Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Profissionalizantes > Cursos Técnicos > Curso de Paisagismo

Curso de Paisagismo

Entenda um pouco sobre Paisagismo

As atividades que envolvem a decoração ou a montagem de ambientes são cada vez mais procuradas nos dias de hoje. Nas grandes cidades, a oportunidades de decorar o local de residência representa uma melhoria no conforto e na qualidade de vida diante do cotidiano agitado das regiões mais povoadas. Essa possibilidade se torna ainda mais interessante quando o espaço é reduzido e pequenas mudanças podem trazer melhorias consideráveis. Desta forma, a atuação dos profissionais deste segmento é bastante valorizada e confere ao indivíduo com uma boa qualificação, diversas oportunidades para desenvolver trabalhos em diversas áreas dentro desse mesmo campo.

Muitas escolas e empresas especializadas oferecem cursos de formação para esta área e o profissional ou o indivíduo interessado pode escolher seu programa educacional desde a base de conhecimento até a especialização. Um dos aspectos mais importantes sobre a atuação nesta área é a possibilidade que o profissional encontra para desenvolver atividades em diferentes setores e diversos níveis, tanto como parte de uma empresa que presta serviços de paisagismo, como também, por meio de atividades autônomas.

curso de paisagismo

 

SOBRE AS ATIVIDADES PROFISSIONAIS

A principal atribuição do profissional paisagista é a construção e a manutenção de espaços localizados em cidades e regiões do interior, com o objetivo de manter a perfeita combinação e harmonia entre as práticas corretas para a preservação do meio ambiente local e os interesses de quem reside ou trabalha naquela localidade. Desta forma, para quem deseja ingressar nesta atividade, a principal característica é o gosto pelo trato com a flora e a natureza em diferentes espaços.

O interesse pelas questões que envolvam a decoração também é fundamental, uma vez que a atividade deste profissional está diretamente ligada aos aspectos estéticos. Esta atribuição também pode acontecem em conjunto com outros segmentos, de acordo com a especificação e a necessidade de cada projeto de forma particular. Entretanto, independentemente do aspecto do trabalho ou projeto no qual o profissional estiver inserido, o conceito de preservação e cuidado com os ambientes naturais deve ser uma premissa de trabalho para a atuação do paisagista. Outras características para atuação nesta área são:

 

  • Senso estético apurado
  • Sensibilidade para a imagem
  • Interesse por arquitetura

 

COMO ACONTECE A FORMAÇÃO

Para quem deseja tornar-se um profissional deste segmento, a formação necessária exigida pode acontecer em diversas instituições de ensino, desde que paisagista e jardineiroestas sejam devidamente reconhecidas pelo MEC – Ministério da Educação, e ofereçam um programa educacional válido. De forma geral, é comum que o profissional inicie sua qualificação por meio de um curso técnico, que deve apresentar o conteúdo básico sobre os principais conhecimentos para o início na profissão.

Além dos cursos existentes já determinados, o interesse do profissional enquanto aluno sobre as questões externas de sua futura profissão é muito importante, ou seja, quando o aluno está permanentemente atualizado sobre as tendências, inovações e práticas de sua área, ele está mais bem preparado para desenvolver suas competências. Ao interessado também é possível ingressar em curso superior para a formação em paisagismo, da mesma forma que diversos pontos do conteúdo do curso são abordados em programas educacionais para graduação em áreas correlatas, tal como a arquitetura.

 

ONDE REALIZAR O CURSO DE PAISAGISMO

Antes de ingressar em um curso de formação para a área, o interessado deve verificar de forma bastante criteriosa o programa educacional que é oferecido nas instituições disponíveis, com o objetivo de verificar a validade do curso e o devido reconhecimento por parte do MEC. Esta característica é muito importante, pois, além de garantir o certificado para ingresso no mercado de trabalho, apresenta ao aluno a qualidade sobre o sistema que é adotado para a formação em sua instituição de interesse. São oferecidos programas educacionais em todas as regiões do país e é possível destacar algumas dessas instituições:

 

ABRA – SÃO PAULO:

www.abra.com.br/brooklin/cursos/paisagismo/praticopaisagismo?gclid=CK-Qlt37nLICFQoFnQodfy0A9g

 

IBRAP – CURSO A DISTÂNCIA:

www.ibrappaisagismo.com.br/

 

ESCOLA PRÓ-ARTE – CAMPINAS, SOROCABA:

www.escolaproarte.com.br/

 

UFRJ – RIO DE JANEIRO:

www.eba.ufrj.br/historiadopaisagismo/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=20

 

ESCOLA DE PAISAGISMO DE BRASÍLIA:

www.escolapaisagismobrasilia.com.br/

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

4 comentários em “Curso de Paisagismo

  1. Moro na cidade de Itaituba – Pará, gostaria muito de fazer o curso de Paisagismo, qual o local mais próximo? Pois na minha cidade não tem.

  2. Bom dia!! gostaria de fazer curso técnico de paisagismo ou formação ecologia/meio ambiente. sem mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *