Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > Curso de Medicina UFJF | Vestibular e dicas

Curso de Medicina UFJF | Vestibular e dicas

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF foi inaugurada em 1960, quando Juscelino Kubitschek era o então presidente da república. A cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, se tornaria no futuro um pólo acadêmico e cultural.

A Universidade é localizada afastada da cidade, uma estratégia utilizada para que os alunos pudessem se concentrar nos estudos. Atualmente, a UFJF contribui ativamente na economia da cidade, pois alunos de todo o país prestam vestibular na Universidade. Todos os seus campus possuem uma arquitetura que transpira tranqüilidade, influenciando assim os alunos a estudarem.

São 16 unidades universitárias e mais de 30 cursos de graduação, mestrados e doutorados, além de bolsas para os cursos de pós graduação. A Universidade tem grande reconhecimento em todo o território nacional e ainda recebe todos os anos estudantes de diversos países, como o Japão, Canadá e  Angola.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora, os alunos tem a oportunidade de fazer intercâmbios nas melhores universidades do mundo. È uma grande oportunidade para quem sempre sonhou em estudar em uma grande universidade e receber todo o apoio e estrutura necessária para seguir a carreira acadêmica ou entrar no mercado de trabalho.

medicina ufjf

 

SOBRE O VESTIBULAR

Devido a grande concorrência da UFJF, a Universidade emprega dois tipos de processo de admissão, sendo um o tradicional vestibular e o outro o PISM (Programa de Ingresso Seletivo Misto), para facilitar a entrada de estudantes na graduação.

O vestibular é realizado pela COPESE- Comissão Permanente de Seleção, da UFJF.  Tantas vagas para a modalidade presencial ou a distância são ofertadas pela instituição por meio do vestibular.

Enquanto o vestibular é exclusivamente direcionado para alunos do último ano do ensino médio, ou que já tenham concluído, o PISM – Programa de Ingresso Seletivo Misto acontece de forma seriada desde a primeira série do Ensino Médio.

Para maiores informações sobre as datas, obras literárias obrigatórias e valores, acesse a página de Vestibular-UFJF.

 

SOBRE A TRANSFERÊNCIA EXTERNA

O processo de transferência da Universidade Federal de Juiz de Fora não se diferencia muito das outras universidades públicas. Para maiores informações sobre datas, documentos necessários e outros requisitos, ligue para (32) 2102-3800 ou envie uma mensagem para Transferência-UFJF.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

ufjfNa Universidade Federal de Juiz de Fora, os ingressos no curso de Medicina terão a oportunidade de estudar as principais bases das Ciências Médicas.

São ofertadas 160 vagas em duas seleções, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

A Universidade prepara o profissional de Medicina para atuar tanto no setor público como particular: hospitais, postos e centros de saúde, ambulatórios, laboratórios, instituições de pesquisa, consultórios, etc.

O aluno graduado ainda tem a oportunidade de atuar na academia como professor de ensino superior. Sendo esta uma grande oportunidade para todos aqueles que se identifica com a profissão.

A Universidade tem parceria com o Hospital universitário, onde o aluno pode colocar em prática tudo que aprendeu. No Hospital universitário são ofertadas todas as principais especialidades médicas, incluindo ainda os atendimentos de emergência e urgência.

Na graduação os alunos têm a oportunidade de conhecer o trabalho médico nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

 

CARGA HORÁRIA MEDICINA- UFJF

O curso de Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora é ofertado em 6 anos, isto é, 12 semestres. As disciplinas são cumpridas em horário integral e algumas no período noturno também.

Desde os primeiros meses na universidade, o aluno será integrado à comunidade para conhecer a realidade da profissão. Na UFJF os estudantes recebem uma atenção especial a saúde pública (SUS).

Os 9 primeiros semestres do curso de medicina são considerados o período básico e profissionalizante, já os últimos, os alunos cumprem em forma de internado no Hospital Universitário ou nas Unidades Básicas de Saúde da região. Há ainda a possibilidade de internato na Santa Casa de Juiz de Fora, no Pronto Socorro Municipal, na maternidade Terezinha de Jesus, Hospital João Penido e em outros centros médicos.

 

CONTATOS

 

TELEFONE

Secretária:(32) 2102-3978 / (32) 2102-3911

Coordenação de Curso- Medicina: (32) 2102 3844

 

E-MAIL:

faleconosco@ufjf.edu.br

 

Endereço:

R. José Lourenço Kelmer, s/n. Campus Universitário. Bairro São Pedro – Cep: 36036-900- Juiz de Fora/ MG.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “Curso de Medicina UFJF | Vestibular e dicas

  1. Estou cursando o 5ºperiodo de medicina e gostaria de estar participando do processo de transferencia da UFJ . Solicito maiores informações.
    Na certeza de poder contar com sua colaboração,
    Att.
    Larissa Siqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *