Curso de Design de Interiores (Decoração)

DECORAÇÃO DE INTERIORES

O profissional responsável pela composição de ambientes em diferentes estilos é chamado designer de interiores. Sua atribuição acontece muitas vezes junto a outros profissionais, tais como arquitetos e decoradores. De forma geral, o designer e o decorador têm a mesma função, entretanto os diferentes níveis de atividades exercidos por cada um deles pode representar diferenças em seu campo de atuação.

Os ambientes que estes profissionais criam, devem ser pensados para atender a necessidade de cada cliente de forma especifica, sempre respeitando os limites que cada ambiente apresenta e adequando essas possibilidades aos critérios funcionais de cada espaço. Neste sentido, o profissional deve estudar a melhor forma de explorar este espaço oferecendo o conforto necessário para o bem estar de quem vai utilizar este ambiente. Nos dias de hoje, a atividade deste profissional está bastante ligada às questões que dizem respeito à utilização de materiais que ofereçam o mínimo de comprometimento para o meio ambiente, ou mesmo, totalmente sustentáveis.

design de interiores

 

SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Mais do que uma boa qualificação acadêmica, para quem deseja se tornar um profissional deste segmento é muito importante possuir conhecimentos sobre todas as tendências e práticas que são utilizadas em sua área, uma vez que estes fatores se atualizam de forma constante. Neste sentido, a realização de cursos de especialização e outros aspectos correlatos têm muita importância para que este profissional mantenha seu currículo adequado às necessidades do mercado de trabalho. Outro ponto muito importante é a característica pessoal que o profissional deste segmento apresenta. Isto quer dizer que, para quem deseja realizar atividades com decoração de interiores, alguns pontos que ressaltam o perfil pessoal são os seguintes:

  • Sensibilidade para cores
  • Criatividade e senso para novas ideias
  • Ser detalhista e observador
  • Senso estético apurado
  • Conhecimento integrado as tendências do segmento

 

CONTEÚDO DESENVOLVIDO NO CURSO

As disciplinas que compreendem o curso para formação de decoradores são diversificadas e podem variar de acordo com o nível de qualificação deste profissional, uma vez que, à medida em que o profissional apresenta um conhecimento mais aprofundado, o curso para o qual deverá se direcionar também se torna mais elaborado. Desta forma, o conteúdo a ser desenvolvido é determinado de acordo com o prévio conhecimento que o indivíduo possui. Neste sentido é possível destacar algumas etapas desenvolvidas no curso, curso de decoração de interiorestais como as noções de conhecimentos sobre cores, e possibilidades de combinações, tipos de materiais disponíveis para uso, história da arte e do contexto local e diversos outros aspectos.

Nos dias de hoje, a questão da sustentabilidade e a possibilidade sobre a utilização de novos materiais também é bastante abordada, como um novo conceito de trabalho, com sua base determina de acordo com as práticas de preservação ambiental. O objetivo dessa questão é integrar o maior número possível de profissionais a um mercado mais consciente e correto sobre as melhor forma de desenvolver atividades de grande resultado, com o menor impacto possível para o meio ambiente. Estes dados são válidos e igualmente considerados para todos os níveis de cursos que são oferecidos, uma vez que a formação para decoração de interiores pode ser encontrada em escolas técnicas, instituições de ensino livre com uma proposta de cursos diversificada e também em instituições de ensino superior.

 

ONDE ECONTRAR A FORMAÇÃO

Para quem deseja ingressar neste segmento, ou ainda, para quem busca especialização na área é necessário verificar a proposta que cada instituição oferece para formação, pois as opções de cursos são bastante diversificadas. De forma geral, os cursos específicos para decoração de interiores são oferecidos como curso superior, ou seja, em faculdades e universidades, entretanto, outros segmentos de cursos também possuem disciplinas que compreendem este aspecto. É possível destacar algumas instituições, entre diversas outras presentes em todo o território nacional:

 

ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE – SÃO PAULO:

http://abra.com.br/brooklin/cursos/designdeinteriores/tecnicodesigninteriores?gclid=CNPGn_OWpbICFQgGnQodKx4ALw

 

SENAC – SÃO PAULO:

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=115&template=380.dwt&unit=NONE&testeira=474

 

ARQUITEC – CAMPINAS: http://www.arquitec.com.br/category/design-de-interiores/

 

CES – MINAS GERAIS: http://web2.cesjf.br/cursosces/interiores

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES – SÃO PAULO: http://www.belasartes.br/cursos/?curso=design-de-interiores

5 comments

  1. Olá,gostaria de saber como funciona o estagio de design de interiores?? e se sai muito caro pra fazer o curso??

  2. cintia maine disse:

    Olá, gostaria de saber se Curso de Design de Interiores (Decoração) é gratis e também se é todo online?
    Se for gratis, como faço a inscrição?

  3. Antonio Monteiro Cristovao disse:

    Olá, gostaria de saber se Curso de Design de Interiores (Decoração) é gratis e também se é todo online?

    Se for gratis, como faço a inscrição?

  4. alex da silva bentes disse:

    quero saber seu curso de desig de interiores se paga messalidasdfes quanto custa

  5. Eliana disse:

    Olá, gostaria de saber se Curso de Design de Interiores (Decoração) é gratis e também se é todo online?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *