Curso de Marcenaria

CURSO DE MARCENEIRO

Desenvolver atividades no campo da marcenaria pode ser uma oportunidade bastante interessante, tanto para profissionais que já possuem conhecimento, como para quem se interessa e ainda deseja ingressar nesta área. As atribuições do profissional marceneiro estão diretamente ligadas também a outros segmentos de atividades correlatas e este fator não somente valoriza a profissão como oferece condições de qualificação e especialização necessárias para reconhecimento no mercado de trabalho. Assim, além da formação variada, o profissional que apresenta características pessoas que favorecem suas atividades, pode encontrar melhores e mais variadas opções de atuação no mercado de trabalho. Isto também é válido para profissionais que atuam como autônomos, pois a profissão, em qualquer nível, necessita de um perfil específico de seu profissional para que seja desenvolvida da melhor forma. Algumas dessas características são as seguintes:

  • Interesse por atividades manuais
  • Grande atenção aos detalhes
  • Grande capacidade de concentração
  • Paciência e dedicação para trabalhos minuciosos
  • Conhecimento e interesse sobre novas tecnologias de trabalho desenvolvidas
  • Boa visão e tato
  • Bom controle das mãos

 

SOBRE O MERCADO DE TRABALHO

Esta profissão oferece oportunidades tanto para profissionais com pouco conhecimento e experiência, como para quem já atua no segmento e apresenta boa qualificação e formação acadêmica. Desta forma, a oferta de vagas é bastante diversificada e cada profissional pode encontrar oportunidades interessantes em diferentes campos dentro da profissão. Para profissionais que desenvolvem atividades de forma autônoma, suas atribuições se apresentam de diferentes formas, sendo possível atuar em diversas frentes, tais como:

  • Produção de móveis
  • Restauração de objetos e móveis antigos ou danificados
  • Produção de peças artísticas e de decoração, como artesão

Já para os profissionais que atuam em empresas, suas atividades podem acontecer também em conjunto com profissionais de áreas correlatas, tais como engenheiros, arquitetos, designers e decoradores. Neste sentido, o marceneiro pode atuar da seguinte forma:

  • Produção de móveis planejados
  • Estudo sobre as áreas onde há projetos de decoração
  • Avaliação dos materiais utilizados em determinados ambientes
  • Estudo com outros profissionais para o desenvolvimento de novas tecnologias

curso de marceneiro

SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA

Os cursos que apresentam programas neste segmento podem ser igualmente variados, de acordo tanto com o interesse, quanto o grau de formação e a necessidade de cada profissional. De forma geral, para cursos básicos, as disciplinas tratadas estão relacionadas às ciências exatas e apresentam também um conteúdo específico sobre a profissão, acompanhando o grau de formação disposto naquele programa educacional. Para os cursos mais avançados, o conteúdo se apresenta de forma aprofundada e pode abordar outras áreas, tratando em um patamar de conhecimentos aplicados.

Entretanto, para todos os níveis de formação, a marcenaria é uma profissão que oferece a oportunidade de ingresso rápido no mercado de trabalho, especialmente por conta da grande demanda existente, tanto de profissionais quanto de volume de serviços. Porém, assim como acontece para todos os outros segmentos, quanto mais qualificado o profissional estiver e apresentar melhores competências de atuação, suas oportunidades de trabalho também serão melhores.

Neste sentido, é importante que o profissional se mantenha atualizado sobre todas as práticas de sua atividade, assim como sobre as tecnologias desenvolvidas, com o objetivo de oferecer melhores serviços – para o caso do marceneiro autônomo – e melhores competências e qualificação no currículo, para profissionais de empresas.

 

ONDE ENCONTRAR A FORMAÇÃO

Para os níveis mais básicos de formação é comum encontrar programas educacionais em maior volume nas escolas que oferecem o ensino profissionalizante. Já para níveis mais avançados de formação, existem diversas instituições e escolas que oferecem cursos específicos, bem como, instituições de ensino superior que oferecem formação em áreas correlatas. Desta forma, o profissional ou o aluno deve procurar o curso que atenda as suas necessidades profissionais da maneira mais adequada, sendo possível encontrar a formação nos seguintes locais:

 

 

2 comments

  1. daiane disse:

    mulher pode fazer esse curso de marcenaria

  2. tiago viera santana disse:

    oportunidade e com fiança com quista com um tepo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *