Curso de Direito Penal

O direito penal é um dos segmentos que compreendem o Direito como profissão, pois determina, de acordo com o código penal, diferentes formas de crimes. Por definição, os valores humanos que são reconhecidos segundo os princípios do direito – chamados bens jurídicos fundamentais – são protegidos pelo direito penal. Os pontos principais que aparecem como base para a defesa deste segmento previsto no código penal são a vida, a liberdade e a propriedade. Deste modo é possível identificar a alguns dos crimes presentes neste grupo, tais como o roubo de pertences; o furto de pertences; as lesões corporais sofridas por um indivíduo em diferentes situações; as ações que configuram atos de coação. Estes são entendidos pelo direito, como sendo e chamados bens jurídicos e que apresentam um perfil vital para a sociedade. Assim, a função do direito penal é oferecer a garantia destes direitos, em todos os sentidos, para um indivíduo em vista do poder de punição do qual dispõe o Estado. No código penal estão descritas de forma detalhada, todas as definições pelas quais o direito penal deve atuar na proteção que é direcionada a pessoa humana, de modo a delimitar e especificar todas as ações que podem ser aplicadas, por diferentes instituições de defesa do cidadão – tal como os serviços de atuação da polícia, em diversos âmbitos. O direito penal é uma das mais antigas disposições existentes na sociedade mundial quanto a especificação da ação do direito e, com o passar dos tempos sofreu determinantes mudanças, com o objetivo de proteger e garantir a segurança dos bens jurídicos fundamentais em diferentes culturas e países. Isto é definido pelo código penal presente em cada país, e também em diferentes estados dentro de um único país, como acontece em algumas culturas.

 

FORMAÇÃO EM DIREITO PENAL

curso de direito penalPara que um indivíduo atue em qualquer segmento que compreenda o direito é necessário que este seja devidamente formado como advogado – sendo esta formação oferecida por meio da realização de um curso superior de graduação, que acontece em instituições de ensino superior de todo o país. Este curso tem a duração de 5 (cinco) anos e, durante este período é apresentado ao aluno, um conteúdo bastante detalhado sobre todas as questões que possuem relação com a atuação de um profissional da área de direito.  Durante os primeiros anos é oferecida a base legislativa vigente no país, bem como, algum conteúdo voltado também para o conhecimento referente à prática do direito em diferentes partes do mundo. Quando a formação se profunda, o conteúdo programático compreende as diferentes aplicações e atribuições do direito e neste momento, o aluno passa a ter contato com atividades mais efetivas e um conteúdo mais detalhado. Uma das principais características da formação em direito é a necessidade na realização de estágio por parte do aluno. Este ponto está previsto como parte das atividades de horas complementares exigidas para a conclusão do curso e deve acontecer a de acordo com a proposta pedagógica da instituição de ensino superior onde o aluno realiza sua graduação. Durante o período em que um aluno permanece no exercício das atividades de estágio, seu contato com a rotina da profissão de advogado é bastante efetiva e este é exatamente o objetivo proposto nesta atividade. Assim, a realização do estágio é uma etapa bastante importante durante o processo de formação de um profissional da área de direito.

 

ESPECIALIZAÇÃO E INFORMAÇÕES GERIAS

Quando o aluno finaliza sua formação em direito é necessário que se realize a prova para reconhecimento de suas competências por parte da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e somente diante deste requisito é permitido ao advogado o pleno exercício de suas atividades profissionais. Para a especialização voltada para a prática do direito penal, o profissional tem uma série de programas educacionais de formação específica que são oferecidos não apenas em instituições de ensino superior, bem como, em instituições de ensino que possuem conteúdo voltado para a especialização de advogados, com atuação em diferentes segmentos. Ao profissional é indicado também possuir o domínio de outros idiomas, bem como, competências sobre conhecimentos gerais e isto compreende a constante atualização de suas qualificações, com o objetivo de acompanhar da melhor forma todas as mudanças existentes não apenas no mercado de trabalho, como na prática jurídica de forma geral. Desta forma, o interesse pela leitura é uma das principais características que definem o profissional da área de direito, pois, por meio deste recurso o profissional tem a oportunidade de compreender da melhor forma, todas as aplicações dispostas em seu segmento de atuação.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE DIREITO PENAL

 

Instituição: IBCCRIM

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.ibccrim.org.br/site/nossaHistoria/nossaHistoria.php

 

 

Instituição: UFRGS

Cidade: Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Link para o curso: www6.ufrgs.br/ppgd/

 

Instituição: UNIFACS

Cidade: Salvador – Bahia

Link para o curso: www.unifacs.br/main/posgrad/principal.aspx?s=POS0U6&p=POS0U6

 

Instituição: UNISINOS

Cidade: Rio Grande do Sul

Link para o curso: www.unisinos.br/especializacao/direito-penal-e-direito-processual-penal/apresentacao

One comment

  1. pâmela ivina disse:

    ei adorei pois é muito legal este
    ensino de direito pelo computador.
    como faço para me inscrever?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *