Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Profissionalizantes > CURSO DE CARPINTARIA

CURSO DE CARPINTARIA

CURSO DE CARPINTARIA

A carpintaria é uma atividade que está bastante ligada à marcenaria, e desta forma é possível afirmar que estas duas profissões não são apenas correlatas, mas se complementam e, quem atua em qualquer delas, possui uma base de conhecimentos bastante semelhante. Entretanto, as atividades desenvolvidas são diferentes em diversos pontos, embora sua matéria-prima seja semelhante na maior parte do tempo: a madeira.

Em tempos antigos, a carpintaria era desenvolvida por meio da utilização de técnicas que foram aprimoradas com o passar dos anos e o resultado desta evolução pode ser observado na atividade que hoje é apresentada dentro da marcenaria. Isto comprova a proximidade entre essas duas profissões, e da mesma forma, integra as atividades de quem atua em ambos os segmentos. Neste sentido, as oportunidades de trabalho e a demanda de serviços desta área apresentam um volume ainda maior, com mais oportunidades também para quem procura a formação.

Sobre este aspecto, grande parte dos cursos que são oferecidos acontece em instituições que oferecem cursos para a formação profissionalizante, entretanto, também é possível encontrar programas educacionais em escolas específicas.

carpintaria

 

SOBRE O MERCADO DE TRABLHO

De forma diferente da atividade que é desenvolvida para a marcenaria, o profissional carpinteiro é responsável pela fabricação de objetos e também de estruturas, de maneira diferente do que acontece na marcenaria. Entre as atribuições que fazem parte da rotina de um profissional carpinteiro, está a fabricação para diferentes utilidades e diversas finalidades dentro de uma obra, como por exemplo:

  • Estrutura de madeira e outros materiais
  • Construção de telhados
  • Fabricação de espaços dentro da indústria em diversos segmentos
  • Utilização de diferentes materiais para novas tecnologias
  • Fabricação de portas e janelas
  • Produção de ferramentas para que sejam utilizadas na marcenaria
  • Fabricação de esquadrias de diferentes materiais
  • Produção de estruturas e material específico para a utilização na construção civil

Esses são alguns exemplos sobre as diversas possibilidades de atividades que o profissional carpinteiro pode desenvolver em sua rotina de trabalho. Além desses aspectos, ele também pode atuar em conjunto com outros profissionais pertencentes a áreas correlatas, já que o seu trabalho é bastante diversificado.

 

CONTEÚDO DESENVOLVIDO NA FORMAÇÃO

O conteúdo com o qual o profissional ou o aluno terá contato durante seu curso de formação, vai depender de seu grau de formação prévia, partindo da base de conhecimentos para quem ainda está ingressando na profissão, até a especialização, direcionada a profissionais já qualificados e com experiência.

curso-de-carpintariaDe forma geral, quando o profissional realiza um curso de formação que o coloca em contato com as atribuições básicas da profissão, ele já encontra as condições adequadas para procurar cursos que sejam mais aprofundados e ofereçam melhores condições de atuação no mercado de trabalho. Por meio da realização desses programas educacionais, o profissional carpinteiro pode aliar suas competências pessoais ao aprendizado acadêmico para reforçar seu currículo, com o objetivo de criar uma boa apresentação na hora de buscar oportunidades de atuação.

Este fator é bastante válido também por conta da oferta da qual o mercado dispõe, na procura por profissionais bem qualificados, que atendam às necessidades de cada segmento. Também é importante que o profissional mantenha sua formação atualizada, bem como o seu conhecimento sobre todos os aspectos pertinentes ao seu campo de atuação e sobre a sua profissão de forma mais abrangente.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO

Existem diversas escolas que oferecem a formação, especialmente para o nível profissionalizante, e os programas disponíveis têm o objetivo de atender a públicos de diversos níveis acadêmicos. Também é possível encontrar programas sociais gratuitos, que são oferecidos de forma geral pelos governos municipais ou estaduais, para a formação inicial e qualificação. Esses programas visam a integração da população de baixa renda, ou ainda, dos indivíduos que não puderam concluir outra formação, no ambiente de trabalho em curto período. Desta forma, alguns dos locais que oferecem a formação são:

 

 

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>