Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O conteúdo que é desenvolvido em um curso de formação para a área de gerenciamento de projetos tem seu foco na qualificação de profissional do campo da tecnologia da informação. O profissional deste segmento possui uma série de atribuições sob sua responsabilidade, pois, muitas vezes, uma empresa – de acordo com seu ramo de atividades – depende exclusivamente dos recursos digitais de tecnologia dos quais dispõe. Com a ampliação dos pólos industriais, assim como a constante modernização dos processos tecnológicos de muitas empresas, a área de atividades para o profissional gerente de projetos cresce a cada dia. Suas atribuições acontecem, de forma geral, em parceira com profissionais de outros segmentos, tais como engenheiros da computação, engenheiros de sistemas, profissionais de eletrônica e mecatrônica e profissionais dos setores administrativos na gestão dos processos desenvolvidos pela área de projetos. Para quem deseja ingressar neste segmento do mercado de trabalho, a primeira etapa á realização de um curso de formação que acontece em instituição de ensino superior e pode ser dividido de acordo com o campo de preferência para atuação. Estes cursos são oferecidos como parte do programa de formação tecnológica e tem a duração média de 2 (dois) anos – variando de acordo com o programa pedagógico desenvolvido em cada instituição de modo particular. Quando esta etapa da formação é finalizada, o profissional encontra uma série de oportunidades para a realização de cursos de especialização; sendo estes, muito valorizados para um profissional que atua no segmento de tecnologia, bem como, o conhecimento adquirido por meio da proatividade do profissional, ou seja, por seu interesse na pesquisa de novas informações.

SOBRE O CURSO E A ATUAÇÃO

A formação oferecida para profissionais de diversas áreas relacionadas à tecnologia exige um alto grau de comprometimento por parte do estudante, especialmente por conta da constante atualização de informações e processos existentes. Além de desenvolver características pertinentes a sua formação é interessante que o aluno também possua o domínio de outros idiomas, uma vez que seu trabalho exige a compreensão de informações vindas de outros países e esta característica é bastante valorizada para quem deseja atua na área de desenvolvimento de projetos. O conteúdo programático desenvolvido durante o curso é variado de acordo com a instituição onde o aluno estuda, entretanto, sua base compreende o estudo das ciências exatas, como:

  • Matemática e a realização de cálculos diversos;
  • O estudo das ciências da computação; 
  • Programa pedagógico voltado para a formação em gerenciamento de projetos;

Já para a formação em cursos de especialização, o conteúdo apresentado é direcionado e aplicado de acordo com a área específica a que se destina. De forma geral, o profissional deste segmento possui grande interesse pelo desenvolvimento de novas tecnologias, pela pesquisa para o aperfeiçoamento e processos e práticas e grande capacidade de raciocínio lógico e rápido, pois, durante sua rotina de trabalho as atribuições podem pedir uma solução imediata para situações com diferentes características.

 

AS ATIVIDADES E O MERCADO DE TRABALHO

curso de projetosO profissional da área de gerenciamento de projetos tem em suas atribuições a responsabilidade quanto às práticas tecnológicas desenvolvidas dentro de um ambiente corporativo. Isto significa que todo o processo que envolve o desenvolvimento, a implantação, o acompanhamento e a manutenção de dispositivos tecnológicos são de responsabilidade de um profissional da área de gerenciamento de projetos. Este profissional pode não somente atuar em uma equipe, como realizar atividades de gestão de todos os envolvidos em um determinado projeto tecnológico. As principais atividades estão ligadas a implantação de redes de tecnologia da informação, à automação de ferramentas industriais e ao acompanhamento das práticas realizadas em um projeto tecnológico. O mercado de trabalho para este profissional á bastante amplo e oferece atividades em empresas de diversos segmentos da economia, tais como empresas que atuam no setor industrial, pois estas possuem fortes atividades na produção e, portanto, se utilizam de recursos tecnológicos de alta complexidade. Ainda e possível que o profissional exerça suas atividades em companhias de serviços de internet, energia elétrica e telecomunicações; empresas que prestam serviços para todos esses segmentos e setores da economia que estão relacionados a diversos tipos de atividades desenvolvidas por meio do uso de tecnologias de informação. A posição na qual um profissional da área de gerenciamento de projetos pode atuar depende, em grande parte, de sua qualificação. Profissionais que realizam cursos de especialização e se mantém atualizados sobre todas as tecnologias com as quais trabalha, assim como profissionais que possuem o domínio de outros idiomas encontram melhores oportunidades de atuação.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

 

Instituição: SENAC

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=1618&template=397.dwt&unit=NONE&testeira=997&type=P&sub=

 

Instituição: IETEC

Cidade: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Link para o curso: www.ietec.com.br/hp2/site/ietec/cursos/detalhes/44

 

Instituição: FGV

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.fgv.faculdadescoc.edu.br/index.php/programs/course/33

 

Instituição: FATEC

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.fatecsp.br/?c=projetos_avancados

 

Instituição: POLI – UFRJ

Cidade: Rio de Janeiro

Link para o curso: www.poli.ufrj.br/latosensu_programas_gestao_gerenciamento_projetos.php

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>