Curso de Jornalismo

CURSO DE JORNALISMO ONLINE

A comunicação é um dos segmentos mais versáteis para atuação no mercado de trabalho. Para os profissionais que desenvolvem atividades na área, as oportunidades de trabalho são bastante diversificadas e é possível encontrar posições em diferentes campos e para níveis distintos de formação e qualificação. Estes dados são fortalecidos por conta da facilidade com que a comunicação acontece nos dias de hoje, com a internet e a velocidade da notícia em tempo real.

Assim, entre todos os cursos que são oferecidos para a formação de profissionais da área de comunicação, o Jornalismo é um dos mais procurados, sendo possível realizar a formação tanto no sistema presencial, quanto por meio dos cursos que são ministrados para o ensino a distância. Para esta segunda opção, o aluno encontra uma série de facilidades durante o curso, tais como a oportunidade de conciliar sua rotina de estudos às demais atividades; possibilidade sobre a escolha da rotina de atividades, definindo prazos para a realização de exercícios e outras avaliações propostas; oportunidade de ingressar em outro curso de formação no mesmo período.

curso de jornalismo ead

 

SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Para quem procura a formação em Jornalismo, mas não definiu o campo de interesse para atuação  dentro da profissão, existem diversas oportunidades, tanto em empresas que desenvolvem atividades na comunicação de forma específica, como empresas de diversos outros segmentos do mercado de trabalho.

Essas oportunidades reforçam a necessidade sobre a boa formação e qualificação acadêmica que o profissional deve apresentar, uma vez que, à medida em que seu currículo apresenta mais pontos de formação, suas oportunidades para atuação em diferentes posições aumenta de forma bastante significativa. Entretanto, além das competências adquiridas por meio da formação acadêmica, o profissional da comunicação também deve apresentar características específicas que definem o seu perfil. Algumas características podem ser definidas da seguinte forma:

  • Grande interesse pela arte literária
  • Facilidade no relacionamento interpessoal
  • Interesse por leitura
  • Conhecimento sobre as práticas desenvolvidas na sua área
  • Boa dicção e facilidade para se expressar
  • Interesse por diferentes idiomas

 

CONTEÚDO APRESENTADO DURANTE A FORMAÇÃO

O profissional que desenvolve atividades na área da comunicação encontra diversos pontos para estudo durante a realização de sue curso. Esse conteúdo curso de jornalismovaria de acordo com o nível de formação ao qual se dedica naquele momento, e também, de acordo com as suas formações anteriores. Para o caso da primeira etapa da formação superior – a Graduação, o conteúdo se desenvolvem de maneira parecida em diferentes instituições, variando para o aluno que opta pelo curso online, pois a forma como as atividades são dispostas é diferente.

De forma geral, durante o curso de Jornalismo, o aluno  atua diretamente em contato com as ciências humanas, em diferentes segmentos. Nesse sentindo, o conteúdo previsto abrange o estudo da Língua Portuguesa, da Literatura, História, Filosofia e disciplinas mais específicas, tais como a teoria da Comunicação e conteúdos relacionados ao Rádio. Essas são algumas das disciplinas presentes no curso de formação em Jornalismo, com a possibilidade de alteração de acordo com a instituição de ensino superior onde o aluno estuda. Já para a formação realizada por meio do sistema de ensino a distância, o conteúdo pode também variar de acordo com a proposta pedagógica oferecida por cada instituição.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO

Diversas instituições oferecem esta formação, tanto no sistema presencial, quanto a distância. Para quem faz a opção de estudo pela internet, existem também universidades do exterior que oferecem programas de formação em parceira com instituições do Brasil, entretanto, essa proposta acontece de forma mais efetiva para  profissionais que já concluíram a Graduação e buscam cursos de extensão. Para esta opção, os cursos acontecem com foco voltado geralmente para a utilização da notícia em tempo real, por meio das funcionalidades digitais das quais o profissional do Jornalismo dispõe. Algumas das instituições que oferecem a formação em jornalismo são:

–         CURSOS 24 HORAS: www.cursos24horas.com.br/cursos/jornalismo.asp

–         FMU: www.portal.fmu.br/extensao/curso/721/jornalismo-online.aspx

–         CURSOS EDUCAR: www.cursoseducar.com.br/modules/sections/index.php?op=viewarticle&artid=21

–         INSTITUTO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS: www.iics.edu.br/index.php/escola-de-comunicacao/master-em-jornalismo-digital/

-           UNIVERSIDADE ESTÁCIO: www.portal.estacio.br/unidades/universidade-estacio-de-sa/cursos/graduacao/semipresencial/jornalismo.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *