Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Certificados > Cursos Online > Curso Guia de Turismo

Curso Guia de Turismo

Mercado e salário guia de turismo

O turismo no Brasil, em determinadas localidades, é significativo. A movimentação financeira também é algo que motiva profissionais de diversas áreas, pois, quer seja no ramo da alimentação, lazer, dentre outras, a necessidade de oferecer ao turista condições favoráveis é percebida.

A região Nordeste está entre as mais visitadas, por conta das belas praias e cultura, de modo geral. O povo é alegre e isso contagia aqueles que sempre arrumam um jeito de retornar. No Sudeste, o Rio de Janeiro se destaca, por motivos similares.

Há também aquelas áreas que se destacam por oferecer opções como o ecoturismo, por exemplo. Ou seja, outro segmento que encontra os seus adeptos mundo afora. Dessa forma, o guia precisa estar preparado para direcionar, bem como solucionar casos adversos, se aparecer.

 

Curso de guia de turismo online

 

Preparação

Antes de mais nada, quem pensa seguir carreira nessa área precisa ao menos possuir o inglês afiado, por se tratar de um idioma comum em diversascurso de guia de turismo online nações. O espanhol aparece também como uma das línguas mais faladas do mundo, sendo assim, demonstrar interesse inicial por uma dessas, pode ser a chave para o sucesso.

 

Ementa

O curso engloba disciplinas diversas, capazes de contribuir para a formação do profissional. Dentre as quais estão: relacionamento interpessoal, conhecimentos básicos de primeiros socorros, introdução ao turismo, mercado de trabalho, legislação, comunicação, fluência em outros idiomas, comportamento do guia de turismo, dentre outras atividades.

 

Quanto tempo dura?

Esse é um curso de capacitação, por isso dura em média 40 horas. Todavia há os técnicos e de ensino superior. Ou seja, tem para todos os tipos de expectativas.

 

Faculdade e cursos técnicos de turismo

  • http://www.uva.br/cursos/graduacao/turismo
  • http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/faceuni/faceuniCapa/faceuniGraduacao/faceuniGraduacaoTurismo
  • https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=27&codcur=27531&codhab=4&tipo=N&print=true
  • FAETEC RJ
  • CEFET
  • Escolas Técnicas estaduais
  • ETEC
  • Institutos Federais
  • SENAC
  • SENAI
  • PRONATEC
  • SiSUTEC

 

Modalidades de estudo

O interessado pode contar com o aprendizado no formato presencial ou à distância. No último caso, alguns encontram a flexibilidade que precisam, pois muitas vezes não podem cumprir uma grade fixa, com horários e dias pré-determinados.

Mas levar um curso via internet requer disciplina e organização, pois do contrário, fica praticamente impossível seguir. O lado positivo é que o aluno pode consultar as aulas em vídeo, sempre que necessário. No entanto, o lado prático fica comprometido. Ou seja, ele terá que buscar estágios na área, por conta própria.

 

Mercado de trabalho

O turismo em algumas regiões têm melhorado, porém, há aquelas que o trabalho é garantido o ano todo, ou seja, a demanda é bem alta. Há, inclusive, alguns hotéis que capacitam os seus profissionais, a fim de ter mão-de-obra qualificada garantida.

É bem comum encontrar nessas empresas ofertas em proficiência em algum idioma, no intuito de melhor atender os turistas e clientes. Mas, o turismo não se resume apenas nesse segmento. Hoje existem algumas modalidades e uma delas é o ecoturismo, cujo público tem o interesse de desfrutar do que há de mais belo na natureza.

Os ganhos financeiros podem varia entre 1.500 a 2.500 reais para os que possuem a capacitação, apenas, mas isso pode melhorar, significativamente, se profissional buscar por mais qualificação. Quem realmente gostar de atuar nessa área, o mais recomendável é que busque por uma faculdade que ofereça essa opção, para depois seguir se especializando.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *