Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Técnicos > CURSO TÉCNICO ELETROTÉCNICA A DISTANCIA COM CREA

CURSO TÉCNICO ELETROTÉCNICA A DISTANCIA COM CREA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA A DISTÂNCIA COM CREA

Por definição, a eletrotécnica é o campo de atuação que permite ao profissional desenvolver atividades voltadas para o projeto, a produção, a manutenção e a utilização de componentes e equipamentos eletroeletrônicos, em empresas de diversos segmentos da economia. As competências que caracterizam o profissional da área de eletrotécnica devem estar em constante aperfeiçoamento, com o objetivo de acompanhar a evolução dos meios eletrônicos e digitais que aconteceu durante as últimas décadas e assim permanece; desta forma fazendo com que a eletrotécnica apareça como um segmento dos que mais oferece oportunidades de trabalho para quem possui uma qualificação reconhecida. Deste modo é importante que o interessado em atuar nesta área procure um curso que ofereça a certificação válida para o requerimento do registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – o que pode significar um diferencial na hora de encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho, neste segmento. Neste sentido, uma das oportunidades mais indicadas para estes profissionais é a realização de um curso a distância, devido ao caráter dinâmico que este tipo de formação pode oferecer. A qualificação que é ministrada por meio do sistema de ensino virtual oferece possibilidades mais flexíveis para quem a realiza, pois o aluno pode conciliar os estudos com outras atividades acadêmicas e profissionais, bem como, a possibilidade de desenvolver o programa educacional partindo de diferentes localidades. Porém, o profissional deve saber que o ingresso em vagas nesta área do mercado de trabalho não está vinculado ao registro no conselho, deste modo, esta opção aparece somente como um diferencial nas qualificações de um profissional.

 

 O MERCADO DE TRABALHO

Para quem pretende desenvolver atividades neste segmento do mercado de trabalho, ou já é profissional da área e deseja ampliar o campo de atuação é possível encontrar oportunidades de trabalho em empresas que desenvolvem diferentes atividades, ou mesmo, atuar de forma autônoma. Alguns dos segmentos que empregam estes profissionais são: o setor industrial; em siderúrgicas, metalúrgicas, empresas do ramo de transporte naval, rodoviário e aéreo. Também empresas ligadas ao setor de prestação de serviços, desenvolvimento, produção e manutenção de materiais, projetos de grandes empresas montadoras, empresas de telecomunicações, bem como companhias do setor de construção civil, na área que compreende a utilização de máquinas de todos os portes, para a realização de obras em diferentes setores. Assim é possível classificar o campo de atuação do profissional da eletrotécnica da seguinte forma: atuação em concessionárias de distribuição, geração e transmissão de energia elétrica; grupos de telecomunicações de diversas localidades; empresas de água e saneamento; desenvolvimento de projetos técnicos; instalação e manutenção de equipamentos elétricos; desenvolvimento, montagem e manutenção de aparelhos e equipamentos elétricos e eletrônicos. Para tanto, o profissional ou o aluno interessado em atuar nesta área deve apresentar um perfil de facilidade com as ciências exatas, os cálculos e a matemática, deve também ser bastante atencioso e dedicado aos estudos e todas as atividades desenvolvidas e sobretudo, possuir grande capacidade de concentração.

 

FORMAÇÃO E REGISTRO NO CREA

O vínculo empregatício não depende do registro no conselho, ou seja, para que um profissional desenvolva atividades em eletrotécnica, não é exigido que possua o reconhecimento por parte do CREA. Entretanto, este registro é considerado um diferencial e pode ser decisivo na hora de ingressar em uma oportunidade no mercado de trabalho, que possa eventualmente evoluir e apresentar um plano de carreira interessante para o profissional. Assim, esta certificação é opcional, exatamente por não ser exigida por todas as empresas para o exercício da profissão de técnico em eletrotécnica, entretanto existe a possibilidade de algumas empresas de diferentes segmentos que empregam profissionais deste setor solicitarem o registro de acordo com suas políticas internas. Este dado é válido de forma mais comum em empresas de grande porte, como as que atuam em grandes pólos industriais, ou exercem atividades na prestação de serviços relacionados à eletrotécnica. Neste caso, ou se o profissional simplesmente desejar o registro – mesmo que de formas independente do vínculo empregatício – para que obtenha o reconhecimento por parte do conselho é necessário que se realize um curso técnico em eletrotécnica que ofereça a certificação válida, por meio do desenvolvimento de um conteúdo programático criterioso. Assim, cabe ao profissional avaliar com cuidado a instituição escolhida para realizar sua formação, sempre questionando todos os aspectos do curso que é oferecido, com o objetivo de entender se a escola oferece a certificação válida para efetuar o requerimento do registro no conselho, de forma independente de sua situação profissional atual.

 

ONDE ENCONTRAR A FORMAÇÃO

SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL: A escola oferece o curso com certificação adequada para todo o território nacional. Mais informações, neste link: www.senai.br .

 

COLÉGIO POLIVALENTE: O curso oferecido possui o conteúdo programático adequado para que o aluno receba a certificação necessária e faça o requerimento da certificação do CREA. Todas as informações no endereço eletrônico da escola, neste link: www.colegiopolivalente.com.br .

 

ESCOLA ELECTRA: http://www.escolaelectra.com.br/commune/

 

CTEC CURSOS: http://www.cteccursos.com.br/cursos-tecnicos/tec-eletrotecnico

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

33 comentários em “CURSO TÉCNICO ELETROTÉCNICA A DISTANCIA COM CREA

  1. Boa noite, diga-me como funciona este curso em relação as dúvidas e acompanhamento do curso de Eletrotécnico, como também o valor do curso e se o certificado é reconhecido pelo MEC.

  2. OLÁ! gostaria de saber todas as informaçoes contidas neste curso , ex: direito ao crea , credenciado pelo mec,garga horaria ,valores,materiais didaticos ou web,entrega de certificado . Tenho muito interesse pois trabalho com eletrica há mais de 20 anos e perdi muitas oportunidades .att…

  3. Eu fiz curso de comando elétrico ,curso instrumentação industrial,eletrônica basica,mas não tem o
    eletrotecnico.
    Eu gostaria de faser o curso eletrotecnico on-line.
    já trabalho com elétricidade a mais de 20 anos.

  4. gostaria de saber qual o custo para fazer este curso, quantas horas de curso , requisitos . pode ser feito somente online .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>