Curso de Topografia | Topógrafo

CURSO DE TOPOGRAFIA

A topografia o segmento da ciência responsável pelo estudo que toda a questão geográfica, em diversas localidades e com diferentes propósitos. De forma geral, esta atividade atua sobre todos os possíveis acidentes geográficos que eventualmente se apresentem em terrenos – tanto nas grandes cidades, como em localidades do interior como áreas rurais, espaços pouco povoados e grandes extensões de floras, matas e florestas preservadas.

O estudo de cada uma dessas áreas tem o objetivo de mapear todo o terreno e identificar todas as informações de medidas perímetro, possíveis variações do solo como um todo, incidência de diferentes condições geográficas e catalogar todas os dados coletados como conhecimento preciso sobre determinada localidade.

O profissional que atua com todas essas atividades é chamado topógrafo e o documento oficial que descreve com detalhe todas as informações que foram coletadas em uma área de estudos é denominado planta topográfica. A atuação do profissional deste segmento acontece, geralmente, em parceira com outros profissionais, tais como geógrafos, engenheiros e diversos outros, uma vez que a topografia é bastante utilizada em obras e todas as modificações necessárias que um local possa sofrer.

curso de topografia

 

COMO ATUA O PROFISSIONAL

A atividade do topógrafo está diretamente ligada às mudanças que podem ocorrer em diferentes localidades, especialmente obras, construções em geral ou grandes modificações que envolvam a alteração ou a necessidade de mapeamento de qualquer tipo de terreno. As atividades da engenharia acontecem sempre por meio do acompanhamento de profissionais da área da topografia, uma vez que, antes de se iniciar qualquer obra é necessário que se identifique de forma bastante criteriosa o local onde será feita uma fundação.

Este estudo é válido para locais tais como terrenos, áreas de circulação viária, áreas urbanas com a presença de lotes, áreas de grande movimentação de terra e outros locais. A atividade da topografia também é largamente utilizada em países ou localidade que apresentam um histórico ativo de fenômenos naturais, como terremotos e outras incidências que possam ocasionar grandes mudanças na geografia local.

Desta forma, o objetivo da atuação do profissional topógrafo é reconhecer e identificar todos os locais que precisem de mapeamento, com o propósito de garantir a segurança sobre a permanência nestes locais e a preservação natural.

 

COMO INGRESSAR NESTA ÁREA

Todas as atividades relacionadas às ciências exatas exigem de seus profissionais características bastante específicas para atuação, e, para o caso da topografia é possível destacar algumas delas, tais como:

 

  • Grande interesse pelas ciências exatas
  • Facilidade na realização de cálculos matemáticos
  • Interesse por questões relacionadas à geografia e às ciências ambientais
  • Grande capacidade de organização
  • Método
  • Facilidade na solução de problemas
  • Raciocínio rápido

 

Para quem deseja ingressar no segmento estão disponíveis diversos cursos de base e diferentes programas educacionais que se destinam a especialização para curso de topografoprofissionais que já possuem prévia experiência acadêmica. Por ser uma profissão de certa forma incomum, é necessário que indivíduo interessado em desenvolver atividades nesta área realize uma pesquisa detalhada sobre as possibilidades disponíveis sobre a realização de cursos de formação. É comum que a primeira etapa para esta formação aconteça por meio da realização de um curso técnico para que então este profissional, juá ambientado e familiarizado com as práticas do segmento, procure uma formação para o ensino superior.

O ingresso em cursos de diferentes campos de trabalho também pode oferecer um conhecimento básico sobre a topografia, como acontece para o caso dos programas educacionais voltados para a formação em Geografia, Engenharia Civil e outras áreas correlatas.

 

ONDE REALIZAR A FORMAÇÃO

Para iniciar suas atividades acadêmicas na topografia é importante que o interessado estude a profissão e entenda o seu funcionamento, para garantir a escolha certa de seu segmento de atuação. Uma vez determinada a escolha desta atividade, deve-se pesquisar os cursos disponíveis e as oportunidades de aprendizado de acordo com os programas oferecidos para encontrar o mais adequado. Algumas das instituições que oferecem esta formação são:

 

META ESCOLA TÁCNICA – BELO HORIZONTE: www.metaescolatecnica.com.br

 

TOP DATA – RIO DE JANEIRO: www.cursotopdata.com.br/

 

UFRJ – RIO DE JANEIRO: http://nova.fau.ufrj.br/index.asp?n1=2&n2=ocurso&n3=1&n4=FAT230

2 comments

  1. Golay disse:

    preciso fazer este curso técnico de topografia urgente mas estou residente em angola na provincia de luanda sera que é possivel?
    respondem em por este email.

    é urgente

  2. Preciso fazer este curso técnico urgente em topografia,pois na minha região a construção civilestá em grande desenvolvimento. mais não temos esse cerso aqui,pois quero saber se posso fazer á distancia. ja trabalho na área á 06anos na eng civil. espero um retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *