Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > CURSO DE GASTRONOMIA

CURSO DE GASTRONOMIA

A gastronomia é um dos segmentos da economia nacional que possui maior demanda, tanto de trabalho, quanto de profissionais qualificados. Isto indica que, para quem deseja ingressar nesta área, bem como melhorar suas oportunidades de atuação, a realização de um curso de formação para qualificação adequada é bastante importante. Além disso, com a integração de diferentes culturas gastronômicas e a atuação de profissionais de outros países, o domínio do idioma inglês e outras línguas pode ser um diferencial para o profissional que já atua ou está em formação. Atualmente são oferecidos diversos cursos de gastronomia, para formação em diferentes níveis e especializações e desta forma, o tempo médio para a conclusão dos cursos é bastante variada. De forma geral, para cursos de graduação que acontecem em instituição de ensino superior, a duração média é de 2 (dois) até 3 (três) anos e pode variar de acordo com a proposta pedagógica de cada instituição, bem como de acordo com o desempenho do aluno e seu objetivo de permanência no ambiente acadêmico. Existem também, escolas de gastronomia específicas, com programas de cursos direcionados para um segmento particular da gastronomia, ou, para a formação de gastrônomos em diferentes campos de atuação. Alguns exemplos são as escolas de formação de padeiros e confeiteiros, escolas de formação para o preparo pratos salgados ou doces, coordenação de acompanhamentos para pratos, assim como para a formação específica para a gastronomia de diferentes países, entre diversas outras oportunidades.

SOBRE A FORMAÇÃO EM GASTRONOMIA

Os cursos oferecidos para graduação em instituição de ensino superior compreendem a categoria dos programas de cursos tecnológicos, pois tem menor duração e, após o término, o aluno pode procurara a formação específica de acordo com sua área de interesse, bem como, de acordo com sua especialidade. Durante o curso de graduação, boa parte do conteúdo é desenvolvida de forma prática, de modo a colocar o aluno em contato direto com conteúdo que é apresentado. Nesta rotina, a atuação do aluno é efetiva não apenas quanto ao preparo dos alimentos, mas quanto aos procedimentos de higiene e conservação – sendo estes alguns dos pontos mais importantes no decorrer da formação. Também é apresentado um conteúdo direcionado para a formação de competências em gerenciamento de empreendimentos gastronômicos, com noções de administração e marketing. Quando a formação é encerrada, o aluno já possui uma base efetiva de conhecimentos em gastronomia, para que possa atuar em uma área específica, de acordo com sua posterior qualificação. Ou seja, ele tem a opção de especializar-se em diferentes campos da atividade gastronômica e este processo compreende não somente a atuação como profissional da cozinha, mas no processo de fabricação de alimentos, comercialização e gestão de empreendimentos. Também é possível que o aluno faça parte de programas de estágio durante sua formação, com o objetivo de complementar suas competências e qualificações, além de colocá-lo em contato direto com a rotina do profissional gastrônomo.

 

O PROFISSIONAL E O MERCADO DE TRABALHO

O interesse por diferentes culturas é uma das principais características que formam um profissional da área de gastronomia. Quanto mais conhecimentos este profissional demonstrar sobre diferentes práticas gastronômicas, melhores são suas chances de atuação no segmento escolhido. Além deste ponto é muito importante que o profissional tenha grande senso de responsabilidade; paciência; bom relacionamento interpessoal, extrema capacidade de organização; concentração e, principalmente, higiene. O mercado de trabalho para o profissional devidamente qualificado na a área de gastronomia pode oferecer diversas oportunidades interessantes de atuação. Estas oportunidades são cada vez mais reconhecidas com a expansão das grandes cidades e a demanda por profissionais deste segmento nas grandes capitais. É importante que o gastrônomo se mantenha atualizado e acompanhe o desenvolvimento de novas tecnologias, bem como, busque a excelência em suas competências. O campo de atuação é bastante amplo para restaurantes – não apenas no preparo dos alimentos, mas na elaboração de cartas culinárias, na gestão de procedimentos utilizados e na coordenação de equipe. Ainda, a atuação é possível em empresas que prestam serviços gastronômicos, como para grandes companhias que possuem seus próprios restaurantes. O profissional também pode atuar na indústria alimentícia, em diversas áreas, além da oportunidade de desenvolver atividades de docência em instituições de ensino dos mais diversos níveis acadêmicos e segmentos gastronômicos.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE GASTRONOMIA

 

Instituição: UNIP

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.unip.br/ensino/graduacao/tecnologicos/tur_hotel_gastronomia.aspx

 

Instituição: HOTEC

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.hotec.com.br/

 

Instituição: CEUNSP

Cidade: Itu e Salto – São Paulo

Link para o curso: www.ceunsp.br/cursosgraduacao/gastronomia.html

 

Instituição: METODISTA

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.metodista.br/gastronomia

 

Instituição: UNIVAP

Cidade: São José dos Campos – São Paulo

Link para o curso: www.univap.br/graduacao/fcs/cs_tec_gastr/fcs_cs_tec_gastr.php

 

Instituição: SENAC

Cidade: Rio de Janeiro

Link para o curso: www.rj.senac.br/index.php/gastronomia

 

Instituição: UNIMONTE

Cidade: Santos – São Paulo

Link para o curso: www.unimonte.br/curso/gradus-unimonte/gastronomia

 

Instituição: UNISINOS

Cidade: São Leopoldo – Rio Grande do Sul

Link para o curso: www.unisinos.br/graduacao/gastronomia/apresentacao

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “CURSO DE GASTRONOMIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>