Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Profissionalizantes > Cursos Técnicos > Curso de Acupuntura

Curso de Acupuntura

O que é ACUPUNTURA ?

O profissional que dedica suas atividades à prática da acupuntura é chamado acupunturista é em um estudioso sobre a medicina chinesa e sua aplicação dentro das terapias alternativas contemporâneas. Esse conhecimento é disseminado por conta das práticas milenares já desenvolvidas em países do oriente, que chegaram aqui pelas mãos de imigrantes vindos daquela região.

Com o passar do tempo, os tratamentos realizados por terapias alternativas e sem a utilização de medicamentos têm atraído cada vez mais indivíduos adeptos, pois os resultados reconhecidos para os pacientes submetidos a essas alternativas são bastante significativos. De forma geral, o profissional que atua com a acupuntura pode exercer atividades em conjunto com outros profissionais, tais como massagistas ou especialista em shiatsu, ou ainda, com profissionais que se dedicam de forma exclusiva às práticas que envolvam tratamentos de saúde com técnicas orientais.

É possível também, que o acupunturista desenvolva seu trabalho em consultórios particulares, prestando atendimento para pacientes que procuram tratamentos com acupuntura de forma específica.

curso de acupuntura

 

SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO

Para atuar nessa profissão, o acupunturista deve conhecer de forma bastante detalhada as técnicas que são utilizadas no segmento da medicina alternativa. Para a acupuntura, o resultado decorrente da aplicação das agulhas no corpo acontece, pois, os locais escolhidos para esta aplicação são estudados e refletem de acordo com estímulos neurológicos. A partir do momento em que o profissional realiza o diagnóstico e identifica a necessidade de cada paciente, ele encontra as condições adequadas para realizar a acupuntura nos locais do corpo correspondentes ao estímulo necessário.

Assim acontece o tratamento que é realizado em etapas determinadas pelo profissional acupunturista e pode variar de acordo com a evolução e resposta que o paciente apresenta diante do tratamento. O profissional pode também encaminhar o seu paciente para outras especialidades, quando o diagnóstico feito indicar alguma necessidade diferente que possa auxiliar no resultado de seu tratamento.

A acupuntura é indicada para diversas especialidades médicas e muitas dessas indicações são feitas para a aplicação não somente como complemento de tratamentos que já são aplicados, como também para a realização de sessões específicas como única fonte de tratamento.

 

QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA

Muito mais do que a formação acadêmica, obtida por meio da realização de cursos para a especialização em acupuntura, para quem deseja ingressar nesse segmento é necessário apresentar alguma características específicas, tais como:

  • Extrema atenção aos detalhes
  • Interesse sobre as ciências da saúde
  • Paciência e compreensão
  • Habilidade para atividades manuais na área da saúde
  • Raciocínio rápido
  • Grande capacidade de concentração
  • Grande interesse pela cultura e pela medicina oriental

Além das diversas características pessoais que são importantes para esse profissional, a formação acadêmica é essencial. Nesse sentido o indivíduo interessado em desenvolver atividades para a acupuntura pode encontrar diversas opções de cursos em diversos níveis. De forma geral, a formação básica, para quem pretende iniciar na área, é oferecida em escolas de práticas para a medicina alternativa e centros de formação com base nos conhecimentos orientais. Há também profissionais que, uma vez concluída a formação para a área de medicina procuram uma especialização para a área da medicina alternativa oriental e assim, para a acupuntura.

acupunturista

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE ACUPUNTURA

Não apenas para quem finaliza a formação em medicina é possível realizar a especialização para acupuntura. Outros profissionais da área da saúde também encontram essa oportunidade, uma vez concluído o curso superior para áreas tais como farmácia, psicologia, fisioterapia, enfermagem e outros segmentos. Dessa forma é possível encontrar a formação em diversas localidades em todas as regiões do país, e algumas das instituições que oferecem o curso são:

 

EBRAMEC – ESCOLA BRASILEIRA DE MEDICINA CHINESA – SÃO PAULO: www.ebramec.com.br

 

CEATA – CENTROS DE ESTUDO EM ACUPUNTURA: www.ceata.com.br

 

ABAPUNTURA – ASSOCIAÇÃO BRAISLEIRA DE ACUPUNTURA: www.abupuntura.com.br

 

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO OSWALDO CRUZ: www.oswaldocruz.br/pos/cursos/curso.asp?id_curso=315

 

ABACO – CURSO TÉCNICO EM ACUPUNTURA: www.abacocba.org.br/pages/tec_acupuntura.asp

 

ESCOLA ORIENTAL DE MASSAGEM E ACUPUNTURA: www.grupooriental.com.br/eoma

 

CETN – CENTRO DE ESTUDOS DE TERAPIAS NATURAIS: www.cetn.com.br

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *