Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Profissionalizantes > Cursos Técnicos > Curso de Instrumentação

Curso de Instrumentação

CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO

O profissional que desenvolve atividades nessa aérea pode ser classificado de diferentes formas, variando de acordo com o seu grau de formação e especialização. No início o profissional é um técnico em instrumentação ou instrumentista e posteriormente, após realizar a formação em curso oferecido por uma instituição de ensino superior, ele se torna um engenheiro de instrumentação. Este segmento do mercado de trabalho trata do controle de processos dentro de empresas que atuam em diferentes áreas, porém, de forma mais específica, no setor industrial, onde estão presentes as linhas de produção.

A instrumentação trata, assim, do desenvolvimento e da utilização de diversos equipamentos, sendo responsável pelo gerenciamento dessas máquinas, de forma a garantir o controle dentro de um determinado processo industrial. Nesse processo, o profissional que atua com a instrumentação atua diretamente com outros profissionais de segmentos correlatos, ou que estejam presentes em um mesmo ambiente industrial, tais como engenheiros, técnicos operacionais e outros profissionais. Ainda, é possível que esta atividade seja aplicada diretamente em um processo específico relacionado a determinado instrumento industrial.

curso de instrumentação

 

ATIVIDADES E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Como sendo uma atividade que está presente em um ambiente industrial – que é um dos setores mais fortes da economia em todo o mundo, o campo de trabalho para o profissional da instrumentação oferece oportunidades diversas, porém, da mesma forma, exige profissionais bem qualificados e com competências específicas para atuação. Desta forma, para quem deseja ingressar nesta atividade, é possível iniciar a formação acadêmica já em nível técnico, com a possibilidade de atuação já a partir desta etapa.

instrumentistaPosteriormente, o profissional pode continuar em formação, tanto ingressando em cursos oferecidos em instituições de ensino superior, quanto realizando formações específicas em cursos livres. Porém, além da experiência acadêmica, este profissional deve apresentar características pontuais que definem o seu perfil. Algumas delas são identificadas da seguinte forma:

  • Interesse pelas ciências exatas
  • Atenção
  • Grande capacidade de concentração
  • Adaptação a novas práticas e tecnologias
  • Interação para trabalho em grupo e grandes equipes

 

CONTEÚDO DESENVOLVIDO

O conteúdo com o qual o aluno ou o profissional terá contato durante sua formação deve variar de acordo com o seu nível acadêmico, ou seja, para níveis técnicos, as disciplinas desenvolvidas envolvem os patamares básicos da profissão. Da mesma forma acontece para os cursos de formação superior, uma vez que o profissional já possui prévia experiência sobre o aspecto teórico da atividade. Entretanto, quando o profissional ingressa no curso superior e já possui a formação técnica, é provável que ele também já atue na área, fazendo com que sua competência seja mais reconhecida por conta de sua experiência de trabalho.

Porém, durante a formação para qualquer um dos níveis oferecidos, o conteúdo compreende as disciplinas pertinentes à área, colocando o aluno em contato com todo o processo que envolve a profissão. São desenvolvidas também atividades específicas que devem propor um conteúdo diferenciado, com o objetivo de colocar o aluno em formação em contato com atividades práticas. Desta forma, é possível participar de programas de estágio supervisionado, que são realizados de acordo com a proposta pedagógica de cada instituição.

instrumentação

 

ONDE ENCONTRAR A FORMAÇÃO

O curso oferecido para a formação em instrumentação não está entre os programas mais procurados e, portanto, a oferta para a formação é menor em relação às profissões mais buscadas. Esta característica é um ponto positivo para quem opta por este segmento de atividade, pois, especialmente para os cursos que são oferecidos em instituições de ensino superior, a relação de candidatos é menor, aumentando as chances de ingresso, com menor concorrência. Já para a formação em níveis iniciais, tal como acontece para o curso técnico, o curso é oferecido em escolas de todo o território nacional, com a possibilidade de escolha para atuação dentro da profissão, de acordo com o campo de interesse e do conteúdo pedagógico desenvolvido. Algumas das instituições que oferecem a formação são:

 

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

4 comentários em “Curso de Instrumentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *