Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Profissionalizantes > Curso de MOPP

Curso de MOPP

Toda a atividade que envolve o transporte de cargas exige um grau de qualificação que esteja de acordo com a responsabilidade atribuída ao profissional, todos os dias. O Brasil é um país que tem em sua malha rodoviária, uma das atividades mais efetivas em todo o mundo, com atuação em praticamente todos os estados. Isto acontece especialmente nas grandes cidades, onde o tráfego de caminhões de carga é feito nas mesas vias por onde circulam carros particulares menores, ônibus dede transporte municipal de passageiros, ônibus de companhias de viagens e outros tantos veículos de transporte, durante 24 horas por dia. Por essa razão, quando um motorista de transporte de carga tem a necessidade de se locomover com alguma carga considerada de alto risco é necessário que este profissional esteja devidamente preparado, e que possua a categoria de habilitação necessária para que tal atividade se desenvolva da forma correta. Esta determinação foi aprovada em Lei, de acordo com a proposta do Ministério dos Transportes e tem o objetivo de assegurar que os motoristas responsáveis pelo transporte de cargas com alto potencial de risco possuam a qualificação necessária para garantir não somente sua segurança, mas de todos os cidadãos que se locomovem entre cargas perigosas. Tal determinação é chamada MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos e qualificação profissional para esta categoria é realizada por meio de um curso de formação específico para a área.

 

CARACTERÍSTICAS DA CATEGORIA

moppAs disposições que definem e classificam os tipos de cargas são todas previstas pelo Ministério do Transporte e devidamente sancionadas com Leis Federais de transporte. Por definição do ministério, as cargas que apresentam este tipo de classificação são, basicamente, as que oferecem, de acordo com suas características físicas e químicas, qualquer tipo de risco, tanto para a segurança pública, quanto para a saúde dos cidadãos em um determinado local e, ainda, ao meio ambiente. Desta forma, partindo de seu grau de risco, as cargas devem também der identificadas da forma correta nos caminhões onde são transportadas e é comum encontrar essas identificações em rodovias de todo o país. Elas são feitas por meio de duas placas que devem estar visíveis nos veículos; uma vermelha – chamada rótulo de Risco, que deve informar o tipo de produto e uma outra, cor de laranja, que especifica o produto com números que são correspondentes ao seu grau de risco em tabela oficial. Atualmente, mais de 3 mil produtos estão classificados como sendo carga perigosa para transporte, pela ONU – Organização das Nações Unidas. Assim, alguns dos produtos identificados nesta categoria, entre diversos outros, são:

 

  • Líquidos corrosivos
  • Líquidos com potencial risco de combustão
  • Ácido sulfúrico
  • Gasolina
  • Querosene
  • Álcool
  • Substâncias com risco de explosão em massa
  • Produtos sólidos inflamáveis ou explosivos
  • Substâncias oxidantes
  • Todo material ou substância que exceda aos valores indicativos sobre radiação
  • Substâncias tóxicas
  • Gases diversos; tóxicos ou asfixiantes

 

inflamavelSOBRE A FORMAÇÃO

Todas as determinações foram estudadas de forma bastante criteriosa e, especialmente para o Brasil é necessário que se considere as más condições de conservação de diversas estradas, como um dos principais fatores para quem um profissional apresente a formação adequada por meio da realização do curso de MOPP. Por determinação oficial, a formação deste motorista deve ter a vigência de 5 (cinco) anos e, após este período é necessário que se realize um novo curso para reciclagem a aperfeiçoamento das competências desenvolvidas durante a rotina de trabalho. Quando um motorista recebe finaliza este programa e recebe sua qualificação, sua carteira de habilitação também é alterada e passa a indicar que seu portador está devidamente capacitado para a operação no transporte de cargas perigosas. O tempo médio para a formação é de 50 horas e cada instituição desenvolve o programa educacional de acordo com sua proposta. É importante lembrar que o profissional deve procurar a formação em uma instituição que ofereça a devida certificação, pois, somente diante dela é possível receber a comprovação na carteira de habilitação.

 

ONDE REALIZAR O CURSO

 

Instituição: AUTO ESCOLA IDEAL

Cidade: Maringá – Paraná

Link para o curso: www.autoescolaideal.com.br/curso_mopp.php

 

Instituição: SENAI GOIÁS

Cidade: Diversas regiões no estado

Link para o curso: www.senaigo.com.br/site/atividades_result.php?letra=c

 

Instituição: CIAT

Cidade: São José dos Campos – São Paulo

Link para o curso: www.ciatsjc.com.br/ciat_mopp.htm

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

6 comentários em “Curso de MOPP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>