Cursos gratuitos em Belém-PA informações sobre inscrições

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM – PA OFERECE DUAS MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS

A Prefeitura Municipal da cidade de Belém – PA oferece mais de duas mil vagas para diversos cursos gratuitos que compreendem áreas de atuação distintas, com várias oportunidades para estudantes, empreendedores e trabalhadores. Este programa de ensino é uma iniciativa do Fundo Ver-o-Sol, que é um órgão de fomento ao empreendedorismo da Prefeitura Municipal de Belém – PMB.  Todos os cursos são realizados por meio de parcerias com Instituições de Ensino Superior – IES, além de Sebrae, Senac e Banco do Brasil. Ao término das aulas, todos os participantes que estiverem de acordo com as condições recebem certificado de conclusão assinado por todas as IES.

 

QUAIS OS CURSOS OFERECIDOS

Os cursos são oferecidos para crianças a partir dos 7 anos (para o curso de informática básica) e para adolescentes e adultos para todos os outros segmentos. Os residentes na cidade de Belém que estiverem interessados podem optar pelos cursos de Informática Básica e Avançada, Manipulação de Plantas, Produção de Cosméticos Artesanais e Gestão Empreendedora.  Também, pensando na proximidade do Natal são ofertadas vagas para os cursos de embalagens de presentes, produção de bombons e trufas (para cadastro reserva), e preparo e decoração de bolos. Exclusivamente para os cursos do Programa Inclusão Digital, o aluno pode optar por freqüentar as aulas na instituição parceira mais próxima da sua casa, de acordo com os locais e vagas disponíveis.

 

SISTEMA DE VAGAS

Cursos de Informática: são oferecidas 1500 vagas e a participação nos cursos é garantida somente aos moradores de Belém, com idade mínina à partir de sete anos e que seja alfabetizado. Apenas os alunos que concluírem o curso de informática básica, pelo programa inclusão digital, poderão participar do curso de informática avançada. Para receber o certificado de conclusão de curso é necessário ter, no mínimo, 80% de presença nas aulas. Cursos de capacitação profissionalizante: para moradores de Belém que tenham a partir de 18 anos e que, preferencialmente, estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio. Para receber o certificado de conclusão de curso é necessário ter, no mínimo, 80% de presença nas aulas.

Curso de Manipulação de Plantas: 25 vagas;

Curso de Produção de Cosméticos Artesanais: 25 vagas;

Curso de Gestão Empreendedora: 50 vagas;

Curso de Embalagens para presentes: 25 vagas;

Curso de Preparo e decoração de bolos: 25 vagas;

 Curso de Bombons e trufas (para cadastro reserva)15 vagas.

Para esta disciplina, somente aqueles que tiverem 100% de freqüência receberão o certificado de conclusão do curso. Cursos ofertados em parceria com o SENAC – Para moradores de Belém que tenham a partir de 18 anos, e que tenham ensino fundamental completo. O aluno que chegar atrasado ou faltar no primeiro dia de aula, perde a vaga no curso.

 

COMO PARTICIPAR

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas na sede do Fundo Ver-o-Sol localizada à Avenida Cipriano Santos, nº 40, das 8h às 13h. No momento do preenchimento da vaga, é necessário apresentar os documentos originais e cópias da identidade, CPF, comprovante de residência de Belém e uma foto 3×4. Ao se inscrever, também é necessário informar e-mail e telefone para contato. São ofertadas 200 senhas de atendimento por dia. Mais informações pelo telefone: 3236-1886, ou por meio do portal do Fundo Ver-o-Sol: www.fundoverosol.com.br

One comment

  1. ellen cristina disse:

    os cursos são muito bons mas o fato é que é só informatica basica que tem para menores de 18 anos , poxa tem jovens que tem menos de 18 anos e querem se formar mas rapido poderia abrir vaga para menores por que assim ria melhorar as nossas vidas …. e poder entrar nomercado de trabalho mas cedo !!! mais fora isso é muito bom esse trabalho da fundação ver-o-sol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *