Curso de Analista de Sistemas

O que é analise de sistemas?

Esse é o tipo de curso voltado para o profissional que pretende se especializar no desenvolvimento de programas, softwares e também de aplicativos.

Atualmente vem ganhando destaque pela procura de mulheres, pois no começo do lançamento do curso, a grande procura e formação desses profissionais eram homens.

Com essa formação o profissional consegue atuar em diversas empresas, pois qualquer empresa nos dias de hoje precisa de um sistema para centralizar as informações da organização empresarial.

A formação do curso acontece em quatro anos de estudo e é considerado um curso de bacharelado com o título de Sistemas de Informação.

Normalmente, nas instituições de ensino que oferecem o curso, o aluno tem a disposição todas as ferramentas mais modernas e necessárias para o desenvolvimento de projetos e trabalhos, que fazem parte da grade de ensino para o aperfeiçoamento e aprendizado do aluno.
A linguagem desse curso e dessa área é totalmente seguimentada e palavras como Java, SQL, Case, ASP, entre outras são corriqueiras no cotidiano de aulas, em ambiente acadêmico e também no dia a dia do trabalho.

analista de sistemas

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é amplo e o profissional pode optar por atuar em empresas, oferecendo a construção de programas que regem todo o sistema de informação da rede, ou também, o analista pode ter a sua própria empresa e oferecer a venda do serviço de sistemas para uma infinidade de empresas. Ou seja, ele é contratato para desenvolver o sistema de uma organização, isso já terá um valor, além disso, o profissional pode ser responsável pela manutenção do sistema, que oferece a oportunidade de renda todo mês com base em um trabalho já efetuado.
A área é considerada uma das mais bem pagas, justamente pela necessidade que as empresas tem nesse serviço e também pela complexidade na demanda de trabalho, pois é um montante de informação que o analista precisa interligar uma com as outras.

 

Média Salarial

Como já adiantamos, a área pode ser uma das mais bem pagas, justamente por analista de sistemas salarioexistir a possibilidade do profissional poder atuar com diversas empresas e além de criar o sistema, atuar na manutenção do mesmo.

A média quando o profissional trabalha em uma empresa, é para salários de até R$20 mil reais por mês.

Já quando a demanda vem de uma carteira de clientes, a renda pode ser muito maior e vai depender de como o profissional faz a logística de atendimento e preços do montante de trabalho.

 

Dificuldades do mercado

O mercado é amplo e oferece muitas vagas desde os perfis para estagiários, até para os analistas já formados e com vasta experiência no mercado.

O que o profissional pode sentir como dificuldades, é que cada vez mais existe a necessidade de aprendizado e aperfeiçoamento dentro da área, por isso, manter-se antenado dentro do mercado de trabalho e das novidades que diversos cursos seguimentados oferecem.

O curso é oferecido por diversas instituições de ensino em todo o país. Depois da graduação, o profissional pode procurar cursos de especialização, que hoje em dia disponibilizam opções de áreas voltadas para diversos setores, como profissional de desenvolvimento de sistemas de games, aplicativos para celulares e redes sociais, por exemplo.

A dica é que mesmo depois de formado, o profissional não deixe de passar por constantes estudos, pois essa área está sempre em mudança, devido as novas tecnologias, que sempre chegam ao mercado. Por isso, quem se mantém preso aos estudos de faculdade, apenas, fica para trás, pois a inovação é um dos principais ingredientes para o sucesso profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *