Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos SENAI > CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO NO SENAI

CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO NO SENAI

Por definição do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, a instrumentação tem uma relação direta com todos os processos industriais e seus respectivos sistemas de automação implantados. Inicialmente, esta era uma área restrita aos setores industriais de processos contínuos. Porém, com o passar do tempo, o campo de atuação foi ampliado, de maneira que este processo foi introduzido em diversos segmentos da indústria, com o claro objetivo de aumentar a eficiência durante os processos de produção e possibilitando a elevação da qualidade dos produtos, bem como trabalhando diretamente na redução de tempo de produção e demais custo de fabricação. Assim, a demanda por profissionais técnicos em instrumentação industrial tornou-se cada vez maior e o campo de atuação destes profissionais compreende diversos setores, tais como: automobilístico, farmacêutico, têxtil, alimentos, celulose e papel, metalúrgico, químico, geração de energia, saneamento básico, petroquímico, fertilizantes, cimento, borracha e vidro. É por esta razão que o SENAI oferece o curso de instrumentação em muitas unidades, por todo o país.

 

COMO TRABALHA O TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

Este profissional é responsável pelo desenvolvimento e bom funcionamento de sistemas de medição e sistemas de controle durante o processo de produção em muitos setores da indústria. Suas atribuições habituais são, entre outras, a realização de testes e procedimentos de manutenção preventiva ou de correção em equipamentos e instrumentos de medição e de controle para pressão, controle de temperatura e outros processos contínuos e de manufatura. Ainda, é responsável por calibrar, reparar e ajustar diversos instrumentos, bem como coordenar o desenvolvimento de instalações de instrumentos de medição e controle.

 

SOBRE O CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO DO SENAI

De uma forma geral, o SENAI possui um programa de cursos que enfatiza prioritariamente algumas das disciplinas que fazem parte das ciências exatas, como matemática e física. O aluno é habilitado a operar em instrumentação, controle de processos e também recebe bases sólidas sobre a gestão de recursos naturais e o controle ambiental. Sua estrutura para diversas unidades é constituída por muitos laboratórios de processos industriais, como metrologia dimensional e tridimensional. Algumas unidades contam também com equipamentos de usinagem, como o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico, localizado na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. O aluno que desejar esta qualificação pode ingressar no curso de forma concomitante com o Ensino Médio, se ainda não finalizou este nível. No endereço eletrônico do SENAI, é possível que o interessado em tornar-se um profissional de instrumentação industrial verifique todas as informações necessárias, eventuais dúvidas, cronograma de cursos, unidades que o oferecem, sistema de processo seletivo, endereços, contatos e até mesmo uma estimativa salarial de acordo com pesquisa realizada pela instituição, com base em dados do mercado de trabalho. É importante que o futuro profissional deste segmento observe que o campo de atuação é muito extenso e, portanto, as possibilidades de desenvolvimento nesta carreira são muito distintas. Para mais informações, basta que o interessado acesse a página do SENAI, neste endereço: www.senai.br .

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO NO SENAI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>