Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > CURSO DE METEOROLOGIA

CURSO DE METEOROLOGIA

A meteorologia é o estudo dos fenômenos climáticos que podem ocorrer em todas as partes do globo terrestre. Em cada um desses locais, os profissionais atuam com o objetivo de identificar as alterações climáticas e os impactos que cada região pode sofrer de acordo com as alterações de temperatura. A atividade desses profissionais é bastante efetiva em institutos de pesquisa e em grupos de estudos, especialmente para localidades onde a incidência de alterações climáticas tem o poder de interferir na rotina de seus moradores. Deste modo, a responsabilidade de um profissional da área de meteorologia é compreender as razões pelas quais as mudanças acontecem e identificar todas as causas a partir de um embasamento científico. Partindo do estudo da física, da química e da evolução das ciências climáticas, estes profissionais compreendem de forma adequada as alterações que ocorrem em relação ao vento, à chuva, a umidade do ar, as formações de nuvens, os raios solares e outros fatores. Este profissional faz uso de ferramentas tais como radares metrológicos, satélites e dados transmitidos em meios digitais para a execução de seu trabalho. O domínio de outro idioma, de forma especial da língua inglesa é fundamental para este profissional, pois muitas das informações com as quais ele precisa ter contato durante sua rotina de trabalho são enviadas de diferentes países. Desta forma, este profissional pode desenvolver atividades em empresas que não apenas pesquisam, mas fornecem dados metrológicos para diversas outras empresas – de forma mais efetiva para grupos de comunicação que tem o objetivo de retransmitir essas informações.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E PRINCIPAIS ATIVIDADES

Em todos os países existem diversas regiões que abrigam centro climáticos para estudos meteorológicos. O trabalho desenvolvido pelos profissionais deste segmento exige diversas competências e habilidades que são identificadas como características para quem deseja ingressar nesta profissão. Algumas delas podem ser destacadas e reconhecidas a partir das próprias exigências feitas pela rotina deste trabalho, que deve ser muito detalhado, preciso e organizado. Assim, o profissional da área de meteorologia deve adquirir a capacidade de atuar dentro da mais possível organização, assim como demonstrar extrema atenção aos detalhes que podem fazer a diferença no resultado de uma pesquisa científica. Para o desenvolvimento dessas atividades, o interesse por dados climáticos, assim como pelas ciências da terra é fundamental. O estudo da biologia também é efetivo, pois todos os fatores ambientais podem interferir em algum momento em questões climáticas, alterando assim, a rotina de trabalho do profissional deste segmento. As atividades relacionadas a meteorologia são bastante específicas e desta forma, para o desenvolvimento adequado das atividades que compreendem esta área é interessante para o profissional – e pode também representar um diferencial bastante valorizado – a realização de cursos de extensão ou especializações de acordo com um ponto específico neste campo de estudos. Quando o profissional apresenta qualificações que se destacam entre suas competências, suas chances de ingressar em melhores oportunidades podem aumentar de forma bastante significativa, pois a demanda de especialistas neste segmento ainda é relativamente restrita – o que valoriza os profissional que desenvolve competências além da graduação, como o domínio de outros idiomas e cursos de especialização.

 

A FORMAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

A formação para o profissional da área de meteorologia acontece por meio da realização de curso de graduação em instituição de ensino superior e tem a duração média de 4 (quatro) anos. Nos primeiros anos de curso, as disciplinas com as quais o aluno terá contato compreendem basicamente o estudo das ciências exatas, da biologia, da física e da química. A partir do terceiro ano, o curso torna-se mais específico, com conteúdos e atividades direcionadas ao estudo da meteorologia até o término da formação. Também é exigida do aluno em curso, a realização de atividades que podem acontecer fora da sala de aula, como parte do programa de horas a serem cumpridas para atividades complementares. O curso oferecido para a área de meteorologia não acontece de forma efetiva como para outros segmentos, portanto é indicado que o interessado em realizar esta graduação realize uma pesquisa detalhada sobre o projeto pedagógico de cada instituição antes do processo seletivo para ingresso. Após a formação, o profissional poderá atuar em institutos de pesquisas climáticas e em empresas que atuam na concessão de informações sobre a meteorologia, bem como, em empresas que desenvolvem atividades ligadas à prática rural e agropecuária, pois as condições de plantio e colheita estão diretamente ligadas aos fatores climáticos. Além destas áreas, e de acordo com a formação e o desenvolvimento de competências de cada profissional, o campo de atuação pode ser ampliado.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE METEOROLOGIA

 

Instituição: UFPEL

Cidade: Pelotas – Rio Grande do Sul

Link para o curso: www.ufpel.tche.br/meteorologia/index3.php?secao=15

 

Instituição: UFPA

Cidade: Belém – Pará

Link para o curso: www.ig.ufpa.br/novo/index.phpoption=com_content&view=article&id=24&Itemid=36

 

Instituição: UFRJ

Cidade: Rio de Janeiro

Link para o curso: www.pr1.ufrj.br/index.php?option=com_content&task=view&id=143&Itemid=221

 

Instituição: UFSM

Cidade: Santa Maria – Rio Grande do Sul

Link para o curso: www.gruma.ufsm.br/meteorologia/

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “CURSO DE METEOROLOGIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *