Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Técnicos > Curso de Enfermagem do Trabalho

Curso de Enfermagem do Trabalho

CURSO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO

Os profissionais da área da saúde também têm a oportunidade de encontrar um campo de atuação dentro do próprio setor corporativo. Empresas de diversos segmentos – especialmente as indústrias – possuem sua equipe de profissionais qualificados para a realização de suas atribuições nesta área. Desta forma, esta atividade é chamada medicina do trabalho e dela fazem parte, em uma mesma equipe, o profissionais chamados enfermeiros do trabalho. Em uma equipe que atua no setor de segurança do trabalho existem diversos profissionais com diferentes funções, e o tamanho desta equipe deve ser variado de acordo com o tamanho de cada empresa, bem como, de acordo com a necessidade que ela apresenta em relação a presença destes profissionais em sua rotina. O enfermeiro do trabalho integra uma equipe que deve estar devidamente qualificada para a execução de diversas atribuições que compreendem diferentes etapas para o desenvolvimento do trabalho de forma correta e segura. As funções de uma equipe desta área são diversificadas e primeira e mais importante delas é trabalhar para garantir a boa saúde física e psicológica dos funcionários presentes em na empresa. Para tanto existem uma série de funções e etapas a serem seguidas por parte dos profissionais que atuam na equipe de medicina do trabalho, e entre estas estão presentes uma séria de ações de pesquisa, ações preventivas e ações que são executadas quando há uma situação que exija a intervenção da equipe presente para a medicina do trabalho.

 

ATIVIDADES DO ENFERMEIRO DO TRABALHO

curso de enfermagem do trabalhoO profissional que desempenha funções como enfermeiro do trabalho possui uma série de atribuições e pode ocupar diferentes posições na hierarquia de uma equipe deste segmento dentro de um ambiente específico. Basicamente, as atividades que compreendem a rotina de um profissional enfermeiro do trabalho são a realização de procedimentos de atendimento ao funcionário – ou seja, o enfermeiro deve ser responsável pelo pronto atendimento físico quando qualquer funcionário apresentar esta necessidade dentro de um ambiente corporativo. Assim, o enfermeiro pode atuar dentro de uma equipe presente em uma empresa, ou em empresas específicas que prestam serviços relacionados às atividades de medicina do trabalho. Para este caso é possível que este profissional atue em clínicas e laboratórios que realizam exames admissionais e demissionais, bem como, que realizam exames de rotina com o objetivo de atestar a perfeita saúde de determinados funcionários em uma mesma empresa. Quando o enfermeiro do trabalho atua diretamente dentro de um ambiente corporativo – o que acontece, de forma geral, em empresas de maior porte que possuem sua própria equipe local de medicina do trabalho – ele pode auxiliar na prescrição de leves tratamentos de acordo com a necessidade que o indivíduo apresentar, e também poderá encaminhar o funcionário para outro local onde possa receber o atendimento adequado. O profissional enfermeiro do trabalho pode, ainda, atuar em equipes de pesquisa quanto aos procedimentos de segurança existentes em uma empresa, com o objetivo de desenvolver, junto ao departamento responsável, as devidas ações de correção quando houver necessidade.

 

FORMAÇÃO PARA A ÁREA E INFORMAÇÕES GERAIS

enfermeiro do trabalhoPara quem deseja tornar-se um profissional da área de medicina do trabalho, especificamente para o campo da enfermagem do trabalho o primeiro passo é a realização de um curso de formação. Para quem possui o Ensino Médio completo existem diversos programas educacionais que oferecem formação técnica como início de qualificação para esta área. Quando um indivíduo possui qualificação adquirida por meio de formação técnica, ele já pode ingressar em empresas que oferecem oportunidades para profissionais da área de medicina do trabalho. A continuidade na formação é uma opção que o profissional encontra, entretanto, a medida em que este profissional apresentar melhor qualificação acadêmica, suas oportunidades no mercado de trabalho aumentam de forma bastante significativa. É possível, ainda, que o profissional realize um curso de formação para graduação em enfermagem, que é oferecido em instituições de ensino superior e têm a duração de 4 (quatro) anos. Já para os cursos técnicos oferecidos, a duração estimada é de 2 (dois) anos e este período pode variar de acordo com a proposta pedagógica da instituição educacional onde estuda. Para o profissional que atua no segmento da enfermagem do trabalho não é exigido domínio de outro idioma, entretanto, esta característica pode significar um diferencial importante, pois, diversas empresas multinacionais que atuam no país também contratam profissionais da medicina do trabalho. Desta forma, quando um profissional apresenta melhor formação e realize cursos que garantam sua constante atualização em relação às atividades que são desenvolvidas em seu segmento, suas chances de encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho serão mais efetivas.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO

 

Instituição: IPED

Cidade: Curso on-line

Link para o curso: www.iped.com.br/enfermagem/curso/enfermagem-do-trabalho

 

Instituição: SENAC

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=126&template=380.dwt&unit=NONE&testeira=474

 

Instituição: ESCOLA VITAL

Cidade: São Paulo

Link para o curso: http://www.escolavital.com.br/conteudo/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=2

 

Instituição: SALUTE

Cidade: Santo André e Diadema – São Paulo

Link para o curso: www.escolasalute.com.br/ver_cursos.php?curso=8

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

2 comentários em “Curso de Enfermagem do Trabalho

  1. Eu tenho tec. em enfermagem trabalho com dialise, moro em brasilia e gostaria de fazer a complementação em tec.enferm. do trabalho aqui en brasilia ainda este ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>