Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Gratuitos > Cursos Profissionalizantes > Curso de Libras Gratuito

Curso de Libras Gratuito

CURSO DE LIBRAS

A linguagem denominada Libras é a forma através da qual todos os indivíduos surdos se comunicam. Desta formas, elas são naturalmente desenvolvidas dentro das comunidades surdas, em todo o mundo, entretanto, todo e qualquer cidadão também pode adquirir conhecimentos sobre a linguagem de sinais. Isto acontece por meio da realização de cursos específicos, que acontecem de acordo com a necessidade de cada estudante. Além dos cursos para quem deseja somente aprender a se comunicar através de Libras, Existem diversos programas de formação específicos para profissionais que exercem atividades de docência, tanto para indivíduos surdos, como para alunos interessados na linguagem de sinais.

Em todo o mundo existem diferentes regras para a comunicação e isto acontece por ser a linguagem Libras perfeitamente estruturada, com sua gramática e sua construção especial. Neste contexto, diversos níveis de disposições linguísticas estão presentes em Libras, com claras regras para aspectos como a morfologia, a sintaxe, a semântica e diversos outros. Desta forma, todo e qualquer caractere que é utilizado na comunicação oral também é definido em Libras e representado por um determinado sinal específico. Sua principal característica é a utilização de recursos visuais e de espaços para que a comunicação aconteça de forma correta e da mesa forma é possível construir diálogos, idéias e toda e qualquer transmissão de informação, como quando se usa a linguagem verbal somente.

 

ESPECIFICAÇÕES EM LIBRAS

curso de libras gratuitosA sigla é a representação chamada Língua Brasileira de Sinais e foi desenvolvida seguindo determinados princípios existentes na linguagem de sinais utilizada na França. Da mesma forma como acontece em todos os idiomas utilizados no mundo, cada região possui suas regras específicas, sua própria estrutura gramatical, bem como, suas expressões e palavras (sinais). Estas diferenças são definidas por conta da questão cultural existente em diferentes países e também, nas diferentes regiões dentro de uma mesma nação – o que acontece devido a diversidade cultural presente dentro de um mesmo país. Cada um dos sinais que são utilizados em Libras são formados e representados partindo da movimentação que o indivíduo faz com suas mãos, de acordo com o local no espaço, ou ponto de seu corpo, onde os sinais são apresentados. Desta forma, os sinais são formados, e a partir deste ponto, desenvolvidas uma série de especificações para que cada um desses sinais tenha um significado dentro de uma estrutura gramatical plenamente formada. Além destas especificações, também estão presentes uma série de pontos importantes para a comunicação em Libras, como a indicação de verbos, o indicativo de letras maiúsculas e minúsculas, entre outras. É possível determinar, entre outras especificações, os seguintes pontos para o desenvolvimento da linguagem de sinais:

 

  • Mãos: as formas que um indivíduo representa com suas mãos (respeitando a regra para a mão direita para destros e a mão esquerda para canhotos), bem como, o local do corpo onde ele vai representar determinada letra. Em Libras, algumas palavras têm a mesma representação, e o que as diferencia é o local do corpo onde são feitas.
  • Articulação: Este ponto é reconhecido pelo local onde está a mão predominante em determinado diálogo, variando a parte do corpo de acordo com o diálogo que é desenvolvido em determinado momento.
  • Movimentação: É a forma como o indivíduo representa este sinal, pois, em Libras, diversas palavras têm seu significado específico quando a mão está para, ou quando realiza determinado movimento em um diálogo.
  • Expressão: Esta etapa é indispensável para que se estabeleça uma comunicação correta em linguagem de sinais, uma vez que é a expressão facial representada pelo indivíduo, a forma como será estabelecido o tom de cada frase.
  • Orientações espaciais: Em Libras, algumas expressões são identificadas quando se apresenta a direção no espaço, de acordo com a ideia que é desenvolvida em um diálogo.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO

 

Instituição: SENAI

Cidade: Diversas Regiões do país

Link para o curso: www.senai.br/psai/libras_apresentacao.asp

 

Instituição: LIBRAS 24 HORAS

Cidade: Rio de Janeiro

Link para o curso: www.libras24h.com.br/

 

Instituição: ECID

Cidade: Santo André – São Paulo

Link para o curso: www.ecid.com.br/libras/

 

Instituição: AAPE

Cidade: Maceió – Alagoas

Link para o curso: www.aappe.org.br/?pg=cursos

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

49 comentários em “Curso de Libras Gratuito

  1. ola desde pequena meu sonho e aprender libras, acho essa lingua muito linda e conheco pessoas que sao mudas e surdas, gostaria muito de aprender , por favor moro em sao paulo na saude, onde posso encontrar esse curso , obrigada.

  2. VI UM MUDO CANTANDO EM LIBRA, ME ENCANTEI, SENTI GRANDE NECESSIDADE DE APRENDER PARA COLABORAR COM ELES NA MINHA IGREJA E, SUA ESPOSA PASSAVA TODO PROCEDIMENTO DO CULTO PARA ELE. QUERO APRENDER TB ESSA LINGUAGE(MIMICAS).

  3. gostaria de fazer o curso pois trabalho com deficiente intelectual sou educadora na assocoação acdem em er.matarazzo

  4. Eu aprendi o alfabeto de libras,amei.Mas preciso fazer o curso para ensinar e ajudar todos com muita dedicação.Pois esse curso precisa de muito amor para ensinar as crianças.

  5. presiso muito aprender libras tenho um filho defis auditivo e ele estar aprendendo na aapae onde estuda e presiso comunicar com ele em libras ja que ele esta aprendendo disse:

    meu filho quando nasceu teve uma paralisia cerebral e que deixou sequela ,,,surdes oje com dez anos estuda na aapae ,ja sabe bastante coisas em libra e tenta cumunicar comigo e sem sucesso pois nao sei nada em libras entao presiso muito aprender libras e eu como mae dele quero muito aprender.

    .

  6. Quero muito apreder libras, pois tenho alunos surdo mudo e amigo. Quero me comunicar e ensina-los melhor com a lingua de sinais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>