Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > Vestibular > Curso de Comunicação Social

Curso de Comunicação Social

O que é Comunicação Social?

O curso de comunicação social vem ganhando destaque entre os vestibulandos. A área estuda a comunicação humana e todas as formas que existem e dão vida a esta ação.

Além do estudante aprender como fazer a comunicação eficaz e como atingir o público alvo, é também de responsabilidade do curso, mostrar os impactos de cada ação de comunicação desenvolvida por um comunicador.

Hoje em dia com o avanço das redes sociais em todos os seguimentos, uma das disciplinas mais comentadas e estudadas são as formas de comunicação pela rede web.

Os meios de comunicação de massa, que abrange boa parte do público são destacados como o rádio, a televisão, o jornal, a revista, a internet, o cinema. Hoje em dia, com a informação disponível por meio de diversos aplicativos, o celular também é um meio de comunicação de massa, não só por fazer a ligação direta, mas por ter suporte para receber as informações de qualquer editoria, basta o proprietário do celular assinar os assuntos de interesse.

O curso pode ser apenas de comunicação social ou seguimentado em áreas como jornalismo, publicidade, cinema, rádio de TV, editoração, moda e outros que ligam o profissional diretamente com o público.

Comunicação e linguagem é um estudo de grande importância para esse profissional, pois seja qual for o meio de trabalho, é importante saber levar a mensagem certa e atingir o público esperado.

O curso tem duração de quatro anos, onde geralmente os dois primeiros tem a mesma base de ensino para as áreas de jornalismo e publicidade, por exemplo. Depois dessa base os cursos se separam e caem para a seguimentação escolhida. O curso de relações públicas também entra na listagem onde os dois primeiros anos possuem o mesmo conteúdo dos cursos de jornalismo e publicidade.

curso de comunicação

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho pode ser extenso, mas cada profissional precisa identificar suas aptidões e focar no que deseja trabalhar.

O profissional que se forma com especialização em jornalismo pode escolher em trabalhar como reportagem, edição, que tem como principal ambiente as redações de jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, por exemplo.

Além disso, pode atuar em grandes empresas que ofereçam o departamento de comunicação interna. Lá o profissional tem como responsabilidade desenvolver projetos e planos que visam integrar todos os departamentos, além de cuidar dos comunicados e programas de comunicação voltados para os funcionários.

Os profissionais de publicidade tem o campo aberto em grandes agências de publicidade, departamento comercial de editoras, jornais e agência de comunicação. Hoje em dia, com a expansão da internet, as agências digitais possuem mercado de trabalho para estes profissionais.

Como o curso de comunicação possui várias especializações, o mercado de trabalho vai depender com a escolha do aluno, mas de um modo geral, as redações, assessorias de imprensa e agencias de publicidade e comunicação abrigam boa parte destes profissionais.

 

Média Salarial

Justamente pelo curso oferecer um amplo leque de opções de trabalho, o salário vai variar de acordo com o meio em que o profissional atua.

Os jornalistas que atuam em redações e revistas, por exemplo, podem ter comunicação socialganhos de R$3.500 por mês. Essa média é avaliada com base em informações do Sindicato dos Jornalistas e vale para os profissionais que atuam em capitais e grandes cidades.

Os publicitários que atuam em agências de publicidade e tem como gestão a formalização de contratos podem ter ganhos mais altos, pois boa parte das empresas atuam de forma comissionada, com isso, cada novo trabalho do profissional pode  agregar valores no final do mês.

Em todas as áreas de seguimentação, falando de grandes cidades e capitais, o profissional pode ter ganhos de R$5 mil por mês.

 

Dificuldades do mercado

Principalmente quem atua fora das grandes cidades e capitais a dificuldade fica em torno da média salarial, que costuma ser baixa.

Já nas grandes cidades o salário é maior, porém manter-se dentro do mercado é complicado, pois ele costuma ser fechado, sem grandes opções de trabalho.

A área que mais oferece vagas fica com as assessorias de imprensa. Além disso oferecem mais qualidade de vida, pois geralmente quem trabalha em assessorias não tem a rotina de redação, com finais de semana e feriados comprometidos. Os ganhos também podem ser maiores.

 

Onde estudar

O curso é oferecido por diversas instituições de ensino em todo o país.

Algumas ganham destaque e são consideradas as melhores para a área.

 

Confira a lista:

Cásper Libero – SP

http://www.casperlibero.edu.br/home/

USP – Universidade São Paulo

http://www5.usp.br/

PUC

http://www3.pucrs.br/

 UnB – Universidade de Brasília

http://www.unb.br/

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

https://www.ufmg.br/

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *