Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Técnicos > CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA COM CREA

CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA COM CREA

CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA

A formação para o profissional que atua no campo da mecatrônica pode acontecer tanto para o nível técnico quanto para o superior. Para quem deseja realizar um curso que acontece por meio do sistema de ensino a distância existem diversas opções de cursos técnicos disponíveis, que possibilitam ao aluno obter a certificação necessária para requerimento do registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura; sendo este dado válido também para quem procura por um curso tecnólogo em mecatrônica. Para que o profissional esteja apto a atuar neste segmento da economia é necessário que sua qualificação seja realizada da forma mais aprofundada possível incluindo a constante participação em cursos que possibilitem ao profissional acompanha as constantes mudanças que acontecem em decorrência da permanente evolução das tecnologias eletrônicas. Isto se deve ao caráter mais específico que a mecatrônica possui em relação à eletrônica e à eletrotécnica, portanto, as funções desenvolvidas para profissionais deste segmento demandam uma carga de qualificação e de estudos consideravelmente mais efetiva. Os setores que empregam os profissionais da mecatrônica são o automobilístico; químico e petroquímico; o setor de alimentos e automação para grandes linhas de produção; setores que compreendem empresas voltadas para a área de tecnologia da informação; empresas presentes em pólos navais e grandes pólos industriais; setores de importação e exportação; área de transporte em grande escala; setores de montagem, desenvolvimento e produção aérea. Entretanto é possível que empresas de outros segmentos ofereçam oportunidades para profissionais da mecatrônica, de acordo com as atividades desenvolvidas em áreas específicas dessas companhias, como é o caso das grandes empresas que desenvolvem projetos e produzem materiais para uso doméstico, como a chamada linha branca.

 

O CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA E O CREA

Algumas das disciplinas presentes na rotina de estudos de um aluno em qualificação técnica para mecatrônica são as que compreendem o contato com a área de eletrônica; como as ciências exatas. Neste caso é possível encontrar conceitos de eletrônica no meio digital, eletrotécnica, física, termodinâmica, cinemática, estática, robótica, automação em diferentes níveis, metrologia, processo de fabricação mecânica, hidráulica, pneumática, térmica e outros atividades. Já para o campo da matemática, a rotina de estudos é constante, pois todo o trabalho desenvolvido pelo profissional da área de mecatrônica é embasado na realização de cálculos. Desta forma, o aluno entenderá os conteúdos para geométrica, álgebra, diferentes cálculos; como numérico, diferencial e integral, equações, estatística e outras atividades. Ainda, as ciências da computação também se apresentam no conteúdo programático, com atividades em linguagens de programação. Por fim, o aluno pode obter contato com outras disciplinas, que variam de acordo com a proposta educacional de cada escola. Quanto ao registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, a obtenção deste registro é opcional por parte do profissional, por não ser obrigatória a apresentação nas empresas para o exercício das atividades em mecatrônica, entretanto, algumas empresas de diferentes segmentos que empregam profissionais deste setor podem solicitar o registro de acordo com suas políticas internas. Isto pode acontecer especialmente em empresas de grande porte, como as que atuam em grandes pólos industriais e para que o profissional obtenha o registro no conselho é necessário que possua a certificação em mecatrônica válida. Assim, cabe ao profissional avaliar a instituição escolhida para realizar sua formação, sempre questionando todos os aspectos do curso que é oferecido, com o objetivo de entender se a escola oferece essa certificação, que pode conferir ao profissional, o registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

 

ONDE ENCONTRAR CURSO TÉCNICO DE MECATRÔNICA

UNITAU – Universidade de Taubaté – São Paulo: A universidade que está localizada no interior de São Paulo oferece curso técnico em mecatrônica e disponibiliza todas as informações necessárias em sua página: www.site.unitau.br//colegio-unitau/educacao-profissional/tecnico-em-mecatronica .

 

CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais: A instituição que é filiada ao Ministério da Educação oferece este curso, entre diversos outros para os estudantes mineiros das cidades de Belo Horizonte, Varginha e Nepomuceno. Todas as informações em: www.cefetmg.br .

 

Escola Técnica Rezende-Rammel – Rio de Janeiro: A escola está localizada no município de Lins de Vasconcelos e atende aos estudantes interessados em realizar o curso técnico em mecatrônica. Para mais informações: www.etrr.com.br/cursos_mecatronica.htm .

 

Instituto Nossa Senhora da Glória – Rio de Janeiro: Com sede na cidade de Macaé, a instituição oferece o curso por meio de um programa com diferentes cargas horárias e os interessados podem verificar todas as informações na página: www.insgmacae.com.br .

 

EXPOENTEC – Cursos Técnicos – São Paulo: A escola está localizada na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo e oferece o curso técnico em mecatrônica, com duração de 3 semestres. Mais informações: www.expoentec.edu.br .

 

SENAI: Já muito tradicional na educação profissionalizante em todo o país, o SENAI oferece este curso em diversas unidades e também na cidade de Florianópolis. Todas as informações em: www.senai.br .

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

2 comentários em “CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA COM CREA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>