em laboratórios de pesquisa, em instituições de ensino, em empresas voltadas para a medicina do trabalho e em muitos outros campos. Com duração média de 2 (dois) a 3 (três) anos, o curso baseia-se no estudo das ciências biológicas e exatas.

# Curso técnico em enfermagem

# Faculdade de enfermagem

 

CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA

O curso técnico em eletrônica é um dos mais antigos programas educacionais oferecidos neste nível e da mesma forma, um dos que possui uma das demandas mais efetivas de alunos. Ele aparece ainda, como uma das formações que mais oferece oportunidades no mercado de trabalho, pois o campo de atuação para um profissional qualificado em eletrônica apresenta oportunidades em todos os segmentos da economia. Após o término da formação, que possui a duração aproximada de 2 (dois) a 3 (três anos), o profissional tem a oportunidade de atuar em indústrias montadoras e de tecnologia da informação ou áreas relacionadas, assim como em qualquer empresa que disponha de ferramentas digitais em sua operação.

# Curso técnico em eletrônica

 

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O profissional qualificado de forma adequada para a atuação na área de segurança do trabalho encontra oportunidades de atuação em todos os campos do mercado. Empresas de todos os segmentos da economia possuem equipes que desenvolvem projetos para a boa qualidade de saúde de seus funcionários e todas as etapas que compreendem estes projetos são acompanhadas por um profissional de segurança do trabalho. De forma mais efetiva, o setor industrial oferece oportunidades, por conta do grande número de fábricas e indústrias com grande demanda profissional. O curso tem a duração aproximada de 2 (dois) a 3 (três anos) e o aluno terá contato com das disciplinas para ciências exatas, assim como o conteúdo específico para esta formação.

# Curso de segurança do trabalho online

 

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

A formação para área de eletrotécnica tem a duração estimada de 2 (dois) a 3 (três) anos e as disciplinas que compreendem o estudo da física e da matemática são as principais para este curso. Este segmento tem sua atuação ligada aos profissionais da área elétrica e suas atribuições oferecem a oportunidade de desenvolver atividades em todos os segmentos da economia, pois todas as empresas necessitam de seguras ligações elétricas para o funcionamento. O profissional da área de eletrotécnica pode atuar no projeto de instalações elétricas simples ou de alta complexidade; coordenar equipes da área; atuar em indústrias ou fábricas de componentes eletrônicos; atuar em empresas de telecomunicações e companhias de abastecimento de energia, assim como em empresas que desenvolvem novos produtos e tecnologias.

# Curso de eletrotécnica

 

CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA

Com a crescente industrialização e a instalação de pólos industriais em todo o país, a atuação do profissional qualificado para a área de mecatrônica torna-se cada vez mais efetiva. O curso técnico para este segmento é a primeira etapa para a formação adequada e ingresso no mercado de trabalho, pois, além de oferecer sólido conteúdo, o aluno também tem a oportunidade de realizar um estágio onde seus conhecimentos serão desenvolvidos na prática. A duração do curso é de 2 (dois) a 3 (três) anos, em média, e as disciplinas apresentadas compreendem o estudo das ciências exatas, da física, da química e da informática.

# Curso de macatrônica

# Engenharia mecatrônica

 

Os cursos técnicos tem importância equilalente hoje a uma faculdade no mercado de trabalho, não perca tempo e matricule-se já na área desejada!

Grande abraço a todos e espero ter ajudado com as dicas.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

2 comentários em “CURSOS TÉCNICOS | SUA IMPORTÂNCIA

  1. QUERO FAZER UM CURSO TECNICO EM PSICULTURA, POIS NOSSO ESTADO TEM MUITO POTENCIAL PARA A AREA DE PSICULTURA COM MUITA AGUA NO ESTADO DO TOCANTINS. COMO FASSO PARA MI ESCREVÉ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *