Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Técnicos > Faculdade / universidade > CURSO DE QUIROPRAXIA

CURSO DE QUIROPRAXIA

A quiropraxia é um segmento da área da saúde que é praticado sem a necessidade que o profissional seja formado em medicina, pois, a principal função desta ciência é a prevenção e o tratamento de possíveis doenças dos sistemas muscular, nervoso e da parte óssea de um indivíduo. Esta prática é desenvolvida por meio de terapia manual, ou seja, de sistemas de massagens específicas para cada tipo de diagnóstico. Desta forma, de acordo com a necessidade de cada paciente, o profissional da área de quiropraxia – chamado quiropraxista – poderá encaminhar o indivíduo para um médico especialista. Neste ponto é possível reconhecer esta atividade em parceira com a atuação de outros profissionais da área da saúde, tais como ortopedistas, fisioterapeutas e até mesmo médicos neurologistas ou que cuidem de disfunções alimentares, como os nutricionistas. O método de tratamento que é desenvolvido na quiropraxia faz uso de terapias físicas corporais, sem a utilização de medicamentos, ou seja, o profissional apenas submete o indivíduo a uma série de exercícios para correção de postura por exemplo, bem como, sessões de massagens terapêuticas específicas e orientação sobre a parte nutricional. A demanda por profissionais deste segmento aumentou de forma bastante significativa nos últimos anos, por conta do grande número de indivíduos que procura alternativas aos tratamentos ministrados por meio do uso de medicamentos. Este fator pode oferecer ao profissional desta área boas oportunidades de colocação no mercado de trabalho, de acordo com sua formação e suas competências desenvolvidas em cursos de especialização. O contato do profissional com outros tipos de tratamentos e tecnologias desenvolvidas para atuação sem a utilização de medicamentos também pode ser um diferencial para o exercício de atividades nesta área, um vez que as informações em maior quantidade oferecem melhores soluções e alternativas de trabalho.

COMPETÊNCIAS PARA O PROFISSIONAL DA QUIROPRAXIA

O interesse pela área da saúde é o principal requisito para quem deseja ingressar neste segmento. A busca  por conhecimento sobre terapias alternativas, sobre as práticas desenvolvidas em outras localidades e a vontade de identificar as melhores soluções que podem ser oferecidas aos pacientes devem ser a base do trabalho para o profissional da área de quiropraxia. O conhecimento dobre outras aeras da saúde e também da medicina é fundamental para este profissional, pois, apesar de sua prática não envolver o tipo de tratamento convencional que é  ministrado por meio de remédios, o profissional da quiropraxia deve demonstrar seu conhecimento para identificar da forma correta a necessidade de seu paciente e encaminhá-lo para um médico especialista quando necessário. Muitas vezes, a prática da quiropraxia também pode ser aliada a outros tipos de tratamento, tais como a homeopatia e até mesmo a alopatia – que consiste no tratamento convencional mais utilizado, ou seja, por meio da utilização de medicamentos. Entretanto, para que um paciente encontre a devida solução para suas necessidades na quiropraxia é necessário que todo tipo de recomendação feita pelo profissional quiropraxista seja obedecida e neste, neste ponto, cabe a este profissional a tarefa de diagnosticar da forma correta assim aplicar o tratamento de forma a apresentar resultados práticos para seu paciente, seja com o tratamento por meio da quiropraxia, ou, no momento de encaminhar seu paciente para um outro profissional especialista da área da saúde.

 

A FORMAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

A formação adequada para quem deseja se tornar um profissional da área de quiropraxia acontece por meio da realização de curso superior de graduação e este curso tem a duração média de 4 (quatro) anos. Entretanto existem diversos programas de especialização, cursos de menor duração, programas educacionais voltados especificamente para profissionais que já possuem outras competências na área da saúde e desejam aprofundar-se em quiropraxia e até mesmo Pós-Graduação na área. Desta forma, o profissional pode optar entre os vários cursos existentes, de acordo com sua necessidade. Durante a realização de um curso de graduação, por exemplo, as matérias básicas com as quais o aluno terá contato durante os primeiros anos de formação são as que compreendem o estudo das ciências da saúde e as ciências exatas e então, no decorrer do curso, o programa de estudo torna-se mais específico de acordo com a formação para a área de quiropraxia. Já para o mercado de trabalho deste segmento, as possibilitadades para o profissional são bastante amplas e permitem que ele realize atividades em clínicas especializadas; centros médico terapêuticos; institutos de pesquisa voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias para a área da saúde; coordenar ou integrar equipes de medicina do trabalho existentes em diferentes segmentos de empresas; atuar em clínicas de medicina do trabalho, na realização de exames periódicos e tratamentos específicos.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE QUIROPRAXIA

Instituição: Anhembi Morumbi

Cidade: São Paulo

Link para o curso: http://portal.anhembi.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=140&sid=11

 

Instituição: CBA

Cidade: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Ceará.

Link para o curso: www.abacocba.org.br/pages/tec_quiropraxia.asp

 

Instituição: FEEVALE

Cidade: Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul

Link para o curso: www.feevale.br/internas/default.asp?intIdSecao=172&intIdConteudo=819

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *